Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

1 de abril de 2002

Maria de Fátima Estevão de Oliveira

Poder, Violência e Sexualidade: devires sociais no discurso de/sobre a cidade. Uma leitura d’O Caso Morel e d’A Grande Arte, de Rubem Fonseca

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: A presente dissertação tem como tema as obras O Caso Morele A Grande Arte, do mineiro Rubem Fonseca. Focaliza-se nesses textos a problemática do poder, da loucura e da violência na urbe contemporânea, a partir de uma abordagem interdisciplinar, em uma tentativa de unir a Literatura à Filosofia. Em decorrência disso, busca-se compreender e desvelar a narrativa fonsecana - como ordenadora de eventos -, suas peculiaridades, seus liames e ultrapassagens com o romance policial “noir”, lado a lado com seus entremeios estéticos e sociais. A cidade como agente urb-enunciativo, o desejo como um vetor central do universo fonsecano, a ótica foucaultiana do poder e da loucura como linguagem mesclado a injunções sexuais perversas, desordenam a paisagem de um imaginário hipócrita que vem a permear a ideologia burguesa, presa fácil de um capitalismo tardio que tomou de assalto não só o Brasil, como quase toda a América Latina. Tudo isso à luz dos postulados filosóficos como os de Michel Foucault, Félix Guattari, Gilles Deleuze e Paul Ricoeur, concomitantemente as especulações crítico-literárias e culturais de Leila Perrone-Moisés, Octávio Paz, Jean Jacques Lyotard, Sérgio Paulo Rouanet. Destaca-se, também, na obra de Fonseca, as questões textuais como a metalinguagem, a intertextualidade, imbricadas aos takes cinematográficos, ora desterritorializando-os, ora reterritorializando-os, a fim de construir diversas transgressões sociais que espalham em todas as direções, devires deleuzianos que abarcam o sentido da vida.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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