Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

22 de março de 2005

Cleide Emília Faye Pedrosa

Gênero Textual ‘frase’: marcas do editor nos processos de retextualização e (re) contextualização

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o funcionamento sociocomunicativo do gênero textual “frase”. Descreve e analisa, particularmente, os processos que concorrem para que esse gênero textual assuma determinadas características que fazem dele um ato de linguagem, com propósitos comunicativos específicos. A investigação toma por base vários corpora formados a partir de cinco revistas nacionais: Contigo, Época, Istoé, Tudo e Veja. Partindo de bases teóricas extraídas da Análise Crítica do Discurso, especificamente da vertente da crítica social defendida por Fairclough, concretizada através do modelo tridimensional de análise do discurso desenvolvido pelo autor, bem como dos trabalhos na perspectiva sociointeracionista, embasados em Bakhtin, sobre gêneros textuais, ressaltando-se, entre eles, os de Marcuschi, a pesquisa orienta-se para a análise desses materiais no contexto inicial em que surgem. Com uma abordagem macro e microanalítica do objeto, comprova-se serem as “frases” um gênero textual com características próprias, desde sua estruturação formal à sua construção dialógica. A descrição e análise dos dados identificam os processos constitutivos desse gênero como essencialmente dialógicos, fundados, centralmente, nas práticas discursivas de retextualização e (re)contextualização realizadas por atividades sociais de manipulação e “filtragem” da linguagem por quem exerce o poder dentro de uma sociedade dita democrática – as redes de edição. Entre os resultados dessa investigação, está a comprovação de que as “frases” constituem um gênero textual com características próprias em termos formais e funcionais e de grande incidência na imprensa brasileira.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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