Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

14 de setembro de 2004

Rosa Maria da Silva Pinto

Quem Anuncia, Vende: um estudo dos classificados de vendas de imóveis

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística

Este trabalho investiga de que maneira a seleção lexical atua enquanto instrumento de persuasão nos textos publicitários. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, tenta interpretar a associação existente entre seleção lexical, produto anunciado e destinatário. Para isso, investiga-se, a partir do título e da nomeação do produto, de que modo o emissor, fazendo uso da seleção lexical, é capaz de engendrar uma figura idealizada do destinatário e simultaneamente criar uma representação positiva do produto. O corpus, constituído de dez anúncios classificados de venda de imóveis novos, denominados anúncios classificados destacados, foram coletados aos domingos no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco, entre 2003 e 2004. Na investigação constatou-se que a seleção lexical está diretamente relacionada à classe socioeconômica do destinatário e reflete-lhe os anseios, o estilo de vida e os valores ideologicamente consagrados pela classe social a que ele pertence. Sendo assim, a escolha do léxico exerce papel decisivo na definição da estratégia persuasiva dessas publicidades. Isso nos levou a refletir sobre a necessidade de dotar os usuários da língua de instrumentos que possibilitem, a partir do léxico, uma leitura mais crítica desses textos.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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