Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

31 de agosto de 2002

Andréa Vaz de Moura Rocha

A Criança no Processo da Reescrita: um estudo de caso sobre o Príncipe Rã e suas versões

Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Tema de inúmeros trabalhos em diferentes áreas do saber, o estudo da escrita tem evoluído de uma perspectiva centrada no produto das redações para uma perspectiva que contempla os processos lingüístico-cognitivos da sua elaboração. Mais recentemente, os estudos sobre o ensino-aprendizagem da escrita apresentam uma tendência em investigar diferentes trajetórias na produção textual, salientando os aspectos que singularizam o sujeito na relação com o texto que produz. É com este tema que propusemos como objetivos gerais: descrever e analisar os índices dos processos vivenciados por uma aluna da segunda série do Ensino Fundamental, em uma escola privada, a partir das sucessivas leituras que fez de sua primeira versão escrita do conto de fadas “O Príncipe Rã”. Tais processos estão de certo modo materializados nas operações de refacção que são analisadas à luz do sociointeracionismo e do chamado paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Do ponto de vista metodológico, a utilização de um conto de fadas como gênero textual eleito para constituir o corpus deveu-se ao caráter lúdico que o constitui, facilitando a relação entre sujeito e pesquisador. As três versões, colhidas tanto oralmente, pelo registro em fita de vídeo, quanto por escrito, foram obtidas apenas com a ênfase dada à posição de leitor que a criança assumia diante dos seus rascunhos. Os dados foram coletados, selecionados e analisados, menos do ponto de vista quantitativo e mais qualitativo, para se poder evidenciar o caráter idiossincrático de certas mudanças operadas nos textos-rascunho em relação ao texto-final. As conclusões finais do trabalho possibilitaram reflexões sobre a necessidade da escola incentivar a prática de reescrita de textos, contribuindo para o redimensionamento das atuais e tradicionais práticas pedagógicas relacionadas ao ensino-aprendizagem da língua materna.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

0 comentários: