Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

12 de março de 2003

Maria das Graças Ferreira

Contrapontos da Literatura Indígena Contemporânea no Brasil

Orientação: Roland Walter
Área de Concentração: Teoria da Literatura (Doutorado)

Resumo: Este trabalho em torno da literatura indígena contemporânea no Brasil pretende ser uma contribuição às investigações no campo da literatura comparada e dos estudos culturais. Seu objetivo é abordar a relação entre identidade, hibridismo, história, interface e outros aspectos-chaves a uma leitura das diferenças. Com base nas teorias que emanam da América, a revisão literária discute a noção de diferenças a partir do próprio pensamento indígena [sublinhando a chamada ecocrítica], visando uma melhor apreensão do texto literário. Nessa perspectiva, o trabalho discute o problema da educação escolar indígena e apresenta um panorama da história dos movimentos político e literário dos povos indígenas no Brasil. O trabalho analisa as obras individuais de autoria indígena que foram publicadas no período 2000 e 2002. O objetivo é discutir a situação do escritor e a questão dos “500 anos” de colonização; abordar o amor à terra e outros temas transversais que emanam do texto literário contemporâneo de autoria indígena. O estudo delimita-se às histórias contadas e escritas por Daniel Munduruku (povo Munduruku), em “Meu vô Apolinário” (2001); Olívio Jekupé (povo Guarani), em “O Saci verdadeiro” (2000); Yaguarê Yamã (povo Saterê Mawé), em “O remo sagrado” (2002) e Renê Kithãulu (povo Nambikwara), em “Irakisu: o menino criador”, publicado em 2002. Quanto à poesia, a análise refere-se aos manifestos literários de Eliane Potiguara (povo Potiguar), especificamente, os poemas do livro “Metade cara, metade máscara”. Parte desse livro trafega na Internet, na página “Literatura Indígena: um pensamento brasileiro”, junto ao GRUMIN: Rede de Comunicação Indígena sobre Gênero e Direitos, de Eliane Potiguara.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: