Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

20 de dezembro de 2004

Maria de Fátima Almeida

Movimentos Discursivos do Leitor na Construção do Sentido do Texto na Sala de Aula: uma análise de aulas de leitura na 5ª série

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Este estudo visa a compreender os processos de construção de sentido na atividade de leitura na escola. Fundamentamo-nos na perspectiva sócio-interacionista elaborada por Bakhtin / Volochinov (1929/1981), Bakhtin (1992) e François (1996/1998), na qual a linguagem é dialógica e produz movimentos interativos, que auxiliam na interpretação e no sentido do texto. O procedimento metodológico revela os movimentos discursivos que ocorrem no ato de ler, numa quinta série do Ensino Fundamental. Os movimentos demonstram o caráter dinâmico da linguagem, através dos modos de ver ou de ler dos sujeitos que atuam interativamente no espaço escolar. Verificamos que a leitura é uma questão de olhar ou ponto de vista dos leitores. Os resultados demonstram que a interação entre professor e aluno e aluno/aluno permite visualizar que o sentido é construído num processo de retomada-modificação entre os leitores, que se constituem os articuladores das interpretações, das escolhas e das leituras possíveis. Se o professor possibilita um diálogo de leituras, a sala de aula torna-se um espaço aberto às descobertas, resultantes do trabalho dos sujeitos leitores, que alternam reflexões interativas e interpretativas.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: