Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

1 de dezembro de 2005

Maria Amélia Cunha de Souto Maior

Rui, Cê Tá Me Ouvindo? uma análise da construção do sentido na interação em um sitcom

Orientação: Antonio Carlos dos Santos Xavier
Área de Concentração: Linguística

Este trabalho propõe uma análise da construção do sentido durante um programa de TV. Muitos estudos já se debruçaram sobre a problemática da interação. O ineditismo do nosso estudo se dá por analisarmos o sentido que se constitui em uma interação “pré-produzida” ou “idealizada” no sitcom, classificado como gênero discursivo televisivo. O corpus analisado foi a comédia de situação Os Normais, exibida pela Rede Globo de televisão, entre 2001/2003, que se tornou um modelo-padrão para outras produções do gênero. A perspectiva da Análise do Discurso, que nós utilizamos, enfoca o aspecto sociopragmático do discurso, particularmente, no tocante às estratégias argumentativas, utilizadas na preservação e manutenção do jogo de linguagem entre os interactantes. Nosso referencial teórico fundamenta-se na ótica sociointeracionista e dialógica de Mikhail Bakhtin ([1979]2000) e ([1929]2000), na análise do discurso sociopragmática de Dominique Maingueneau (2002/2005), e nas observações teóricas de Ingedore Koch ([1993]2003) e ([1997]2002), relativas à perspectiva interacional da conversação face a face para a construção de sentido de textos orais e escritos. Objetivamos neste trabalho refletir sobre quais são os mecanismos lingüístico-discursivos, considerando suas condições de produção em que o sitcom se baseou para constituir o efeito de sentido do humor privilegiado pelos telespectadores. Outros fatores, também, foram considerados em nossa análise como formato de programa televisivo diferenciado, interpretação e autonomia dos atores que contribuíram para uma interação híbrida nas fronteiras do escrito com o oral pelas quais flutua o gênero televisivo que investigamos.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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