Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de agosto de 2002

Eugenio Pacelli Jerônimo dos Santos

Produção Textual no Ensino Médio: uma análise da informatividade

Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta dissertação analisa o nível de informatividade em produções textuais de alunos do Ensino Médio, ou seja, examina se as informações apresentadas são esperadas pelo receptor, se trazem dados suficientes para a compreensão do texto, enfim se são adequadas à situação comunicativa (Beaugrande & Dressler, 1981). Parte da hipótese de que o nível de informatividade é baixo e busca identificar qual a causa desse baixo nível de informatividade. A fundamentação teórica é a da Lingüística Textual (LT), ramo dos estudos lingüísticos que surgiu nos anos de 1960, na Europa, com maior relevo na Alemanha. Desde a década de 80, autores brasileiros como Koch & Fávero (1983) e Marcuschi (1983) têm desenvolvido trabalhos no campo da LT. O corpus desta pesquisa é formado por produções textuais de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do Recife. Foram examinadas 74 redações, pertencentes a duas produções textuais. O primeiro grupo de textos, Produção Textual I, foi escrito como avaliação regular da escola para atribuição de nota; o segundo, Produção Textual II, como atividade para esta pesquisa, embora os alunos não tenham tomado conhecimento disso previamente. A análise da produção dos alunos revelou que o nível de informatividade é precário, tanto na Produção Textual I, quanto na Produção Textual II. Os problemas advêm principalmente da apresentação de informações do senso comum, da falta de explicitação dos dados e da contradição ao mundo real. Um dos fatores que contribui para o insatisfatório padrão de informatividade é a ausência de situações comunicativas reais, com um interlocutor verdadeiro (real), um propósito comunicativo e condições naturais de produção, com realização de consultas a fontes de informação.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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