Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

4 de junho de 1982

Nelly Medeiros de Carvalho

Neologismos na Linguagem Jornalística Recifense

Orientação: José Brasileiro Vilanova
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O presente trabalho busca mostrar o aspecto inovador da linguagem da imprensa diária, no sentido de conseguir uma maior comunicação com o público e, através do vocabulário atualizado, patentear sua atualização de pensamento, informação e noticiário. Buscou-se também que a linguagem pesquisada representasse a da imprensa diária da nossa díade. Nem todas as inovações lingüísticas surgidas no eixo centro-sul são adotadas entre nós e muitas formações são tipicamente regionais. Por isso, para a formação do nosso corpus, tomamos três jornais diários recifenses: O Diário de Pernambuco, o Jornal do Commercio e o Diário da Noite que foram analisados de 1 de julho de 1981 a 20 de agosto do mesmo ano. Estudamos, na referida linguagem, os neologismos conceptuais e formais de acordo com a classificação de M. Teresa Biderman.

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1 de junho de 1982

Lindinalvo Alexandrino de Almeida

O Trovadorismo Português na Moderna Poesia Brasileira

Orientação: Leônidas Câmara
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.

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7 de maio de 1982

Maria Lucia Travassos Sarinho de A. Galvão

O Cromatismo em Clarice Lispector

Orientação: Alan Magalhães Costa
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Clarice Lispector é uma autora contemporânea cuja obra permanecerá no tempo por ser original e possuir traços estilísticos de rara importância. O cromatismo constitui uma das mais relevantes características da escritora e esta pesquisa torna-se uma análise cujo tema é a linguagem das cores em Clarice Lispector e em nenhum momento pretende esgotar o tema, mesmo porque há plena consciência do limite estabelecido. Nosso espaço se restringe à coerência do simbolismo das cores utilizado pela escritora e à atuação de suas personagens, comprovando que, através de sua linguagem simbólica, Clarice nos revela variados e novos aspectos de uma realidade múltipla, fugidia. A escritora flagra o instante, demonstrando rara capacidade de percepção dos detalhes, no mais das vezes despercebidos, de uma realidade vivida no cotidiano. Sua penetração nos meandros do ser humano e a habilidade com que nos conduz nesse caminho atestam o poder de uma escritura que se instaura com arte permanente, oriunda de um talento invulgar. Não se permanece infenso às malhas trançadas por Clarice Lispector porque sua arte é a “própria dimensão fundadora do homem”, no dizer de Portela. Deixamos uma vereda, apenas iniciada, para os estudiosos da Literatura Brasileira que nela queiram prosseguir.

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17 de dezembro de 1981

Cláudia Mendonça de Oliveira

Desempenho Lingüístico do Pré-Escolar

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi e Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta pesquisa visa a uma análise de desempenho lingüístico de crianças de estratos sociais diversos na fase pré-escolar, tomando-se por base os estudos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem. A importância desta investigação fica evidenciada ao se considerar o que outros trabalhos desta natureza têm demonstrado quanto aos fatores co-responsáveis pelo insucesso escolar, inclusive pela evasão nas primeiras séries do 1º grau. Assim, um dos objetivos fundamentais do presente trabalho é o levantamento da situação do desempenho lingüístico das crianças de estratos sociais diversos mediante a aplicação de testes preparados para esta finalidade. Uma vez comprovada a co-variação entre desempenho lingüístico e nível sócio-econômico e cultural, dever-se-ia levar em consideração tais diferenças tanto na elaboração de material didático quanto na adoção de estratégias pedagógicas de acordo com a clientela que se quer atingir.

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11 de dezembro de 1981

Maria Luci de Biaji

Técnicas para a Coleta de Dados Lingüísticos

Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O presente estudo é uma abordagem didática da seleção de informantes e escolha de técnicas adequadas para coleta de dados lingüísticos. Partiu de que não existe bibliografia pertinente em língua portuguesa. Procura-se preencher esta lacuna que existe na maioria dos trabalhos de pesquisa de campo, enfatizando sobremaneira a necessidade da adequação das técnicas aos objetivos previstos. Tenta-se ainda conduzir todos esses aspectos teóricos à análise crítica e prática de algumas dissertações que, embora limitadas, elucidam toda essa problemática da metodologia.

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3 de dezembro de 1981

Zenóbia Collares Moreira Cunha

Aspectos da Técnica Narrativa em “Nove Novena”

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.

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11 de novembro de 1981

Antonio Cardoso Filho

Arte (Literatura) e neurose

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.

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29 de setembro de 1981

Maria de Fátima Pessoa de Mello Cartaxo

O Ser e a Vida da Obra de Ficção

Orientação: Leônidas Câmara
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: O tema desta dissertação é a vida da obra literária. Poderia ser o tema da vida da própria arte, considerando-se o objetivo do ensaio. O campo teórico do trabalho compreende a conceituação da obra literária como uma idealidade de formas puras, cuja significação no tempo é sem dúvida ontológica. Então se oferece ao horizonte deste estudo a questão do ente e do ser, do tempo, nas suas várias modalidades e da existência na infinitude dos seus procedimentos. Como havia necessidade de dotar o ensaio de um núcleo, escolheu-se o romance como o modelo do ser mais adequado à tese e este ponto central acabou absorvendo a reflexão ontológica, por inteiro. Seria inevitável, ao cuidar da obra literária e da sua vida como ficção, como um ser lançado no tempo, versar, também, problemas de estética filosófica, como a percepção, a experiência, o objeto, a realidade, a idealidade, o valor e a autonomia, o que se fez em torno do ponto básico de estudo, que é a demonstração da unidade do ser na extensão temporal, logo na vida como transcendência. Assim, a dissertação pertence aos domínios da Ontologia e Estética filosófica, sem deixar de ser, essencialmente, do campo exclusivo da literatura teórica, pois sempre partiu e sempre procurou o seu fim na natureza e no sentido do fenômeno literário.

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25 de setembro de 1981

Neide Medeiros Santos

A Ironia na Ficção de Graciliano Ramos

Orientação: Leônidas Câmara
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: A viagem que se empreendeu em torno da obra ficcional de Graciliano Ramos partiu de um aspecto estilístico – a ironia – presença marcante nos quatro romances do escritor alagoano. Como a ironia incide exclusivamente sobre o ser humano, tudo girou em volta dos personagens. No que concerne à divisão do trabalho, procurou-se, inicialmente, estudar os gêneros literários, vinculando os romances, em face posterior, ao irônico (Caetés); épico (São Bernardo); trágico (Angústia) e lírico (Vidas Secas). Na segunda parte, a reflexão se voltou para o estudo da ironia. Considerando-se a ironia como o elemento estilístico predominante, ressaltou-se o aspecto irônico de cada livro analisado – capitulação (Caetés); reificação (São Bernardo); zoomorfização (Angústia); antropomorfização, fitomorfização e geomorfização (Vidas Secas). Na conclusão, demonstrou-se que a ironia foi um meio utilizado pelo autor para compreender o homem e uma tentativa de reconciliar o eu/mundo.


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25 de junho de 1981

José Rodrigues de Paiva

“Mudança”: romance-limite

Orientação: Leônidas Câmara
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Interpreta-se neste ensaio a obra ficcional de Vergílio Ferreira, dedicando-se atenção especial a “Mudança”, romance que assinala a viagem do escritor da ficção de preocupações sociais para o romance de idéias. Para melhor se destacar o caráter limítrofe desse livro, estudou-se, através de “Vagão J”, a fase romanesca do escritor situada anteriormente a Mudança, procedendo-se de igual modo com referência à produção que lhe é posterior. Tal caminho permitiu observar a evolução literária do romancista, o que ele representa de inovador para o romance português deste século, as influências que exerceu sobre os ficcionistas das novas gerações e o processo de renovação literária que impôs a si próprio criando um romance que não se repete e que obedece a um programa de contínua evolução formal e ideológica.

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