Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

28 de agosto de 2002

Edite Marques de Moura

Leitura na Educação de Jovens e Adultos: paráfrase ou polissemia

Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Fruto de experiências nossas com jovens e adultos que têm pouco contato com a leitura e, menos ainda, com o código escrito, como será comprovado através de suas produções textuais aqui mostradas, este estudo traz uma abordagem do modo como esse grupo de alunos elabora a construção dos sentidos do texto. Se elaboram uma paráfrase, ou seja, apenas repetem o que se propõe no texto; se transpõem os sentidos propostos no texto, ou seja, recorrem à polissemia, acrescentando outros sentidos aos já propostos. Os alunos pesquisados não tiveram contato direto com o texto escrito. Apenas puderam ouvir o texto escolhido, isto é, lemos o texto para eles, por duas vezes, sem que lhes fosse dada qualquer explicação, sem que pudessem fazer qualquer pergunta que direcionasse a atribuição dos sentidos, para não correr o risco de nos depararmos com transcrições. Constatamos que esses alunos são capazes de transpor suas leituras para a realidade, mantendo uma dialética leitura do mundo/leitura da palavra, percebendo com criticidade o mundo que os cerca, buscando outros sentidos que não os já existentes, partindo da classificação de Orlandi (1993), que considera a leitura sob as perspectivas parafrásica e polissêmica.

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