Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

15 de março de 1993

Nelly Medeiros de Carvalho

O Léxico da Publicidade. Descrição e Análise do Vocabulário das Mensagens Publicitárias em Revistas e Out Doors

Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Este trabalho visa a um estudo dos usos sincrônicos do vocabulário da língua portuguesa. Para isso, buscou recolher seu corpus numa das atividades lingüísticas que mais reflete os usos atuais da língua: a atividade publicitária. A pesquisa tomou, como elementos basilares, os lexemas ou palavras plenas: substantivos, adjetivos, verbos e advérbios de modo, estudando-os através dos postulados léxico-semânticos desenvolvidos por vários autores. Também os aspectos pragmático-estilísticos foram abordados por se constituírem em dados importantes no léxico da mensagem publicitária. Como os usos sincrônicos incluem também as várias normas da língua, a pesquisa estendeu-se da norma brasileira à norma portuguesa, sabidamente as duas normas representativas do nosso idioma. Constituiu-se, assim, um corpus de cotejo , com a publicidade portuguesa em Lisboa, para abordar o aspecto lingüístico-cultural. O corpus recolhido foi delimitado pelo destinatário. Foram estudadas as mensagens publicitárias que tinham como público-alvo a mulher, público definido com os seguintes recursos: pelo produto (moda, cosmética e alimentação), pelo canal (revistas femininas, na maior parte), pela imagem (em revistas de interesse geral ou outdoors), pelas marcas morfológicas do gênero feminino. O corpus constou de anúncios recolhidos em outdoors e revistas, relacionados particularmente na bibliografia geral.

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