Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

6 de dezembro de 2005

Alex Antonio Peña-Alfaro

Estratégias Discursivas de Persuasão em um Discurso Religioso Neopentecostal

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística

Este trabalho tem como objeto de estudo o discurso religioso do grupo neopentecostal chamado Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fundado em 1978 no Rio de Janeiro, Brasil, por um grupo de dissidentes da Igreja Nova Vida. O objetivo deste estudo é realizar uma análise discursiva das estratégias de persuasão utilizadas pela IURD nas suas práticas sociodiscursivas: pregações, comunicações, propaganda e escritos, conjunto denominado aqui de discurso iurdiano. A escolha deste tema se deve à relevância social do fenômeno da IURD enquanto instituição religiosa de grande projeção no Brasil e no exterior, onde também atua. A IURD alcança hoje milhões de pessoas com sua mensagem religiosa. Utiliza para isto um complexo de meios de comunicação de massa, o que lhe proporciona uma capacidade imensa de atingir ideologicamente a população. O estudo utiliza a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, que considera o discurso como uma prática social dentro de um contexto sociocultural, analisa níveis e estratégias discursivas usadas para descrever e explicitar suas funções tanto nos textos como sociais, que são os propósitos e metas comunicativas e sociais dos participantes na interação discursiva. Complementam o marco teórico: a Ideologia, a Retórica, a Propaganda, Publicidade e Marketing. A hipótese básica é de que ocorre uma colonização na ordem do discurso iurdiano pelos sistemas da economia e mercado. O corpus principal é composto de textos do jornal eletrônico Folha Universal – especificamente da coluna de opinião, do bispo Macedo; e de outra de interpretação, de reportagem – coletados no período de agosto de 2003 a outubro de 2004, num total de 53 edições. Complementam este corpus citações de outras publicações da IURD. Os textos selecionados são analisados nos níveis pragmático, argumentativo, retórico e ideológico, buscando identificar as estratégias discursivas de persuasão. Os resultados são a identificação dos argumentos, metáforas, falácias e hipérboles mais usados e a análise das funções discursivas textuais e sociais desempenhadas no discurso religioso iurdiano.

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2 de dezembro de 2005

Dario Brito Rocha Júnior

Articulação e Opinião na Mídia Pernambucana: os sujeitos psicossociais

Orientação: Antonio Carlos dos Santos Xavier
Área de Concentração: Linguística

Texto Jornalístico e Responsabilidade Social Empresarial. O encontro desses dois universos, ao longo dos últimos anos – quando as primeiras ações de instituições privadas começaram a aparecer na mídia brasileira –, vem se dando de forma um pouco diferente da que acontece com os demais temas midiatizados. Elementos comuns às reportagens, como investigação, apuração detalhada, imparcialidade e crítica, são dificilmente encontrados nos textos ou simplesmente não aparecem. Foi justamente constatando de forma mais atenta esse fenômeno que resolvemos analisar, com base em traços deixados ou omitidos na produção textual jornalística, os motivos pelos quais essa prática está se tornando comum. Como o presente trabalho segue a linha da análise sócio-pragmática de discurso, na qual, entre outros aspectos, o contexto, as condições de produção, as práticas discursivas e, sobretudo, as relações de poder envolvidas no fenômeno são de extrema relevância, investigar um problema dessa natureza significa primeiramente, questionar dois elementos envolvidos na produção jornalística. Sendo assim, as construções exteriores ao autor (as próprias delimitações teóricas da Análise Crítica do Discurso; as orientações comuns ao gênero jornalístico; o contexto social restrito, ou seja, a redação; e contexto social amplo) e as intrínsecas a ele (como questões ideológicas e sua relação com o poder; conceitos de Esfera Pública, Agir Comunicativo e Comodificação; identidade inserida no tempo da Pós-Modernidade e a própria subjetividade; e a questão da constituição de estilo e da escolha de elementos articuladores) se fazem presentes nessa apreciação. Para isso partimos de postulados como os de Bakhtin, Habermas, Fairclough, Granger e Hall, que nos foram muito úteis no entendimento desse problema, assim como as contribuições de trabalhos conduzidos por Marcuschi e Koch, sobretudo no que diz respeito aos verbos introdutórios de opinião e aos marcadores de atenuação, que acabaram sendo o lugar de revelação e constatação da nossa hipótese inicial: a de que a isenção de responsabilidade autoral perante o tema acaba recaindo nessas escolhas estratégicas e tornando o texto jornalístico de reportagem distante daquele que é o seu propósito maior.

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1 de dezembro de 2005

Maria Amélia Cunha de Souto Maior

Rui, Cê Tá Me Ouvindo? uma análise da construção do sentido na interação em um sitcom

Orientação: Antonio Carlos dos Santos Xavier
Área de Concentração: Linguística

Este trabalho propõe uma análise da construção do sentido durante um programa de TV. Muitos estudos já se debruçaram sobre a problemática da interação. O ineditismo do nosso estudo se dá por analisarmos o sentido que se constitui em uma interação “pré-produzida” ou “idealizada” no sitcom, classificado como gênero discursivo televisivo. O corpus analisado foi a comédia de situação Os Normais, exibida pela Rede Globo de televisão, entre 2001/2003, que se tornou um modelo-padrão para outras produções do gênero. A perspectiva da Análise do Discurso, que nós utilizamos, enfoca o aspecto sociopragmático do discurso, particularmente, no tocante às estratégias argumentativas, utilizadas na preservação e manutenção do jogo de linguagem entre os interactantes. Nosso referencial teórico fundamenta-se na ótica sociointeracionista e dialógica de Mikhail Bakhtin ([1979]2000) e ([1929]2000), na análise do discurso sociopragmática de Dominique Maingueneau (2002/2005), e nas observações teóricas de Ingedore Koch ([1993]2003) e ([1997]2002), relativas à perspectiva interacional da conversação face a face para a construção de sentido de textos orais e escritos. Objetivamos neste trabalho refletir sobre quais são os mecanismos lingüístico-discursivos, considerando suas condições de produção em que o sitcom se baseou para constituir o efeito de sentido do humor privilegiado pelos telespectadores. Outros fatores, também, foram considerados em nossa análise como formato de programa televisivo diferenciado, interpretação e autonomia dos atores que contribuíram para uma interação híbrida nas fronteiras do escrito com o oral pelas quais flutua o gênero televisivo que investigamos.

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