Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

18 de março de 2004

Roberto Henrique Seidel

A Ponte sobre o Abismo da Alogeneidade: estudos literários e estudos culturais

Orientação: Roland Walter
Área de Concentração: Teoria da Literatura

RO presente trabalho trata das interfaces entre estudos literários e estudos culturais no estágio atual de discussões acadêmicas na área de Teoria da Literatura, a partir do ponto de vista da América Latina, mediante análise de textos oriundos de diversas tradições. Apesar de dar conta preponderantemente de textos narrativos no formato "livro", não deixa de contemplar textos mais caracteristicamente culturais, tais como canções em CD, poemas ditos "marginais", bem como textos da tradição oral. Dessa forma, o trabalho questiona categorias epistemológicas da tradição filosófica ocidental - como, p. ex., a noção de identidade e diferença na linguagem mesma, grafocentrismo, representação, territorialidade -, contrastando-as com outras categorias colocadas em evidência nas discussões em torno dos estudos culturais - como, p. ex., identidade e diferença cultural, limite e fronteira simbólica, hibridismo, antropofagia, entre-lugar. Ao constatar que o texto literário-cultural está cada vez mais a serviço de estratégias político-discursivas, seja no interior do “contexto” em que ele surge e é primeiramente significado, seja no interior de contextos alienígenas, aos quais chegou por intermédio dos processos de desterritorialização e reterritorialização patentes do estágio atual de interconexão informacional em nível global, seja ainda a serviço de poderes hegemônicos locais, nacionais ou globais, o trabalho defende a tese de que o texto literário-cultural serve como elo de ligação entre as singularidades de grupos culturais intrinsecamente diferentes entre si ao encarar e figurativizarcontradições e tensões sócio-culturais.Para tanto a argumentação lança mão do tropos da ponte sobre o abismo das alogeneidades: o texto como articulação sígnico-cultural capaz de dar passagem ao ser por sobre conflitos e tensões presentes no mundo da vida das culturas humanas. Todo esforço epistemológico-argumentativo se orienta para essa premissa, acreditando assim inscrever a prática hermenêutico-crítica do texto literário-cultural como forma válida para a contribuição por um mudo em que as diferenças estejam democraticamente em diálogo umas com as outras, inter e intraculturalmente, local e globalmente.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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