Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

16 de junho de 2002

Marcos Alexandre de Morais Cunha

A Poesia dos Acordes: poética é identidade cultural na Música Popular Brasileira

Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Empreendemos, neste texto, um estudo convergente entre dois literatos, pensadores da identidade Cultural Brasileira, em momentos distintos: Lima Barreto (1881-1922) e Caetano Veloso (1942), que em suas obras – respectivamente, Triste Fim de Policarpo Quaresma (1911) e Velo (1984) -, apresentam a poesia inserida na música popular como a mais legítima manifestação da arte nacional. O texto perpassa a antiga e fecunda relação entre a literatura e a música como a poesia medieval portuguesa em sua arte trovadoresca e a modinha brasileira com seu fiel acompanhante: o violão, indo de encontro à contemporaneidade na música popular brasileira, com aquele que consideramos o mais criativo e literário dos nossos compositores, o campeão da canção, Caetano Veloso. A pesquisa nos proporciona uma visitação ao campo literário e a temas como mundialização cultural, criação, originalidade e recepção, bem como o que é o cerne de nossa tese: o valor estético-literário das letras, poesia, de nossa profusa música popular.

» Download do e-book (Formato PDF:6,3 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

12 de junho de 2002

Oswaldo César Rodrigues Costa

Fragmentos de um Poeta: reflexão crítica da poesia modernista de Deolindo Tavares

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: O presente trabalho visa a fazer uma reflexão sobre a poesia de Deolindo Tavares, na perspectiva de revelar o potencial crítico da mesma como pertinente antítese de nossos dias, eivados de fragmentação e de individualismo. O modernismo brasileiro apontou caminhos significativos, no sentido da construção de um paradigma literário que rompesse com as tradições e com os padrões europeus. Dentro dessa conjuntura, trafega a produção literária de Deolindo Tavares, poeta de aguçada leitura sobre o real, sobre o indivíduo e o cotidiano. E sua poesia, povoada pela ótica neo-simbolisa, apresenta elementos importantes, para a construção de uma leitura deolindense, traçando um paralelo com reflexões sobre a existência, sobre a perspectiva histórica e sobre a visão pós-moderna que tem influenciado nossos dias. Através da leitura de poemas selecionados, o presente trabalho pretende evidenciar aspectos na obra de Deolindo Tavares que, confirmando preceitos do Modernismo, possam contribuir na construção de uma crítica e de uma criação literária que enfatizem questões fundamentais como a discussão sobre o papel do poeta⁄intelectual. E a busca deste trabalho é, a partir do universo poético de Deolindo Tavares, com sua variedade temática e leitura criteriosa do real, sugerir ou propor, dadas as revelações da poesia deolindense, resgatar o conceito de subversão do real pelo texto literário.

» Download do e-book (Formato PDF:4,9 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.