Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

19 de agosto de 2002

Neuma Maria da Costa Xavier

Redação Escolar e Autoria: a posição do sujeito na voz de quem produz

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta pesquisa investiga textos escritos, de alunos do Ensino Médio produzidos na escola. As concepções de Bakhtin acerca de dialogismo, enunciação, discursividade e polifonia fundamentam a análise, cujo enfoque central recai sobre o fato de não se ouvir a voz do aluno no texto. Ouvem-se muitas outras vozes: da família, do professor, da mídia, das propagandas oficiais, enfim, a voz do senso comum, mas não se antevê o ponto de vista de quem produz. Para melhor evidenciar o problema, criou-se um contraponto, com uma redação na qual o autor articula diferentes vozes e, ao mesmo tempo, por meio da ironia, posiciona-se como sujeito em relação ao mundo. Nesse caso, fala-se em polifonia com recepção ativa, o contrário da “redação escolar”, denominada polifonia com recepção passiva. Enquanto na primeira o sujeito mantém o domínio das vozes que evoca, na segunda, nenhuma manifestação há que aponte para aposição do autor. As relações dialógicas, nesse gênero, sobrevivem nos discursos que se cruzam aos quais é entregue o total comando, configurando-se como tarefa de reprodução. A partir daí, questiona-se o ensino da escrita na escola, modalidade tratada, geralmente, como produto e não como processo, com etapas seqüenciais que envolvem leitura, escritura e reescritura. Especificamente, indaga-se o papel e o lugar do sujeito, nessas condições de produção, em que o aluno não se mostra capaz de substituir as respostas estereotipadas pela leitura critica da realidade. Os resultados revelam, por sua vez, a necessidade de uma reflexão sobre esse gênero cujos autores não conseguem avançar além dos limites do já-dito. Quanto às mudanças, acredita-se, serão possíveis através de um trabalho à luz da concepção sócio-interacionista da linguagem, para que os sujeitos sejam donos de sua voz e, conseqüentemente, de sua história.

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