Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

26 de março de 2004

Cilda Magaly de Lucena Palma

Os Gêneros Textuais na Atividade Empresarial da Era Digital

Orientação: Luiz Antônio Marcuschi e Abuêndia Padilha Pinto
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Este estudo apresenta uma análise sistemática do comportamento empresarial no que se refere à produção textual. Partimos da hipótese de que essa produção foi fortemente afetada não apenas pelas novas tecnologias desenvolvidas visando a tornar as empresas mais competitivas, como também por um modelo empresarial descentralizador, que prima pela autonomia, velocidade de decisão, desenvolvimento de habilidades, motivação e pró-atividade; fatores constitutivos de um evento comunicativo pautado na interatividade e no conhecimento compartilhado, engrenagens primordiais para o sucesso empresarial dentro de um mercado aberto. Este olhar sobre o fazer comunicativo como evento lingüístico, cultural, histórico e cognitivo encontra respaldo teórico nos estudos atuais da Lingüística do Texto que abarca conhecimentos de diversas áreas afins, tais como: Psicologia Cognitiva, Estudo dos Gêneros do Discurso e Etnografia da Comunicação, conhecimentos que nortearam esta pesquisa. Fizeram parte deste estudo, na qualidade de fontes para os dados da análise, a Dow Química, empresa multinacional com negócios espalhados por quase todo o planeta, aqui representada pela subsidiária CAN (Companhia Alcoolquímica Nacional); a Petroflex, empresa brasileira privatizada há dez anos, ambas situadas no município do Cabo de Santo Agostinho- PE e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), uma estatal cuja diretoria regional encontra-se em Recife-PE. Os resultados mais notáveis da investigação foram: a) a percepção de uma prática empresarial pautada numa convergência das manifestações orais e escrita, bastante próximas de um continuum lingüístico (cf. proposto por Porter:1993, Marcuschi:2002); b) a queda de paradigmas formais na produção de textos, numa flagrante influência de fatores socioculturais, a exemplo do uso da comunicação mediada por computador; c) a supremacia na utilização do e-mail como forma de comunicação interna e externa; d) o encapsulamento de alguns gêneros como memorandos, ofícios, requerimentos pelo e-mail na atividade profissional das duas empresas privadas pesquisadas.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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