Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

25 de fevereiro de 2003

Elizabeth Cardoso Carvalho

O Entrelaçar da Poesia de Antero de Quental e Florbela Espanca

Orientação: Yaracylda Oliveira Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar as diferenças e semelhanças percebidas na lírica de Antero de Quental e Florbela Espanca, com relação às temáticas: amar e pensar, dando-se ênfase ao papel do leitor cooperativo, aquele que está em constante diálogo com o texto. Os caminhos percorridos foram norteados pelo comparativismo e pela Estética da Recepção.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

24 de fevereiro de 2003

Juarez Nogueira Lins

Geografia e Literatura: uma leitura interdisciplinar do Recife através da poesia de Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e João Cabral de Melo Neto

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este texto é um estudo interdisciplinar, no qual se inter-relacionam os pressupostos teóricos da Literatura e da Geografia, objetivando ampliar as possibilidades de interpretação de um mesmo espaço a partir de duas leituras. A cidade do Recife, este espaço, é o objeto de estudo, e as fontes são obras literárias - poemas - de três poetas recifenses: Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e João Cabral de Melo Neto. Os textos destes poetas tiveram como fonte de inspiração a paisagem geográfica, portanto, uma análise geográfica do poema é relevante para o estudo literário. Da mesma forma, a representação que os poetas fizeram desta paisagem geográfica traz elementos novos para o estudo geográfico. São duas leituras sobre a cidade, leituras que se complementam, com a literatura traduzindo o essencial das relações homem e espaço e a geografia subsidiando a interpretação dos textos literários que abordam o espaço recifense.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

Silvano Pereira de Araújo

A Pergunta Didática na Produção Oral de Alunos Universitários de Língua Inglesa: um enfoque sócio-internacional

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Neste trabalho, temos por objetivo identificar, descrever e analisar perguntas utilizadas por quatro professores de língua estrangeira em salas de aula de uma universidade do estado de Pernambuco, para averiguar em que sentido elas contribuem para a qualidade da produção oral do aluno. Para isso, recorremos aos seguintes instrumentos de coleta de dados: observação em sala de aula, gravação e transcrição de oito aulas (duas de cada professor), entrevistas com os professores e questionários para professores e alunos. Apesar de sua importância para este trabalho, as tipologias propostas pela pesquisa de sala de aula não foram suficientes para dar conta da análise dos dados, já que, freqüentemente não relacionam as perguntas ao contexto sociocultural em que se realizam. O aporte teórico que fundamenta este estudo se inspira no paradigma etnográfico de linguagem e de aprendizagem de línguas. Nessa perspectiva, as perguntas são enunciados cujas funções variam de acordo com o contexto sociocultural e o evento comunicativo. Uma análise parcial dos dados indica serem as perguntas do professor determinadas, dentre outros fatores, pelo ritual, objetivos da aula, papéis do professor e do aluno, assim como pelo tipo de abordagem adotada pelo professor. As perguntas mais recorrentes nas aulas observadas foram: a espontânea, a de estabelecimento de clima, a procedimental, a interativa e a pergunta didática. Os dados ainda revelam que os professores, ao enunciarem as perguntas didáticas, fazem uso de estratégias de facilitação, dentre as quais destacamos: repetição, paráfrase, perguntas com lacunas, ênfase na palavra-chave, tradução, pergunta e resposta pelo professor para otimizar a produção oral do aluno.

» Download do e-book (Formato PDF:1,6 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

4 de fevereiro de 2003

Ivanda Maria Martins Silva

Interação Texto-Leitor na Escola: dialogando com os contos de Gilvan Lemos

Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Teoria da Literatura (Doutorado)

Resumo: A presente investigação analisa a interação de alunos do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual com os contos de Gilvan Lemos, visando estudar as principiais dificuldades dos leitores em face da leitura literária. Revisitamos os pressupostos de abordagens teóricas que focalizam a interação texto-leitor sob prismas distintos, mas que dialogam quando discutem a leitura do ponto de vista social (Jauss, 1978), ou individual (Iser, 1979, 1996, 1998), reconhecendo os limites da interpretação (Eco, 1999). Os contos do autor pernambucano foram selecionados, tendo em vista as diferentes estratégias narrativas utilizadas que convidam o leitor a participar do “jogo da ficção”. Foram trabalhados cinco contos de Gilvan Lemos: “A inocente farsa da vingança”, “Dias idos e não vividos”, “Missa do galo”, “Morte ao invasor” e “Coelhinhos do mato”. O corpus da pesquisa é formado por 300 questionários aplicados após a leitura dos referidos contos. Na análise dos dados, selecionamos as respostas dos alunos, as quais revelaram a identificação ou a não-identificação do leitor com o texto literário. Os resultados da pesquisa apontam a técnica narrativa utilizada nos contos como a principal dificuldade dos alunos no ato da leitura. Diante da leitura de narrativas que apresentam uma organização discursiva pouco linear, os alunos não conseguem articular os planos da história e do discurso. Em síntese, o presente estudo propõe uma maior integração entre as contribuições da Teoria da Literatura e a escola, na medida em que discute o ato da leitura como processo dinâmico de envolvimento do leitor com o texto, considerando principalmente o enfoque de Iser. A leitura literária é abordada como um jogo, conforme a abordagem de Iser (In: Lima, 2002), em que os autores jogam com os leitores e o texto é o campo do jogo.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE