Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

31 de agosto de 2002

Solange Silva Lutibergue Cavalcanti

Contribuições da Lingüística para o Ensino do Latim

Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Observando o ensino de Latim no Curso de Letras, verificamos que, apesar dos avanços alcançados pela Lingüística, ele ainda está sendo efetivado com base nos moldes do ensino tradicional. Em virtude dessa realidade, e por ser o aprendizado da Língua Latina importante para a formação do profissional da área de Letras, este trabalho tem como objetivos descrever como está o ensino de Latim atualmente no Curso de Letras; analisar, como base nas teorias lingüísticas contemporâneas, a metodologia de ensino do Latim, observando como o professor avalia os alunos; sugerir uma nova metodologia do Latim, utilizando trabalhos desenvolvidos na área da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. Realizamos uma pesquisa empírica, observando as aulas de dois professores de Latim e aplicando a eles e a seus alunos um questionário sobre a receptividade da metodologia do professor, sobre os objetivos da aprendizagem do Latim para o professor de línguas; além disso, pedimos sugestões para melhorar o ensino de Latim. Analisamos os questionários e as observações em sala de aula sobre a avaliação e os materiais didáticos utilizados, à luz das teorias lingüísticas contemporâneas, especialmente aquelas radicadas na Lingüística Textual. As conclusões apontam para o fato de que, em que pese a especificidade do ensino-aprendizagem de uma língua clássica, os preceitos da lingüística contemporânea ainda não foram adotados nos dois estudos de casos realizados. A título de contribuição da dissertação, oferecemos sugestões didático-pedagógicas que aproximam o ensino-aprendizagem de Língua Latina dos contributos teórico-metodológicos e didáticos da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

» Download do e-book (Formato PDF:4,4 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

0 comentários: