Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de abril de 2002

Roxana Alves de Siqueira

Jornais Femininos do Século XIX: os embates ideológicos entre homens e mulheres

Orientação: Marlos de Barros Pessoa
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Tendo por base a Análise Crítica do Discurso (ACD), o presente trabalho analisa as diversas e conflitantes posições acerca da mulher nos jornais femininos do Recife da segunda metade do século XIX, escritos por homens e por mulheres. O corpus ampliado e constituído por nove textos de jornais, dos quais quatro são objeto de análise e os demais são utilizados a título de ilustração. Os textos foram selecionados com base em dois critérios: o momento histórico e a autoria, masculina ou feminina. Dentre os autores que desenvolvem seus estudos na ACD, encontra-se Norman Fairclough, cujo instrumental teórico e analítico serviram de norte a pesquisa. A análise dos dados se pautou no Modelo Tridimensional de Análise, de acordo com o qual o discurso é visto como um texto, um exemplo de prática discursiva e uma prática social. Para cada uma dessas dimensões corresponde as seguintes etapas de análise: descrição, interpretação e explicação. A aplicação do referido modelo aos dados revela uma tendência conservadora e sexista nos jornais escritos por homens, ao passo que os jornais escritos por mulheres podem ser classificados como feministas.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

26 de abril de 2002

Daniela Carla Gomes Freitas

De Zola a Assis Brasil: o pré-determinismo social da mulher em Naná e em Beira Rio e Beira Vida

Orientação: Yaracylda Oliveira Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Centrado em Naná, romance naturalista de Emile Zola e em Beira Rio Beira Vida romance contemporâneo regionalista de Assis Brasil, o presente trabalho situa-se no campo da literatura comparada, demarcando a problemática do pré-determinismo social da mulher prostituta. Nessa direção, a análise é fundamentada na discussão avaliativa da prostituição na atualidade e enquanto vertente literária de criação artística capaz de transfigurar a realidade contemporânea em determinadas manifestações sócio-culturais. Até onde foi possível demonstrar, a nossa conclusão é de que em Beira Rio Beira Vida e em Naná o discurso narrativo empresta vida imaginária à prostituta, enquanto habitante marginalizada de qualquer província, revelando no pacto lingüístico um estado de debate social. Como procedimento metodológico, a análise contida no presente trabalho se utiliza da abordagem direta das próprias narrativas, explorando-lhe suas virtualidades e recursos literários, estando refletida tal postura tanto no ordenamento quanto na estruturação dos capítulos que formam o texto no seu conjunto.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

24 de abril de 2002

Clarissa Loureiro Marinho Barbosa

O mito do cangaceiro no cordel

Orientação: Sônia Lucia Ramalho de Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Esta dissertação pretende discutir sobre a predominância da ambigüidade mítica do cangaceiro no cordel, com o objetivo de se apontar como o confronto dos mitos do ladrão nobre e do vingador expressam a contradição ideológica inerente à cultura popular. Com isso, procura-se comprovar que o mito é uma fala e o cordel tem o papel oral que se faz jornal do povo, não só como veículo informativo, mas como expressão literária do pensar popular acerca de sua realidade social.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

17 de abril de 2002

Jasmine Soares Ribeiro Malta

Poesia e Pintura: uma abordagem intersemiótica de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este trabalho investiga a produção dramatúrgica de duas autoras nordestinas: Francisca Izidora, de Pernambuco e Isabel Gondim, do Rio Grande do Norte. Mulheres oriundas da segunda metade do século XIX, que escreveram no início do século XX e dedicaram suas vidas à educação e as letras. Através da documentação reunida, reconstitui a contribuição à literatura brasileira oferecida pelas autoras. Elas desenvolveram atividades de ensino, publicaram livros dos mais diversos matizes, colaboraram para jornais importantes e romperam com limitações impostas ao seu sexo. O estudo comparativo estabelecido entre os dramas: O Sacrifício do Amor, inscrito por Isabel Gondim e Elnar, concebido por Francisca Izidora, elegem o tema do amor, presente nos dois textos, como matriz da abordagem poética. Partindo da vasta produção da escrita feminina, são analisadas somente peças de teatro. Sem pretensões de esgotar a questão, discute a temática e a maneira como são tratados nessas poéticas aspectos importantes da vida da mulher. As semelhanças e diferenças presentes nos textos abordados representam uma amostra significativa a respeito do assunto.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

15 de abril de 2002

Evangelina Maria Brito de Faria

Interação e Argumentação Oral Infantil: o esperado e o surpreendente dos movimentos discursivos

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Este trabalho insere-se no campo da Lingüística Interacional e dedica-se ao estudo de duas atividades do ser humano: conversar e argumentar. Na interação, as crianças indagam, narram, enumeram, consolam, descrevem, argumentam, criticam, opinam, fazem com que essas atividades se sucedam e se articulem aos enunciados do interlocutor. É justamente essa articulação existente entre os enunciados, os encadeamentos inter-turnos, que procuramos compreender nas condutas dialógicas infantis e seus respectivos efeitos na elaboração do discurso argumentativo. Defendemos a hipótese de que a criança, a partir dos quatro anos, já faz uso constante do discurso argumentativo que se constrói alicerçado nos encadeamentos inter-turnos, em colaboração estreita com o interlocutor. Os dados analisados, em relação à interação, revelam que as crianças já expressam um domínio das condutas dialógicas, pois, com naturalidade e adequação, são capazes de selecionar os diversos movimentos discursivos apropriados para cada situação de comunicação, num conhecimento integrado de língua e de práticas sociais e, em relação à argumentação, confirmam a alta produtividade dessa atividade lingüística no dia-a-dia da criança da faixa etária pesquisada.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

Siane Góis Cavalcanti Rodriguez

A Modalização como Expressão de Subjetividade do Discurso Científico

Orientação: Gilda Lins de Araújo
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar as diferenças na manifestação da subjetividade em textos científicos de níveis acadêmicos diversos. Para isto, fizemos um levantamento das modalizações em trabalhos científicos desde graduação até o doutorado, nas áreas de Letras e Arquitetura e Urbanismo. A partir das leituras reflexivas sobre a subjetividade na linguagem de E. Benveniste, da subjetividade implícita e explícita de Kerbat-Orecchioni e da subjetividade na ciência de Coracini, adquirimos a fundamentação necessária para tratar das mudanças nesta manifestação. Verificamos que a procura pela neutralização do sujeito enunciador se dá de forma gradual: enquanto iniciante, ele faz de sua presença no texto o meio de convencer o interlocutor da validade de sua pesquisa; quando experimente, ele procura persuadir o alocutário ocultando a origem enunciativa e mostrando-se não como sujeito, mas como instrumento veiculador da verdade científica.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

9 de abril de 2002

Silvana Maria Pantoja dos Santos

Ferreira Gullar: a visão poética de uma cidade

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Centrada na poética de Ferreira Gullar, a presente pesquisa busca fazer uma leitura sob a ótica do espaço (São Luís – MA), com o intuito de evidenciar que através da criação artística, o poeta é capaz de representar a memória citadina, sobretudo de não-lugares excluídos da contextualização espacial. Como o espaço-tempo se apresenta dialogicamente relacionado, torna-se imprescindível situar a análise no tempo (década de 40) analogicamente ligados à época da infância e adolescência do poeta. Considera-se como embasamento teórico preponderante as concepções de Octavio Paz, Gaston Bachelard, Ítalo Calvino e Hans Meyerhoff, no entanto é importante a recorrência a outros teóricos sobre as questões elucidadas, a fim de obtermos êxito na configuração desta pesquisa. O principal objetivo é mostrar que lugares familiares e representativos ao sujeito poético podem perfeitamente fundir-se com aqueles que participam da evolução da cidade no tempo, ainda que seja em forma poemática.

» Download do e-book (Formato PDF:6,3 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

8 de abril de 2002

Maria Suely de Oliveira Lopes

Arquitetura poética: o nascimento do tempo em H. Dobal

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este trabalho propõe uma análise sobre o nascimento do tempo em H. Dobal através de sua Obra Completa I – Poesias. Colocam-se aqui, algumas referências sobre o poeta piauiense, bem como alguns aspectos da sua obra. Neste estudo, procura-se averiguar e comprovar como esse novo tempo passa a ser arquitetado na cenografia que vai desfilando através de imagens formadas com diversas possibilidades de leituras, dentre as quais destacam-se O Tempo que Nasce na Paisagem, O Tempo que Morre na Paisagem e O Tempo que Continua. O objetivo é tornar em evidência os recursos estilísticos pelos quais se expressa a construção do novo tempo.

» Download do e-book (Formato PDF:4,2 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

2 de abril de 2002

Algemira de Macêdo Mendes

A Representação da Imagem Feminina na obra de Amélia Beviláqua: da submissão à transgressão

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Esse trabalho enfoca a questão da representação da sociedade brasileira do século XIX, limiar do século XX, a partir dos romances Através da Vida(1906), Vesta(1909) e Angústia (1913), da escritora piauiense Amélia Beviláqua, por contemplarem em suas narrativas a imagem feminina. A abordagem crítica foi feita a partir dos pressupostos teóricos baseados na crítica feminista, bem como nas correntes sócio-críticas.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

1 de abril de 2002

Maria de Fátima Estevão de Oliveira

Poder, Violência e Sexualidade: devires sociais no discurso de/sobre a cidade. Uma leitura d’O Caso Morel e d’A Grande Arte, de Rubem Fonseca

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: A presente dissertação tem como tema as obras O Caso Morele A Grande Arte, do mineiro Rubem Fonseca. Focaliza-se nesses textos a problemática do poder, da loucura e da violência na urbe contemporânea, a partir de uma abordagem interdisciplinar, em uma tentativa de unir a Literatura à Filosofia. Em decorrência disso, busca-se compreender e desvelar a narrativa fonsecana - como ordenadora de eventos -, suas peculiaridades, seus liames e ultrapassagens com o romance policial “noir”, lado a lado com seus entremeios estéticos e sociais. A cidade como agente urb-enunciativo, o desejo como um vetor central do universo fonsecano, a ótica foucaultiana do poder e da loucura como linguagem mesclado a injunções sexuais perversas, desordenam a paisagem de um imaginário hipócrita que vem a permear a ideologia burguesa, presa fácil de um capitalismo tardio que tomou de assalto não só o Brasil, como quase toda a América Latina. Tudo isso à luz dos postulados filosóficos como os de Michel Foucault, Félix Guattari, Gilles Deleuze e Paul Ricoeur, concomitantemente as especulações crítico-literárias e culturais de Leila Perrone-Moisés, Octávio Paz, Jean Jacques Lyotard, Sérgio Paulo Rouanet. Destaca-se, também, na obra de Fonseca, as questões textuais como a metalinguagem, a intertextualidade, imbricadas aos takes cinematográficos, ora desterritorializando-os, ora reterritorializando-os, a fim de construir diversas transgressões sociais que espalham em todas as direções, devires deleuzianos que abarcam o sentido da vida.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE