Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

28 de fevereiro de 2005

Roberta Varginha Ramos Caiado

meuqueridoblog.com: a notação escrita produzida no gênero weblog e sua influência na notação escrita

Orientação: Virgínia Leal e Artur Gomes de Morais
Área de Concentração: Linguística

Este estudo teve como objetivo analisar se a notação escrita produzida no gênero weblog está influenciando a notação escrita escolar. Para a construção da pesquisa, da qual participaram duas adolescentes bloguistas, reconstituímos a história e caracterizamos o gênero emergente da mídia digital - weblog. Utilizamos as teorias da psicogênese da escrita e consciência fonológica para entender os princípios reguladores da norma ortográfica da língua portuguesa. Detivemo-nos na análise e reflexão da notação escrita digital para constatar sua presença (ou não) nas atividades escolares das adolescentes em estudo. A metodologia proposta para essa investigação foi o estudo comparativo de casos. O corpus da pesquisa constituiu-se de atividades escolares e dos textos postados no blog dos dois sujeitos investigados. A análise dos dados coletados no espaço digital e no espaço escolar demonstrou que de acordo com o nível de explicitação do aprendiz nesta área do conhecimento - ortografia - ele poderá sofrer influência da escrita digital na escrita escolar. Os resultados das análises apontam para a necessidade de a escola refletir e trabalhar com a variação lingüística: a adequação da linguagem ao meio, ao interlocutor, ao contexto de produção e a pluralidade dos discursos, que se manifestam nos novos gêneros, principalmente, nos gêneros emergentes da mídia digital.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: