Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

5 de maio de 2004

Judite Maria Santana da Silva

Música Popular Brasileira: espaço de leitura da poesia concreta

Orientação: Sonia Lúcia Ramalho Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Empreendemos, neste texto, um estudo convergente entre a Literatura e a Música Popular Brasileira num caráter intersemiótico e Pedagógico. Partindo de poetas e filósofos gregos, músicos e teóricos da Crítica Literária, pedagogos e pesquisadores contemporâneos, chegando a desembocar na MPB, como uma etapa das manifestações do Modernismo Brasileiro e, que pode ser vista ainda hoje como uma continuação da Semana de 22: uma ruptura da cultura brasileira, uma ponte para não perder de vista nosso percurso literário. O texto perpassa a antiga e fecunda relação entre música e literatura, para nos inscrever no contexto dos discursos sobre o lugar que ocupa hoje a MPB no discurso literário. “A Música Popular Brasileira”, com recorte para o Tropicalismo, e destaque para Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de valorizar o “Som universal”, busca associar a produção dos baianos à Poesia Concreta e situar esses movimentos no hall das legítimas “vanguardas brasileiras”. A pesquisa nos proporcionou uma visitação ao campo da Literatura e da Intersemiose. Nesta, apontando a importância da dialética música-literatura, essa relação entre os códigos que se imbricam imantados na letra das canções; naquela, os elementos caracterizadores que fizeram das canções de Caetano e Gil verdadeira manifestação de Vanguarda Poética. Ao utilizar a “Música Popular Brasileira” como agente facilitador do processo de ensino da leitura literária, tomamos as canções desses compositores-poetas, como uma porta de entrada para a poesia; esse novo espaço de leitura da Poesia Concreta.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: