Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

15 de abril de 2005

Najin Marcelino Lima

A Construção da Identidade de Lula em Jornais de Língua Inglesa

Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística

O objetivo desse trabalho é analisar como se deu à construção da identidade do então candidato à presidência do Brasil, Lula, em jornais de língua inglesa. Acreditamos que na tentativa de se traçar o perfil de um líder político de uma nação, os jornais identificam simultaneamente e em boa parte o povo daquela nação. Assim, ter acesso ao que era dito a respeito de Lula nesses jornais possibilita-nos, até certo ponto, entender como somos representados fora de nosso país. Como suporte teórico, utilizamos os estudos desenvolvidos no âmbito da Análise Crítica do Discurso (ACD). Partimos das pesquisas de Fairclough considerando, sobretudo, seu quadro tridimensional e a sua preocupação em tratar de discurso como ferramenta para mudança social. Para entendermos melhor as engrenagens da mídia na produção de discursos, nos valemos dos conhecimentos produzidos por teóricos como Van Dijk, Kress, Fowler, Van Leeuwem, entre outros. Graças a sua natureza, a ACD nos possibilitou produzir um trabalho interdisciplinar, daí termos embasado boa parte de nossas considerações sobre identidade nas pesquisas provenientes da antropologia lingüística. Percebemos, ao final do trabalho, que a identidade de Lula é construída, sobretudo, com base nas suas ações. As mudanças de atitude (desde posicionamentos políticos a transformações estéticas) pelas quais Lula vinha passando foram um foco significante dos textos que trataram a seu respeito. A sua "identidade" foi mudando ao longo do tempo. Todavia, tanto como uma ameaça remota da esquerda no começo, quanto candidato certo à vitória no final, as considerações sobre ex-lider sindical eram sempre carregadas de um tom avaliativo e que remetiam a algum tipo de alerta.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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