Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

28 de maio de 2004

Wellington Marinho de Lira

A Pluralidade Cultural e o Ensino de Língua Inglesa: um estudo em escolas públicas e particulares na cidade do Recife

Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística

Neste estudo examinamos uma possível mudança de atitudes dos professores de língua inglesa perante as novas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere ao tema transversal pluralidade cultural. Para atingirmos o nosso objetivo, conduzimos uma pesquisa com professores de escolas particulares e públicas que estão ensinando inglês na oitava série do ensino fundamental em áreas diferentes da cidade do Recife. A cidade do Recife é considerada a capital multicultural do Brasil, onde pessoas de tendências culturais diversas se encontram e interagem. Um desses locais de contato e interação entre esses grupos é a escola. Grupos de jovens adotam para si ideologias de movimentos globais como os `Punks´, `Darks´, `Skaters´, `Clubbers´, entre outros, além dos que são de origem indígena ou afro-descendente, e dos movimentos de cunho mais regionalistas. Nossa pesquisa foi reveladora, pois mostrou como os professores estão ensinando inglês na sala de aula e que recursos estão usando para atingir esse objetivo. Desmistifica antigos conceitos sobre a qualidade do ensino em escolas públicas e particulares, e, por fim, mostra o nível de conscientização dos professores pesquisados com relação ao tema transversal pluralidade cultural associado ao ensino de língua estrangeira.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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