Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

26 de agosto de 2002

Maria das Graças Soares Rodrigues

A Organização do Relatório de Prática de Ensino de Língua Portuguesa: um perfil textual do concluinte de Letras

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Esta tese tem como objetivo descrever e analisar a produção escrita em relatórios de Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, fizemos a análise de um corpus constituído de vinte e três relatórios produzidos por concluintes de universidades públicas das cinco regiões brasileiras. Partimos da hipótese de que os concluintes de Letras têm dificuldades de escrever textos acadêmicos coesos e coerentes. A pesquisa teve como suporte teórico estudos realizados sobre gênero discursivo, coesão e coerência. Foram identificados problemas concernentes aos elementos paratextuais. Os relatórios segmentados são heterogêneos quanto às seções que os constituem, há relatórios que não contêm a seção de introdução e outros que não contêm a de conclusão. Com relação aos recursos coesivos analisados, observamos que a repetição lexical foi muito empregada, tanto parcial como total, na forma e/ou no conteúdo. Identificamos o uso inadequado de conectores, mas também alguns empregos que revelam uma estratégia intencional: ênfase. Também foram encontradas variações na concordância, tanto entre o sujeito e verbo, como entre o termo antecedente e a anáfora. Por último, observamos descontinuidade de sentido entre o título e o conteúdo da seção.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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