Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

31 de agosto de 2002

Solange Silva Lutibergue Cavalcanti

Contribuições da Lingüística para o Ensino do Latim

Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Observando o ensino de Latim no Curso de Letras, verificamos que, apesar dos avanços alcançados pela Lingüística, ele ainda está sendo efetivado com base nos moldes do ensino tradicional. Em virtude dessa realidade, e por ser o aprendizado da Língua Latina importante para a formação do profissional da área de Letras, este trabalho tem como objetivos descrever como está o ensino de Latim atualmente no Curso de Letras; analisar, como base nas teorias lingüísticas contemporâneas, a metodologia de ensino do Latim, observando como o professor avalia os alunos; sugerir uma nova metodologia do Latim, utilizando trabalhos desenvolvidos na área da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. Realizamos uma pesquisa empírica, observando as aulas de dois professores de Latim e aplicando a eles e a seus alunos um questionário sobre a receptividade da metodologia do professor, sobre os objetivos da aprendizagem do Latim para o professor de línguas; além disso, pedimos sugestões para melhorar o ensino de Latim. Analisamos os questionários e as observações em sala de aula sobre a avaliação e os materiais didáticos utilizados, à luz das teorias lingüísticas contemporâneas, especialmente aquelas radicadas na Lingüística Textual. As conclusões apontam para o fato de que, em que pese a especificidade do ensino-aprendizagem de uma língua clássica, os preceitos da lingüística contemporânea ainda não foram adotados nos dois estudos de casos realizados. A título de contribuição da dissertação, oferecemos sugestões didático-pedagógicas que aproximam o ensino-aprendizagem de Língua Latina dos contributos teórico-metodológicos e didáticos da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

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Maria José Ferreira de Moraes

O Uso de Estratégias Cognitivas na Produção Textual de Alunos do Ensino Médio

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: A finalidade desta pesquisa consiste em identificar diferentes estratégias cognitivas de processamento textual usadas por alunos secundaristas na construção de textos dissertativos, a fim de conferir-lhes significados. Também se procurou averiguar em que medida a conscientização e o controle dessas estratégias contribuiu para a melhoria no processo de elaboração textual. Para a apreensão de dados que oportunizassem a verificação de ocorrência das estratégias cognitivas, foram realizadas oficinas de produção de texto, nas quais se utilizaram diversos instrumentos de coleta: questionários, diários, protocolos verbais (em que há uma entrevista cujas perguntas relacionam-se ao uso de estratégias cognitivas durante o trabalho de construção textual), textos jornalísticos (artigos de opinião) que serviram de base para a análise temática e os textos produzidos pelos alunos. Nos primeiros encontros, os alunos demonstraram pouca consciência das estratégias que usavam para escrever seus textos. Na continuidade das oficinas, cujas atividades buscavam proporcionar reflexões sobre o ato de escrever, os participantes ampliaram sua consciência quanto a tal uso, o que contribuiu para a melhoria da produção de textos e, ao mesmo tempo, proporcionou-lhes elevação da auto-estima. A análise dos dados permite-nos detectar a recursividade no processo de construção textual, durante o qual o aluno retorna à mesma etapa por mais de uma vez, (re)modelando o seu texto em cada recorrência, seja em nível de palavras, frases, períodos ou conceitos. Nesse constante retorno ao texto, o aluno se coloca como sujeito planejador, textualizador e revisor do trabalho desenvolvido até determinado ponto. Constatou-se, ainda, a relevância da função do mediador no aceleramento da mudança cognitiva operada nas pessoas em situações de interação social. Finada a análise, é-nos possível afirmar que a conscientização e o controle das estratégias cognitivas permitem ao aluno um melhor desempenho lingüístico na habilidade escrita, otimizando-a, o que certamente, se constitui num instrumento cultural necessário e importante em sociedades contemporâneas como a nossa.

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Lucicléia Feitosa Silva Costa

Proficiência em Leitura de Alunos Universitários Recém Egressos do 2º Grau

Orientação: José Carlos Gonçalves
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta pesquisa tem como perspectiva teórica a leitura como um ato psicossocial-lingüístico e destaca o seu caráter predominantemente interacional. Questiona lacunas na formação do professor na sua apropriação e domínio teóricos para um ensino coerente e eficaz desse objeto. Descreve o processo de leitura, mostrando como se dá o processamento cognitivo através do reconhecimento instantâneo; as estratégias conscientes e inconscientes realizadas pelo leitor para consecução de objetivos na leitura; e a dinâmica dos vários tipos de memória que atuam nesse processamento. A leitura é fundamentada enquanto um jogo psicolingüístico de adivinhação. Abordando alguns fatores envolvidos na compreensão de um texto, percebemos, nas análises realizadas, que a utilização do conhecimento prévio, que é um indicativo não só de proficiência na leitura como de estratégia interativa, foi, no entanto, superutilizado em uma das leituras em detrimento até mesmo da marcação formal. São destacados na Dissertação os componentes lingüísticos da estrutura formal, importantes para sugerir significados, embora insuficientes para sozinhos constituírem a compreensão. São sugestivos, e o leitor, interagindo com o texto, institui efetivamente significados. No corpus, a leitura se mostrou pouco interativa já que a atribuição de significados se deu de forma unilateral e sem apreensão das intenções argumentativas do autor. Observamos também, que foram empregadas, predominantemente, nas atividades de leitura propostas, estratégias apreendidas na escola, embora essas limitem o ato de ler que é entendido como um ato mecânico de extração de informações e não como processo crítico-reflexivo realizado pelo leitor em interação com o autor e com o texto. Uma outra análise nos revelou que a leitura também é entendida como construção predominantemente ascendente. Concluímos que a postura de leitura dos sujeitos dessa pesquisa é influenciada por práticas limitadoras ainda hoje predominantes no ensino de leitura ministrado nas escolas de nível fundamental e médio, e que, portanto, um redirecionamento em âmbito micro de aprofundamento dos aportes teóricos dos docentes para o ensino desse objeto é basilar e indispensável. Seguindo um movimento contínuo de professor pesquisador, teremos dado um primeiro e decisivo passo na longa trilha que temos a percorrer para a superação de deficiência e atingirmos quadros verdadeiramente satisfatórios na proficiência de leitura de nossos alunos.

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Andréa Vaz de Moura Rocha

A Criança no Processo da Reescrita: um estudo de caso sobre o Príncipe Rã e suas versões

Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Tema de inúmeros trabalhos em diferentes áreas do saber, o estudo da escrita tem evoluído de uma perspectiva centrada no produto das redações para uma perspectiva que contempla os processos lingüístico-cognitivos da sua elaboração. Mais recentemente, os estudos sobre o ensino-aprendizagem da escrita apresentam uma tendência em investigar diferentes trajetórias na produção textual, salientando os aspectos que singularizam o sujeito na relação com o texto que produz. É com este tema que propusemos como objetivos gerais: descrever e analisar os índices dos processos vivenciados por uma aluna da segunda série do Ensino Fundamental, em uma escola privada, a partir das sucessivas leituras que fez de sua primeira versão escrita do conto de fadas “O Príncipe Rã”. Tais processos estão de certo modo materializados nas operações de refacção que são analisadas à luz do sociointeracionismo e do chamado paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Do ponto de vista metodológico, a utilização de um conto de fadas como gênero textual eleito para constituir o corpus deveu-se ao caráter lúdico que o constitui, facilitando a relação entre sujeito e pesquisador. As três versões, colhidas tanto oralmente, pelo registro em fita de vídeo, quanto por escrito, foram obtidas apenas com a ênfase dada à posição de leitor que a criança assumia diante dos seus rascunhos. Os dados foram coletados, selecionados e analisados, menos do ponto de vista quantitativo e mais qualitativo, para se poder evidenciar o caráter idiossincrático de certas mudanças operadas nos textos-rascunho em relação ao texto-final. As conclusões finais do trabalho possibilitaram reflexões sobre a necessidade da escola incentivar a prática de reescrita de textos, contribuindo para o redimensionamento das atuais e tradicionais práticas pedagógicas relacionadas ao ensino-aprendizagem da língua materna.

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Afonso Henrique Novaes Menezes

O Ser e o Silêncio: a trajetória poética do ser na obra de Orides Fontela

Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos poemas de Orides Fontela a fim de destacar de sua obra a necessária ocultação do sujeito em favor da consciência pura como mediadora possível dos entes aclarados pela palavra poética para se chegar ao Ser como essência de tudo o que essa consciência percebe no universo da poesia. Para demonstrar esta idéia, optei pela leitura de poemas referentes a fases e obras distintas, o que enfatiza o compromisso da referida poeta em desnudar o Ser em uma obra cujo universo é erguido em seu favor. Deste modo, desejo mostrar neste trabalho que o Ser se aclara nos poemas de Orides Fontela em três aspectos: a imagem cristalizada na palavra; o espaço poético como lugar de morada do Ser e o silêncio como modo de expressão ontológica. Como base teórica, utilizei as idéias de pensadores da literatura, poetas e filósofos, especialmente o fenomenólogo Gaston Bachelard e Heidegger, uma vez que os poemas analisados possuem estreita relação com as idéias de ambos. Isto faz com que tal trabalho transite nos terrenos da filosofia, mas sem perder sua origem literária, pois que tanto um quanto outro filósofo vêem no discurso poético saídas possíveis para suas reflexões.

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30 de agosto de 2002

Izaias Manoel de Souza

O Livro Didático de Inglês: usos de intensificadores em diálogos

Orientação: Gilza Maria Lins de Macedo
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta dissertação apresenta a história de dois momentos do ensino da língua francesa na cidade de Recife – o apogeu e a decadência. Inicialmente, apresentamos as relações sociais entre os corsários franceses e os nativos, no século XVI, colocando em relevo a valorização que deram as línguas aqui faladas pelos índios, uma vez que procuravam compreendê-las nas suas diversas variedades. Em seguida, enfocamos o período áureo do ensino de francês em nosso meio, comprovando-o através da presença desta língua estrangeira nos currículos das escolas de nossa cidade. Finalmente, mostramos a decadência da cultura francófona a partir da década de setenta do século passado, face à ascensão dos Estados Unidos ao poder, após a Segunda Guerra Mundial, e a situação atual do ensino de francês nas escolas recifenses.

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Eugenio Pacelli Jerônimo dos Santos

Produção Textual no Ensino Médio: uma análise da informatividade

Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta dissertação analisa o nível de informatividade em produções textuais de alunos do Ensino Médio, ou seja, examina se as informações apresentadas são esperadas pelo receptor, se trazem dados suficientes para a compreensão do texto, enfim se são adequadas à situação comunicativa (Beaugrande & Dressler, 1981). Parte da hipótese de que o nível de informatividade é baixo e busca identificar qual a causa desse baixo nível de informatividade. A fundamentação teórica é a da Lingüística Textual (LT), ramo dos estudos lingüísticos que surgiu nos anos de 1960, na Europa, com maior relevo na Alemanha. Desde a década de 80, autores brasileiros como Koch & Fávero (1983) e Marcuschi (1983) têm desenvolvido trabalhos no campo da LT. O corpus desta pesquisa é formado por produções textuais de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do Recife. Foram examinadas 74 redações, pertencentes a duas produções textuais. O primeiro grupo de textos, Produção Textual I, foi escrito como avaliação regular da escola para atribuição de nota; o segundo, Produção Textual II, como atividade para esta pesquisa, embora os alunos não tenham tomado conhecimento disso previamente. A análise da produção dos alunos revelou que o nível de informatividade é precário, tanto na Produção Textual I, quanto na Produção Textual II. Os problemas advêm principalmente da apresentação de informações do senso comum, da falta de explicitação dos dados e da contradição ao mundo real. Um dos fatores que contribui para o insatisfatório padrão de informatividade é a ausência de situações comunicativas reais, com um interlocutor verdadeiro (real), um propósito comunicativo e condições naturais de produção, com realização de consultas a fontes de informação.

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Robson Teles Gomes

Da Estética da Recepção ao Imaginário: as multifaces da poesia de Olavo Bilac

Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: A dissertação da Estética da recepção ao imaginário: as multifaces da poesia de Olavo Bilac tem o objetivo de buscar possibilidades de leitura na produção poética bilaquiana, investigando a relação estabelecida entre autor, obra e receptor, de acordo com a orientação teórica de Hans Robert Jauss, bem como observar o imaginário do poeta, a partir dos estudos de Gilbert Durand, Jean Burgos, Gaston Bachelard, Chevalier & Gheerbrant. Tal dissertação pretende evidenciar cumplicidades vivenciadas entre leitor e imagem, além de, principalmente, demonstrar as outridades presentes na poesia de Olavo Bilac, ao identificar aspectos sensuais, sociais, políticos, ideológicos, fonológicos e lingüísticos em poemas assumidamente pouco parnasianos. Para tanto, é necessária uma revisita à obra desse poeta que caçava esmeraldas, fazia as palavras brilharem como vidas e os amantes ouvirem estrelas.

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Luciana Marinho Fernandes da Silva

Graciliano Ramos e Sebastião Salgado: significação, intensidade e tensão numa poética do fragmentário

Orientação: Maria do Carmo Nino
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este estudo consiste numa análise comparativa entre Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e sete fotografias de Sebastião Salgado, que constam no livro Terra, de sua autoria. As relações foram estabelecidas a partir de dois eixos. Considerando a estrutura de conto dos capítulos de Vidas Secas, o primeiro eixo diz respeito às relações estabelecidas por Cortazar entre o conto e a fotografia a partir das noções de significação, intensidade e tensão. O segundo eixo refere-se às imagens do corpo das personagens e dos fotografados como elementos significativos na condução da intensidade e da tensão das obras comparadas.

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29 de agosto de 2002

Christianne Barbosa Coêlho

Ecos da Lírica Trovadoresca em Poesias de Cecília Meireles

Orientação: Sônia Lucia Ramalho de Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: As características temáticas e estruturais da Lírica Trovadoresca, em especial as cantigas de amor e as de amigo, são atualmente objeto de estudo na literatura moderna. Os motivos tópicos do gênero lírico medieval ultrapassam as questões temporais e são identificados em trabalhos de autores como Cecília Meireles que deixa transparecer, em alguns dos seus poemas, tais características. Porém, identificar nos poemas da autora os aspectos das cantigas medievais não significa perceber em seu trabalho uma mera cópia ou uma simples recorrência do modelo primitivo. Indo mais além, Cecília Meireles enriquece tais motivos, imprimindo-lhes sua marca peculiar com traços que revelam uma nova roupagem às velhas formas e a sensibilidade da autora ao recorrer às imagens que perpassavam a poesia dos trovadores. Fazendo um levantamento do conteúdo temático e estético das cantigas, por meio do método comparativo, é possível perceber as semelhanças e diferenças entre a lírica medieval e alguns poemas de Cecília selecionados e como na autora tais temas foram retomados e trabalhados na atualidade.

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Ana Cláudia Freire de Siqueira

Filipa Raposa: do silencio histórico ao discurso ficcional (Um estudo sobre a construção da personagem)

Orientação: Yaracylda Oliveira Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Nesta dissertação estudaremos a personagem Filipa Raposa, protagonista do romance os Rios Turvos, escrito pela autora pernambucana Luzilá Gonçalves Ferreira. Sobre a ótica da intertextualidade, verificaremos, em um primeiro momento, a recorrência a intertextos históricos na construção de obras ficcionais. Em seguida, empreendermos uma análise comparativa entre as personagens presentes em duas obras, Os Rios Turvos e Olinda, Olinda!, criadas a partir do mesmo argumento histórico. Por fim, apoiados na análise do discurso, analisaremos os discursos que constituem e caracterizam Filipa Raposa.

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28 de agosto de 2002

Edite Marques de Moura

Leitura na Educação de Jovens e Adultos: paráfrase ou polissemia

Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Fruto de experiências nossas com jovens e adultos que têm pouco contato com a leitura e, menos ainda, com o código escrito, como será comprovado através de suas produções textuais aqui mostradas, este estudo traz uma abordagem do modo como esse grupo de alunos elabora a construção dos sentidos do texto. Se elaboram uma paráfrase, ou seja, apenas repetem o que se propõe no texto; se transpõem os sentidos propostos no texto, ou seja, recorrem à polissemia, acrescentando outros sentidos aos já propostos. Os alunos pesquisados não tiveram contato direto com o texto escrito. Apenas puderam ouvir o texto escolhido, isto é, lemos o texto para eles, por duas vezes, sem que lhes fosse dada qualquer explicação, sem que pudessem fazer qualquer pergunta que direcionasse a atribuição dos sentidos, para não correr o risco de nos depararmos com transcrições. Constatamos que esses alunos são capazes de transpor suas leituras para a realidade, mantendo uma dialética leitura do mundo/leitura da palavra, percebendo com criticidade o mundo que os cerca, buscando outros sentidos que não os já existentes, partindo da classificação de Orlandi (1993), que considera a leitura sob as perspectivas parafrásica e polissêmica.

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Heleniza Maria Saldanha de Oliveira

Entre o Real e o Sonho: Sarmiento e os processos de apropriação no pensamento hispano-americano do Século XIX

Orientação: Alfredo Adolfo Cordiviola
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Nesta dissertação apresentamos um panorama do pensamento hispano-americano do século XIX, discorrendo sobre alguns aspectos, como: o desejo de se construir uma nova nação representativa; a busca por uma identidade; a legitimação de um discurso; a apropriação como um fator divergente apontado pela crítica e a própria busca pela fundação de uma literatura autóctone. Neste ponto utilizamos como paradigma as obras: Faundo - foco principal do trabalho - e Argiropolis, ambas do escritor argentino Domingo Faustino Sarmiento. Além disso, questionamos as fronteiras entre o discurso literário e o discurso histórico, demonstrando com isso a enorme contribuição do romantismo e da historiografia para o desenvolvimento dessa literatura ávida por emergir. Como forma de complemento, analisamos ainda as narrativas de viagens como produto dessa contribuição historiográfica-literária para demonstrar a sua importância na fundação da literatura argentina. Para isso, fazemos primeiro um retrospecto dos viajantes ingleses que visitaram a Argentina, no período de 1820 a 1850, depois apontamos a influência desse tipo de narrativa na emergência da literatura nacional, utilizando textos de dois dos mais expressivos escritores desse país: Juan Bautista Alberdi e Domingo Faustino Sarmiento.

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27 de agosto de 2002

Elenice Vieira Machado Mariaca

Princípios Fonético-fonológicos Aplicados no Ensino da Escrita na Alfabetização de Jovens e Adultos

Orientação: Vicente Masip Viciano
Área de Concentração: Linguística

Resumo: É objetivo desta dissertação de mestrado fazer uma pesquisa exploratória sobre os princípios fonético-fonológicos aplicados ao ensino da escrita na alfabetização de jovens e adultos, a partir da pesquisa teórica e da observação prática de 12 professoras alfabetizadoras de jovens e adultos. Para alcançar esse objetivo, primeiramente situamos o nosso objeto de estudo no campo da Lingüística, relacionando-o aos conceitos de fonética e fonologia, procurando trazê-los à realidade da alfabetização de jovens e adultos. Nossa premissa parte do ponto de vista de que a fonologia pode auxiliar professores no processo de alfabetização. Apresentamos, em seguida, os fundamentos teóricos da fonologia da língua portuguesa, relevantes a um professor alfabetizador. Diversos pontos são aqui discutidos, levando em consideração a sua importância diante dos problemas encontrados na fase da observação. A problemática discutida neste trabalho é apresentada na terceira parte, tendo como base os questionários usados na fase da observação. Dez perguntas fizeram parte desse questionário, abordando dificuldades enfrentadas na alfabetização de jovens e adultos. Expomos, ainda, possíveis soluções aplicáveis ao contexto de alfabetização de jovens e adultos, ressaltando a relevância da fonologia nesse processo e suas contribuições para um melhor êxito de alunos e professores no processo ensino-aprendizagem.

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26 de agosto de 2002

Maria das Graças Soares Rodrigues

A Organização do Relatório de Prática de Ensino de Língua Portuguesa: um perfil textual do concluinte de Letras

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Esta tese tem como objetivo descrever e analisar a produção escrita em relatórios de Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, fizemos a análise de um corpus constituído de vinte e três relatórios produzidos por concluintes de universidades públicas das cinco regiões brasileiras. Partimos da hipótese de que os concluintes de Letras têm dificuldades de escrever textos acadêmicos coesos e coerentes. A pesquisa teve como suporte teórico estudos realizados sobre gênero discursivo, coesão e coerência. Foram identificados problemas concernentes aos elementos paratextuais. Os relatórios segmentados são heterogêneos quanto às seções que os constituem, há relatórios que não contêm a seção de introdução e outros que não contêm a de conclusão. Com relação aos recursos coesivos analisados, observamos que a repetição lexical foi muito empregada, tanto parcial como total, na forma e/ou no conteúdo. Identificamos o uso inadequado de conectores, mas também alguns empregos que revelam uma estratégia intencional: ênfase. Também foram encontradas variações na concordância, tanto entre o sujeito e verbo, como entre o termo antecedente e a anáfora. Por último, observamos descontinuidade de sentido entre o título e o conteúdo da seção.

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Marcela Macêdo Sampaio de Souza

O Amor: a liberdade e a morte, diálogo entre A Casa de Bernarda Alba e os Sete Gatinhos

Orientação: Ricardo Bigi de Aquino
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Nos propusemos a fazer, nesta dissertação, uma análise das convergências e interseções das obras teatrais A Casa de Bernarda Alba, de Frederico Garcia Lorca e Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues, sob a perspectiva do Amor, da liberdade e da Morte. Estudamos a interação dos temas entre si e sua relação com as obras citadas, e analisamos as coincidências na estruturação das tramas e na composição das personagens levando em consideração os princípios de autoridade e liberdade, por onde os caminhos da manifestação da sexualidade/desejo são conduzidos.

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22 de agosto de 2002

Francisco Ferreira de Mesquita Filho

Poesia Infantil: os (des) limites da criação e da recepção literárias

Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Esta dissertação visa questionar os (des)limites da poesia “infantil”: suas diferenças e semelhanças em relação à poesia em geral. Para tanto, partimos de questionamentos sobre os modos de criação e de recepção desse tipo específico de poesia, buscando suas principais características, sua história e seu campo literário. Por uma questão didática, enfatizamos a poética de José Paulo Paes no intuito de comprovarmos algumas opiniões/reflexões. Além disso, analisamos diversos poemas, que servem de apoio às nossas teses; e ampliamos a discussão com comparações a outros poemas - tidos como não-infantis. No decorrer de nosso texto, exploramos potencialmente a obra poética em contato com o leitor-infante.

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21 de agosto de 2002

José Bezerra de Lemos

A Poesia de Ascenso Ferreira: uma visão nordestina

Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este trabalho consiste na análise crítica de alguns aspectos da poesia moderna de Ascenso Ferreira. No primeiro capítulo é abordada a composição mais extensa de toda produção poética do autor (Oropa, França e Bahia): uma visão crítica deste texto é trabalhada através da sócio-crítica, ao mesmo tempo que se observa o dialogismo existente comparado a Bandeira, que por sua vez é aproximado a Shakespeare. No segundo, tendo como epigrafe - o Trem de Alagoas - procuro demonstrar a influência negra na poesia ascensiana, comparando-a à poesia também negra, de Jorge de Lima, onde cito Mário de Andrade, Bandeira e Câmara Cascudo. No terceiro momento do trabalho, de uma maneira mais aprofundada, intertextualizo Ascenso e Jorge de Lima, onde tento aproximar os recursos poéticos dos dois poetas, com exceção do ritmo que Ascenso impõe aos seus poemas.

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19 de agosto de 2002

Neuma Maria da Costa Xavier

Redação Escolar e Autoria: a posição do sujeito na voz de quem produz

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta pesquisa investiga textos escritos, de alunos do Ensino Médio produzidos na escola. As concepções de Bakhtin acerca de dialogismo, enunciação, discursividade e polifonia fundamentam a análise, cujo enfoque central recai sobre o fato de não se ouvir a voz do aluno no texto. Ouvem-se muitas outras vozes: da família, do professor, da mídia, das propagandas oficiais, enfim, a voz do senso comum, mas não se antevê o ponto de vista de quem produz. Para melhor evidenciar o problema, criou-se um contraponto, com uma redação na qual o autor articula diferentes vozes e, ao mesmo tempo, por meio da ironia, posiciona-se como sujeito em relação ao mundo. Nesse caso, fala-se em polifonia com recepção ativa, o contrário da “redação escolar”, denominada polifonia com recepção passiva. Enquanto na primeira o sujeito mantém o domínio das vozes que evoca, na segunda, nenhuma manifestação há que aponte para aposição do autor. As relações dialógicas, nesse gênero, sobrevivem nos discursos que se cruzam aos quais é entregue o total comando, configurando-se como tarefa de reprodução. A partir daí, questiona-se o ensino da escrita na escola, modalidade tratada, geralmente, como produto e não como processo, com etapas seqüenciais que envolvem leitura, escritura e reescritura. Especificamente, indaga-se o papel e o lugar do sujeito, nessas condições de produção, em que o aluno não se mostra capaz de substituir as respostas estereotipadas pela leitura critica da realidade. Os resultados revelam, por sua vez, a necessidade de uma reflexão sobre esse gênero cujos autores não conseguem avançar além dos limites do já-dito. Quanto às mudanças, acredita-se, serão possíveis através de um trabalho à luz da concepção sócio-interacionista da linguagem, para que os sujeitos sejam donos de sua voz e, conseqüentemente, de sua história.

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Kátia Rose Oliveira de Pinho

Uma Ponte sob a Morada do Ser: proposta de leitura heideggeriana de arbol de diana de Alejandra Pizarnik

Orientação: Alfredo Adolfo Cordiviola
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Dar a conhecer a poesia da argentina Alejandra Pizarnik é nosso principal objetivo e, também, um desafio. Traçamos, não um percurso biográfico, mas a trajetória poética, em que a vida e literatura vibram uníssonas. Divisor de águas da poética pizarnikiana, Arbol de Diana (1962), quarto livro de poemas, escrito e lançado, enquanto residia em Paris (1960-1964), constitui-se nosso cuidado. Ao nos dispormos a escutar e perscrutar os mistérios das palavras dizentes, aproximamo-nos deste instrumento natural de visão - segundo Octavio Paz, amparados por Martin Heidegger. O pensador da Floresta Negra, em seu segundo momento, será nosso condutor rumo à elucidação desta árvore incomum (Arbol de Diana), a partir de suas reflexões acerca da linguagem e da poesia de G. Trakl, Rilke, Stefan George e Hölderlin. Como poetisa e pensador habitam em montanhas separadas, ousamos coligá-los via ponte, a fim de acedermos à morada do ser, na condição de pastor.

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16 de agosto de 2002

Ana Maria Morais Rosa

A Formação do Leitor Estratégico e Reflexivo: uma experiência na escola pública

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta pesquisa científica tem como foco central a investigação do papel essencial de mediação qualificada para a formação de leitores reflexivos e estratégicos, através de uma intervenção pedagógica realizada numa mesma turma, durante o 1º e o 3º ano do Ensino Médio, numa escola de rede pública, no município do Cabo de Santo Agostinho. A pesquisa fundamentou-se na abordagem sócio-interacionista para construção do conhecimento, representada aqui pelas noções de Níveis de Desenvolvimento Real e Potencial e de Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky, 1996, 1997), bem como pela Teoria da Modificabilidade Estrutural e a Experiência da Aprendizagem Mediatizada de Feuerstein (In: Fonseca, 1996 e Gomes, 2002). A esta fundamentação, foram acrescidas as contribuições da Psicologia da Educação, da Lingüística Textual, da Psicolingüística, que consideram os processos cognitivos na construção do conhecimento, conseqüentemente, no processamento textual e a noção dos Horizontes de Compreensão de Leitura de Marcuschi (1996). Para concretizar os objetivos da pesquisa, partiu-se da concepção de que a leitura é um processo inferencial, dinâmico e criativo em que o leitor-sujeito do ato de ler – constrói e reconstrói os sentidos dos textos. O texto, por sua vez, é concebido como uma proposta de significados que leva em conta conhecimentos prévios, lingüísticos, textuais, contextuais e aspectos afetivos na construção dos significados. Partindo-se da apreciação dos dados coletados num questionário sócio-econômico-cultural, numa carta redigida ao professor, numa avaliação das estratégias de leitura acionadas no processamento textual e em duas atividades de análise e interpretação de texto, constatou-se o papel essencial da mediação docente qualificada, manifestada por atitudes positivas e produtivas que consideram o sujeito construtor do conhecimento, para a formação do leitor estratégico e reflexivo.

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