Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

28 de janeiro de 2002

Sílvia Maria Vieira

O Processo de Leitura: uma investigação das estratégias do aluno para a construção de sentidos

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O nosso propósito com este estudo é a investigação das estratégias desenvolvidas pelos alunos-leitores nas atividades de leitura. Para isso, recorremos a teorias de bases psicolingüísticas e sociointeracionalistas, mostrando suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de leitura. Procuramos verificar se as estratégias utilizadas pelos alunos- leitores contribuem para a construção de sentidos. Os dados foram colhidos através de questionários sobre as atividades e concepções de leitura, aplicados a professores e alunos do CEFET-PI, de entrevistas e da técnica de protocolo de pausa, desenvolvida com oito alunos de 2a série dessa instituição. Os resultados demonstram que a concepção que predomina nas atividades de leitura ainda é a noção de leitura como decodificação de palavras e apreensão de um sentido pré-determinado pelo autor. Verificamos, também, que a maioria dos alunos investigados não tem consciência das estratégias usadas nesse processo de produção de significados. Esperamos que as discussões aqui apresentadas, e os resultados obtidos nesta pesquisa proporcionem reflexões sobre a prática pedagógica, favorecendo alterações que contribuam para uma melhoria do ensino-aprendizagem de leitura.

» Download do e-book (Formato PDF:7,2 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

0 comentários: