Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

8 de março de 2004

Vera Lúcia de Lucena Moura

Construindo Sentidos e Vislumbrando Caminhos Através da Mediação no Ensino do Inglês como Língua Estrangeira

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Minha experiência como professora de Prática de Ensino de Inglês e os projetos que desenvolvi com professores e alunos de escolas estaduais parecem indicar a existência do predomínio de abordagens estruturalistas no ensino de inglês na Rede Pública, privilegiando o estudo léxico-gramatical em detrimento dos usos da língua em contextos comunicativos. Por isso, é comum existir uma centralização das atividades didáticas na figura do professor, ao mesmo tempo em que ocorre um desestímulo à colaboração entre os alunos visando à aprendizagem. Pelas razões expostas, foi desenvolvido um estudo, com bases sociointeracionistas, com o objetivo principal de promover a intervenção pedagógica da professora-pesquisadora, numa sala de aula do ensino fundamental, para posterior análise de sua mediação com os alunos assim como a dos alunos entre si, com a finalidade de buscar caminhos alternativos para o ensino de inglês em escola pública. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: um questionário, um teste de sondagem, um pré-teste, um pós-teste, gravações em áudio e em vídeo, atividades e diários reflexivos. Os resultados da pesquisa demonstraram que a mediação da professora-pesquisadora com os alunos e a dos alunos entre si contribuíram para o desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa, para uma maior socialização dos sujeitos assim como iniciaram a preparação dos alunos para a produção de textos. O sucesso da mediação deveu-se, portanto, não só a fatores cognitivos, mas a fatores socioafetivos tais como o aumento da auto-estima e o respeito às diferenças individuais.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: