Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de agosto de 2005

Anne Karine de Queiroz

Gêneros Visuais Multimodais em Livros Didáticos: usos e tipos

Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística

Devido a toda esta imersão tecnológica que estamos inseridos, recursos pictoriais têm sido utilizados, consideravelmente, no âmbito educacional, uma vez que a escola é mediadora entre a sociedade e o aprendiz. Para tal mediação a escola faz uso de vários recursos midiáticos, como a televisão e o computador, porém além instrumento tem-se o velho instrumento utilizado para abordagem de conhecimento: o Livro Didático (LD), que apesar de tantas inovações tecnológicas disponíveis na escola, é o recurso mais freqüente para o auxílio da construção do conhecimento. Nesse sentido traçamos como objetivos investigar variedades de gêneros visuais nos Livros Didáticos e observar como esses gêneros visuais multimodais estão a serviço da construção do conhecimento. Para investigar essa variedade de gêneros visuais multimodais constituímos como corpus da pesquisa Livros Didáticos de Ensino Médio das disciplinas de Português, Matemática e Biologia. Esta dissertação se constitui de quatro capítulos. O capítulo I – Percorrendo a história da escrita – traça um percurso histórico da escrita, observando seu processo evolutivo e sua propagação. O capítulo II – Percorrendo a história da imagem - discute a noção de imagem, como também seu surgimento, além de algumas classificações atribuídas a ela. O capítulo III - Multimodalidade, Multiletramento: relações intrínsecas – discute a teoria sobre multimodalidade, noção essencial para essa pesquisa; além da ampliação da noção de letramento, tendo em vista o conceito de multimodalidade como traço inerente ao discurso. O capítulo IV – Gêneros Visuais Multimodais em Livros Didáticos: Tipos e Usos – apresenta a descrição dos recursos pictoriais presentes nos LDs analisados, como as Ilustrações, Gêneros Visuais e os Gêneros Visuais Multimodais; em seguida, apresentamos a descrição dos GVMs, observando os seus usos e funções nos manuais em análise. Constatamos que o LD de português faz uso, exaustivamente, dos gêneros: charge, cartum, tira e propaganda. Já o LD de Biologia utiliza os seguintes gêneros: desenho anatômico, desenho esquemático e gráfico. NO LD de matemática encontramos, com recorrência, os gêneros: diagrama, figura geométrica e gráfico. Comparando a utilização desses GVMs nos livros, verificamos que o livro de português traz os gêneros utilizados em outras esferas sociais (jornais, revistas e outdoor) para serem didatizados ao se inserirem no LD. Já nos livros de matemática e biologia, são GVMs com fins didáticos. Verificamos ainda que os gêneros encontrados no LD de português são utilizados, predominante, como base para realização de atividades, ou seja, na seção de exercícios. Ao contrário do que acontece com os GVMs nos manuais de matemática e biologia, que são utilizados, em maior recorrência, na seção de apresentação de conteúdo, auxiliando a construção do conhecimento.

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Ana Regina Ferraz Vieira

O Seminário: um evento de letramento escolar

Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística

O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo qualitativo sobre o seminário e o contexto em que se realiza, reconhecendo-o como um evento comunicativo e de letramento recorrente, inserido nas práticas escolares, envolvendo além da linguagem outras modalidades de representação e comunicação. Trata-se de uma investigação de natureza exploratória e limitada à observação, descrição e análise de seminários produzidos em salas de aula de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública federal e de questionários aplicados a alunos e professores da instituição. Essas observações e questionários servem de base para a análise etnográfica do evento seminário. Os resultados mostram que o seminário que se realiza hoje na educação básica apresenta diferenças nos propósitos, no contexto e no comportamento lingüístico dos seus participantes em relação ao mesmo fenômeno nomeado, caracterizado e estudado no âmbito da Lingüística e da Educação à luz dos seminários acadêmicos de nível superior. A análise revela como é insuficiente abordar o seminário de forma estreita diante da complexidade das relações entre seus elementos constitutivos, e procura desvendar aspectos ainda pouco explorados no seminário, como a questão dos múltiplos letramentos nele presentes. Conhecer melhor esse evento ajudará a não reduzi-lo, no âmbito da sala de aula, a um mero instrumento de avaliação ou de transmissão de conteúdos curriculares.

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29 de agosto de 2005

Aliete Gomes Carneiro Rosa

Publicidade Científica: um estudo do modo de oOrganização do discurso argumentativo em revistas femininas

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística

Este estudo situa-se nos domínios dos estudos da linguagem analisando, mais especificamente do ponto de vista da análise de discurso em que as enunciações presentes em textos de revistas femininas geram argumentos com efeito de cientificidade. O corpus do trabalho consta da análise de dezessete publicidades presentes em revistas femininas como Boa Forma, Cláudia, Criativa, Estilo, Marie Claire, nova e uma que circulam no ano de 2003. O trabalho se ancora nos estudos discursivos, argumentativos e semiolingüísticos desenvolvidos por Charaudeau e Perelman que consideram a argumentação uma forma de interagir no mundo organizando os atores sociais em trocas lingüísticas, o que impõe uma forma de compreender os sujeitos, o modo de organização do discurso e a natureza dos objetos do discurso.

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