Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

16 de agosto de 2002

Ana Maria Morais Rosa

A Formação do Leitor Estratégico e Reflexivo: uma experiência na escola pública

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta pesquisa científica tem como foco central a investigação do papel essencial de mediação qualificada para a formação de leitores reflexivos e estratégicos, através de uma intervenção pedagógica realizada numa mesma turma, durante o 1º e o 3º ano do Ensino Médio, numa escola de rede pública, no município do Cabo de Santo Agostinho. A pesquisa fundamentou-se na abordagem sócio-interacionista para construção do conhecimento, representada aqui pelas noções de Níveis de Desenvolvimento Real e Potencial e de Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky, 1996, 1997), bem como pela Teoria da Modificabilidade Estrutural e a Experiência da Aprendizagem Mediatizada de Feuerstein (In: Fonseca, 1996 e Gomes, 2002). A esta fundamentação, foram acrescidas as contribuições da Psicologia da Educação, da Lingüística Textual, da Psicolingüística, que consideram os processos cognitivos na construção do conhecimento, conseqüentemente, no processamento textual e a noção dos Horizontes de Compreensão de Leitura de Marcuschi (1996). Para concretizar os objetivos da pesquisa, partiu-se da concepção de que a leitura é um processo inferencial, dinâmico e criativo em que o leitor-sujeito do ato de ler – constrói e reconstrói os sentidos dos textos. O texto, por sua vez, é concebido como uma proposta de significados que leva em conta conhecimentos prévios, lingüísticos, textuais, contextuais e aspectos afetivos na construção dos significados. Partindo-se da apreciação dos dados coletados num questionário sócio-econômico-cultural, numa carta redigida ao professor, numa avaliação das estratégias de leitura acionadas no processamento textual e em duas atividades de análise e interpretação de texto, constatou-se o papel essencial da mediação docente qualificada, manifestada por atitudes positivas e produtivas que consideram o sujeito construtor do conhecimento, para a formação do leitor estratégico e reflexivo.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: