Interação e Argumentação Oral Infantil: o esperado e o surpreendente dos movimentos discursivos
Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho insere-se no campo da Lingüística Interacional e dedica-se ao estudo de duas atividades do ser humano: conversar e argumentar. Na interação, as crianças indagam, narram, enumeram, consolam, descrevem, argumentam, criticam, opinam, fazem com que essas atividades se sucedam e se articulem aos enunciados do interlocutor. É justamente essa articulação existente entre os enunciados, os encadeamentos inter-turnos, que procuramos compreender nas condutas dialógicas infantis e seus respectivos efeitos na elaboração do discurso argumentativo. Defendemos a hipótese de que a criança, a partir dos quatro anos, já faz uso constante do discurso argumentativo que se constrói alicerçado nos encadeamentos inter-turnos, em colaboração estreita com o interlocutor. Os dados analisados, em relação à interação, revelam que as crianças já expressam um domínio das condutas dialógicas, pois, com naturalidade e adequação, são capazes de selecionar os diversos movimentos discursivos apropriados para cada situação de comunicação, num conhecimento integrado de língua e de práticas sociais e, em relação à argumentação, confirmam a alta produtividade dessa atividade lingüística no dia-a-dia da criança da faixa etária pesquisada.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
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