Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

27 de agosto de 2002

Elenice Vieira Machado Mariaca

Princípios Fonético-fonológicos Aplicados no Ensino da Escrita na Alfabetização de Jovens e Adultos

Orientação: Vicente Masip Viciano
Área de Concentração: Linguística

Resumo: É objetivo desta dissertação de mestrado fazer uma pesquisa exploratória sobre os princípios fonético-fonológicos aplicados ao ensino da escrita na alfabetização de jovens e adultos, a partir da pesquisa teórica e da observação prática de 12 professoras alfabetizadoras de jovens e adultos. Para alcançar esse objetivo, primeiramente situamos o nosso objeto de estudo no campo da Lingüística, relacionando-o aos conceitos de fonética e fonologia, procurando trazê-los à realidade da alfabetização de jovens e adultos. Nossa premissa parte do ponto de vista de que a fonologia pode auxiliar professores no processo de alfabetização. Apresentamos, em seguida, os fundamentos teóricos da fonologia da língua portuguesa, relevantes a um professor alfabetizador. Diversos pontos são aqui discutidos, levando em consideração a sua importância diante dos problemas encontrados na fase da observação. A problemática discutida neste trabalho é apresentada na terceira parte, tendo como base os questionários usados na fase da observação. Dez perguntas fizeram parte desse questionário, abordando dificuldades enfrentadas na alfabetização de jovens e adultos. Expomos, ainda, possíveis soluções aplicáveis ao contexto de alfabetização de jovens e adultos, ressaltando a relevância da fonologia nesse processo e suas contribuições para um melhor êxito de alunos e professores no processo ensino-aprendizagem.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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