Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

18 de janeiro de 2005

Luiz Carlos Rodrigues Monteiro

Musa Fragmentada: A Poética de Carlos Pena Filho

Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Este trabalho destina-se à verificação e análise da ocorrência do lírico e do popular na poesia de Carlos Pena Filho. Estruturado em quatro capítulos, e com a feição de dissertação de mestrado, intenta proceder a investigação crítico-analítica de poemas do "livro geral", que reúne praticamente toda a produção do poeta. Os desdobramentos temáticos que envolvem aspectos sociais, urbanos e subjetivistas desse lirismo são analisados com algum detalhamento. por outro lado, são também tangenciados elementos de ordem mais geral que pessoal, e que configuram relações geracionais, atitudes e posicionamentos do poeta frente à vida e ao mundo. Observa-se que Carlos Pena, imbuído de aptidões incontestes para a poesia, escreveu seus poemas sob o signo de uma competência rara e intrínseca. Desempenho poético a que se soma uma consciência estética que o faria promover mudanças definidoras no eixo conteudístico e escolher novos caminhos com bastante acerto, sem renegar sua poesia de base, sustentada num lirismo assumidamente clássico. Com a sintaxe e o léxico manuseados linearmente, os resultados fonéticos alcançados demonstram que o seu estilo sofreu poucas mudanças no curto intervalo de tempo em que escreveu sua obra. Na identificação desse estilo, mesmo onde instala-se uma ruptura com as formas tradicionais, principalmente o soneto, não se torna difícil ao leitor familiarizado com sua poética reconhecer um substrato expressional comum aos poemas, ainda quando sua temáticas mudam radicalmente. Examina-se a multiplicidade diccional do autor em sua relação com os preceitos estéticos da geração de 45 e o ponto de inflexão onde essa dicção se individualiza, i.e., quando ele afasta-se do romantismo, do simbolismo e do classicismo iniciais e vai ao encontro das formas populares.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

14 de janeiro de 2005

Jan Edson Rodrigues-Leite

A Construção Pública do Conhecimento: linguagem e interação na cognição social

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

O objeto de estudo deste trabalho é a investigação dos processos de construção do conhecimento levados a efeito na instituição escolar através da interação entre os participantes no ambiente de aula. Pretendemos demonstrar que a construção do conhecimento não é um ato individual nem decorre puramente da internalização de informações recebidas, tratadas e armazenadas na mente do aluno, mas que sua natureza é essencialmente pública e que ocorre através da atividade sociointeracional contextualmente situada, da negociação de versões da realidade e do partilhamento de terrenos comuns. Utilizamos exemplos de aulas de diversas disciplinas, coletados em turmas de quarta e quinta séries de escolas públicas, através de uma pesquisa de interesse etnográfico, e os analisamos segundo uma metodologia interpretativa que procura responder à pergunta acerca do que está a acontecer em sala de aula no tocante à construção do conhecimento. Fundamentamos esta análise nos pressupostos teóricos da lingüística cognitiva – mormente a hipótese sociocognitiva da linguagem, nos estudos sobre a categorização e sobre os processos de conceptualização verificados no transcorrer do discurso, bem como nos postulados interacionistas da lingüística e da etnografia da comunicação. Nossos resultados demonstram a produtividade de diversos processos de construção coletiva de categorias, empreendidos na interação face a face; o papel proeminente da ação colaborativa na construção dos modos de operar interacionalmente nos contextos de aula; e a ampla participação dos indivíduos envolvidos em aula na elaboração e negociação de objetos-de-discurso, que são a pedra de ângulo da construção do conhecimento.

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