Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

29 de agosto de 2005

Aliete Gomes Carneiro Rosa

Publicidade Científica: um estudo do modo de oOrganização do discurso argumentativo em revistas femininas

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística

Este estudo situa-se nos domínios dos estudos da linguagem analisando, mais especificamente do ponto de vista da análise de discurso em que as enunciações presentes em textos de revistas femininas geram argumentos com efeito de cientificidade. O corpus do trabalho consta da análise de dezessete publicidades presentes em revistas femininas como Boa Forma, Cláudia, Criativa, Estilo, Marie Claire, nova e uma que circulam no ano de 2003. O trabalho se ancora nos estudos discursivos, argumentativos e semiolingüísticos desenvolvidos por Charaudeau e Perelman que consideram a argumentação uma forma de interagir no mundo organizando os atores sociais em trocas lingüísticas, o que impõe uma forma de compreender os sujeitos, o modo de organização do discurso e a natureza dos objetos do discurso.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: