Leitura e Reprodução de Textos: informações objetivas e criatividade
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta pesquisa está fundamentada na noção do texto, enquanto artefato lingüístico (nível de informação objetiva) e enquanto proposta de sentido (nível de intenções e inferências); e na noção de leitura, como um processo de interação entre leitor-texto-autor, as informações objetivas (1º nível do texto) e na relação leitor-texto-autor, as inferências (2º nível do texto). O objetivo da pesquisa é apresentar um tipo de teste eclético para lidar com o uso da língua escrita, de forma a atender ao desenvolvimento progressivo dos alunos em relação à compreensão e reprodução escrita dos textos, sob dois pontos de vista: informações objetivas e criatividade. Este tipo eclético foi testado usando-se textos narrativos e tendo como informantes, alunos da 7ª série da rede estadual de ensino. Além daquele tipo de teste foram aplicados outros na fase piloto da pesquisa, como também atividades intermediárias e exercícios específicos, cujos objetivos e conteúdos convergiram para o objetivo geral do trabalho. A validade do teste eclético ficou evidenciada através dos resultados registrados que, juntamente com os resultados dos testes da fase piloto e das atividades intermediárias e exercícios, possibilitaram sugestões didáticas que foram incluídas na conclusão deste experimento.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
27 de setembro de 1988
7 de julho de 1988
Tanya Amara Felipe
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Letras Digitais
O Signo Gestual-Visual e sua Estrutura Frasal na LSCB
Orientação: Lucinda Ferreira Brito e Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta pesquisa é um estudo da língua dos sinais dos surdos dos centros urbanos do Brasil (LSCB) usada pela comunidade lingüística surda do Recife. Está dividida em três partes: 1. Através dos universais lingüísticos, a LSCB é apresentada como língua natural dos surdos dos centros urbanos do Brasil; portanto, uma língua de modalidade gestual visual, enquanto a língua portuguesa, que também é utilizada por eles, é de modalidade oral-auditiva. 2. Por ser outra modalidade de língua, a abordagem dela diferenciará em alguns pontos a nível de nomenclatura e classificações; buscaram-se, então, os conceitos de signo em Saussure, Hjelmslev e Peirce para se chegar ao signo gestual-visual e, daí, refletir-se sobre as categorias gramaticais na LSCB, embora o estudo tenha se aprofundado na categoria de verbo, mostrando este de maneira morfossintática. 3. Tomando como base teórica os tipos de verbos na LSCB, partiu-se para uma pesquisa de campo através de filmagens para coleta de dados que seria o corpus pra análise da construção frasal. Esta pesquisa lingüística tem também como objetivo o encaminhamento de sugestões de um ensino bilíngüe para crianças surdas, já que elas geralmente desenvolvem duas modalidades de língua. Este estudo poderá ajudar na confecção de um material didático para o ensino de língua dos sinais nas escolas especializadas para estas crianças.
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Orientação: Lucinda Ferreira Brito e Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta pesquisa é um estudo da língua dos sinais dos surdos dos centros urbanos do Brasil (LSCB) usada pela comunidade lingüística surda do Recife. Está dividida em três partes: 1. Através dos universais lingüísticos, a LSCB é apresentada como língua natural dos surdos dos centros urbanos do Brasil; portanto, uma língua de modalidade gestual visual, enquanto a língua portuguesa, que também é utilizada por eles, é de modalidade oral-auditiva. 2. Por ser outra modalidade de língua, a abordagem dela diferenciará em alguns pontos a nível de nomenclatura e classificações; buscaram-se, então, os conceitos de signo em Saussure, Hjelmslev e Peirce para se chegar ao signo gestual-visual e, daí, refletir-se sobre as categorias gramaticais na LSCB, embora o estudo tenha se aprofundado na categoria de verbo, mostrando este de maneira morfossintática. 3. Tomando como base teórica os tipos de verbos na LSCB, partiu-se para uma pesquisa de campo através de filmagens para coleta de dados que seria o corpus pra análise da construção frasal. Esta pesquisa lingüística tem também como objetivo o encaminhamento de sugestões de um ensino bilíngüe para crianças surdas, já que elas geralmente desenvolvem duas modalidades de língua. Este estudo poderá ajudar na confecção de um material didático para o ensino de língua dos sinais nas escolas especializadas para estas crianças.
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1 de julho de 1988
Magnólia Rejane Andrade dos Santos
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Letras Digitais
Narciso – A Poética do Espelho
Orientação: Claudius Armbruster
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura do livro “Narciso”, de Marcus Accioly, a partir das reflexões de Umberto Eco sobre a arte contemporânea, de Haroldo de Campos sobre a poesia de vanguarda, de Roman Jakobson sobre as funções da linguagem e de Rolk Kloepfer sobre os procedimentos semióticos da comunicação poética. Nessa operação crítica, procuramos explicitar a riqueza significante do poema como um projeto de fruição estética e comunicativa. O poema é estudado, do ponto de vista da função poética, como um corpo de indícios que revelam o projeto do autor de modelização visual e fônica da fábula de Narciso. Além disso, a função metalingüística é abordada, integrando o projeto individual da obra a uma direção produtiva do autor ao elaborar a trilogia mítica. A articulação dessas duas funções é compreendida, por fim, através de uma leitura dos aspectos ideológicos do poema. A atividade crítica, segundo Umberto Eco, assemelha-se a de um cientista que procura efetivar a leitura da obra de arte como uma “recuperação arqueológica das circunstâncias e dos códigos do remetente, num ensaiar a forma significante para ver até que ponto suporta a inserção de novos sentidos...” (Eco, 1976, 71). Sem a pretensão de esgotar todas as possibilidades interpretativas do poema, procuramos nos aproximar, dentro do campo de leituras possíveis, do projeto poético do autor ao elaborar uma obra plurívoca; onde é dada ao leitor a liberdade de “rastrear as pegadas” de sua prática produtiva e de “reinventar o poema”.
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Orientação: Claudius Armbruster
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura do livro “Narciso”, de Marcus Accioly, a partir das reflexões de Umberto Eco sobre a arte contemporânea, de Haroldo de Campos sobre a poesia de vanguarda, de Roman Jakobson sobre as funções da linguagem e de Rolk Kloepfer sobre os procedimentos semióticos da comunicação poética. Nessa operação crítica, procuramos explicitar a riqueza significante do poema como um projeto de fruição estética e comunicativa. O poema é estudado, do ponto de vista da função poética, como um corpo de indícios que revelam o projeto do autor de modelização visual e fônica da fábula de Narciso. Além disso, a função metalingüística é abordada, integrando o projeto individual da obra a uma direção produtiva do autor ao elaborar a trilogia mítica. A articulação dessas duas funções é compreendida, por fim, através de uma leitura dos aspectos ideológicos do poema. A atividade crítica, segundo Umberto Eco, assemelha-se a de um cientista que procura efetivar a leitura da obra de arte como uma “recuperação arqueológica das circunstâncias e dos códigos do remetente, num ensaiar a forma significante para ver até que ponto suporta a inserção de novos sentidos...” (Eco, 1976, 71). Sem a pretensão de esgotar todas as possibilidades interpretativas do poema, procuramos nos aproximar, dentro do campo de leituras possíveis, do projeto poético do autor ao elaborar uma obra plurívoca; onde é dada ao leitor a liberdade de “rastrear as pegadas” de sua prática produtiva e de “reinventar o poema”.
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29 de junho de 1988
Lucila Nogueira
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Letras Digitais
Ideologia como Forma Literária no Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin
Orientação: Francisco César Leal
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nosso interesse pela ideologia, conseqüentemente pela Sociocrítica como método de análise literária, resulta da observação de que muitos dos enfoques atuais se caracterizam por desligar a obra da História, esvaziando-a de sua significação na sociedade, a favor de derivações de várias ordens que terminam por dissociá-la de si mesma. A explicação para a proliferação desses mais diversos tipos de abordagem também tem, sem dúvida, uma natureza ideológica: a Literatura, como Grande Amazona na defesa do homem, se constitui numa ameaça permanente aos Estados burocráticos constituídos. De modo que enquanto a crítica oficial das Instituições universitárias concentra seus esforços na estrutura, na psicanálise ou na fenomenologia da obra literária, a sua mensagem política e social e existencial passa ao lado: permanecem invariáveis as conotações referentes à injustiça social, ao esmagamento do homem pelo sistema. Em louvor de uma urgência de cientificidade, tem-se desprezado, em algumas partes do mundo, a crítica ideológica que, contudo, já desponta vitoriosa como método de estudo, em Literatura. O nosso trabalho se propõe a demonstrar a íntima conexão entre poesia e ideologia, sem quaisquer operações redutoras ou artificiais que terminam conferindo ao texto uma anti-significação. Escolhemos o poema “Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin”, de Carlos Drummond de Andrade, por considerarmos que, situando-se historicamente num período que marca não apenas o fim da Segunda Guerra, a nível internacional, mas o término do Estado Novo, na conjuntura política nacional, por tais razões a obra se encontra plena de significação ideológica, a qual, sem quaisquer máscaras redutoras procuramos deslindar, a partir inclusive da forma que lhe serve de expressão. A abordagem sociocrítica devolve ao texto o elemento social que os formalistas haviam deserdado da história literária, e decorre de uma linhagem a que pertencem nomes como Luckács, Goldmann, Bakhtin, Adorno, Macherey e especialmente Pierre Zima, que em seu Manual de Sociocrítica (1985) fornece uma definição precisa à sociologia do texto. Na primeira parte da nossa dissertação, tratamos justamente de discorrer sobre os pressupostos teóricos referentes ao poético e ao ideológico, cuidando de visualizar as várias noções possíveis em suas abordagens por diversos autores. A dinâmica autor-leitor-texto, a função social da obra e do escritor, a relação entre forma poética e estrutura social, literatura e sociedade, bem como as modificações lingüísticas e estilísticas decorrentes da mutação ideológica, tudo isso é matéria presente nestas páginas. Na segunda parte, aplicamos os pressupostos teóricos ao poema eleito para trabalharmos. Levantamos os significantes ideológicos que pulsam no texto, não esquecendo sequer a relação com a obra chapliniana, partindo desde o título, segmentando o poema para análise detalhada em vários trechos de suas VI estâncias, sempre sem esquecer o contexto social a que se referia e em que fora produzido. Também foi objeto de minuciosa abordagem o movimento modernista – no Brasil e em Minas – e as vanguardas internacionais da primeira metade deste século, que motivaram em Carlos Drummond de Andrade uma opção estilística consentânea com a significação ideológica de sua obra poética.
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Orientação: Francisco César Leal
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nosso interesse pela ideologia, conseqüentemente pela Sociocrítica como método de análise literária, resulta da observação de que muitos dos enfoques atuais se caracterizam por desligar a obra da História, esvaziando-a de sua significação na sociedade, a favor de derivações de várias ordens que terminam por dissociá-la de si mesma. A explicação para a proliferação desses mais diversos tipos de abordagem também tem, sem dúvida, uma natureza ideológica: a Literatura, como Grande Amazona na defesa do homem, se constitui numa ameaça permanente aos Estados burocráticos constituídos. De modo que enquanto a crítica oficial das Instituições universitárias concentra seus esforços na estrutura, na psicanálise ou na fenomenologia da obra literária, a sua mensagem política e social e existencial passa ao lado: permanecem invariáveis as conotações referentes à injustiça social, ao esmagamento do homem pelo sistema. Em louvor de uma urgência de cientificidade, tem-se desprezado, em algumas partes do mundo, a crítica ideológica que, contudo, já desponta vitoriosa como método de estudo, em Literatura. O nosso trabalho se propõe a demonstrar a íntima conexão entre poesia e ideologia, sem quaisquer operações redutoras ou artificiais que terminam conferindo ao texto uma anti-significação. Escolhemos o poema “Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin”, de Carlos Drummond de Andrade, por considerarmos que, situando-se historicamente num período que marca não apenas o fim da Segunda Guerra, a nível internacional, mas o término do Estado Novo, na conjuntura política nacional, por tais razões a obra se encontra plena de significação ideológica, a qual, sem quaisquer máscaras redutoras procuramos deslindar, a partir inclusive da forma que lhe serve de expressão. A abordagem sociocrítica devolve ao texto o elemento social que os formalistas haviam deserdado da história literária, e decorre de uma linhagem a que pertencem nomes como Luckács, Goldmann, Bakhtin, Adorno, Macherey e especialmente Pierre Zima, que em seu Manual de Sociocrítica (1985) fornece uma definição precisa à sociologia do texto. Na primeira parte da nossa dissertação, tratamos justamente de discorrer sobre os pressupostos teóricos referentes ao poético e ao ideológico, cuidando de visualizar as várias noções possíveis em suas abordagens por diversos autores. A dinâmica autor-leitor-texto, a função social da obra e do escritor, a relação entre forma poética e estrutura social, literatura e sociedade, bem como as modificações lingüísticas e estilísticas decorrentes da mutação ideológica, tudo isso é matéria presente nestas páginas. Na segunda parte, aplicamos os pressupostos teóricos ao poema eleito para trabalharmos. Levantamos os significantes ideológicos que pulsam no texto, não esquecendo sequer a relação com a obra chapliniana, partindo desde o título, segmentando o poema para análise detalhada em vários trechos de suas VI estâncias, sempre sem esquecer o contexto social a que se referia e em que fora produzido. Também foi objeto de minuciosa abordagem o movimento modernista – no Brasil e em Minas – e as vanguardas internacionais da primeira metade deste século, que motivaram em Carlos Drummond de Andrade uma opção estilística consentânea com a significação ideológica de sua obra poética.
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22 de outubro de 1986
Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira
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Letras Digitais
O Ensino da Língua Materna como Integração de Conhecimentos Lingüísticos (Elementos de Propostas para o 1º Grau menor)
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Tendo em vista a abordagem interacional/inferencial quanto ao processo de comunicação lingüística, a noção de texto como uma ocorrência comunicativa e a leitura como um processo interativo/inferencial, focalizamos a organização interacional/inferencial do texto escrito através da análise de algumas intenções pretendidas e intenções alcançadas (inferências realizadas). Além disso, analisamos alguns marcadores de intenção/geradores de inferência. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar como o autor organiza as suas intenções e como o leitor as infere ou reconstrói. Os resultados obtidos confirmam as hipóteses levantadas, possibilitando sugerir-se outras pesquisas nessa área como também novas posturas quanto ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Tendo em vista a abordagem interacional/inferencial quanto ao processo de comunicação lingüística, a noção de texto como uma ocorrência comunicativa e a leitura como um processo interativo/inferencial, focalizamos a organização interacional/inferencial do texto escrito através da análise de algumas intenções pretendidas e intenções alcançadas (inferências realizadas). Além disso, analisamos alguns marcadores de intenção/geradores de inferência. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar como o autor organiza as suas intenções e como o leitor as infere ou reconstrói. Os resultados obtidos confirmam as hipóteses levantadas, possibilitando sugerir-se outras pesquisas nessa área como também novas posturas quanto ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
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16 de outubro de 1986
Maria Irandé Costa Morais Antunes
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Letras Digitais
O Ensino da Língua Materna como Integração de Conhecimentos Lingüísticos (Elementos de Propostas para o 1º Grau menor)
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Pretendemos neste trabalho, indicar elementos para uma proposta de ensino da língua materna no 1° grau menor. Partimos do pressuposto de que a criança ao ingressar nesta etapa escolar, já internalizou grande parte da gramática da língua que fala. Decidimos investigar como os livros didáticos propõem as atividades de desenvolvimento da competência dessa criança, nas categorias específicas dos exercícios de gramática, da compreensão e produção de textos. Os resultados indicam que prevalece a gramática conteudística e classificatória da frase e da palavra isoladas, bem como o exercício da leitura e criação textual, sob modelos mecânicos e formais. Com o recurso às bases teóricas da Lingüística de Texto, propomos um ensino da língua materna com integração de conhecimentos lingüísticos, dirigidos para as finalidades sócio-comunicativas da língua e sua textualidade como forma natural de acontecer.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Pretendemos neste trabalho, indicar elementos para uma proposta de ensino da língua materna no 1° grau menor. Partimos do pressuposto de que a criança ao ingressar nesta etapa escolar, já internalizou grande parte da gramática da língua que fala. Decidimos investigar como os livros didáticos propõem as atividades de desenvolvimento da competência dessa criança, nas categorias específicas dos exercícios de gramática, da compreensão e produção de textos. Os resultados indicam que prevalece a gramática conteudística e classificatória da frase e da palavra isoladas, bem como o exercício da leitura e criação textual, sob modelos mecânicos e formais. Com o recurso às bases teóricas da Lingüística de Texto, propomos um ensino da língua materna com integração de conhecimentos lingüísticos, dirigidos para as finalidades sócio-comunicativas da língua e sua textualidade como forma natural de acontecer.
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12 de setembro de 1986
Vera Lúcia de Lucena Moura
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Letras Digitais
O Uso de Conceitos Psico-Sócio-Lingüísticos para Avaliação de Conteúdos em Livros Didáticos de Português para Estrangeiros
Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Após analisar dez livros didáticos de português para estrangeiros, selecionamos cinco, publicados no Brasil, para este trabalho. Para a análise e avaliação desses livros nos baseamos em alguns conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos e outros, relacionados à metodologia, provenientes de teorias diversas. Os conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos foram agrupados como psico-sócio-lingüístico para mostrar a interdisciplinaridade enfatizada pela Lingüística Aplicada, necessária ao material didático para o ensino da língua estrangeira. O nosso objetivo neste trabalho foi dar uma visão sobre o estágio atual de aplicação de oito conceitos psico-sócio-lingüísticos nos livros didáticos mencionados. Analisamos então o conteúdo desses livros concluindo que o material aplica conceitos psico-sócio-lingüisticos em diferentes graus e apresenta fortes características de uma abordagem estruturalista.
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Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Após analisar dez livros didáticos de português para estrangeiros, selecionamos cinco, publicados no Brasil, para este trabalho. Para a análise e avaliação desses livros nos baseamos em alguns conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos e outros, relacionados à metodologia, provenientes de teorias diversas. Os conceitos psicolingüísticos e sociolingüísticos foram agrupados como psico-sócio-lingüístico para mostrar a interdisciplinaridade enfatizada pela Lingüística Aplicada, necessária ao material didático para o ensino da língua estrangeira. O nosso objetivo neste trabalho foi dar uma visão sobre o estágio atual de aplicação de oito conceitos psico-sócio-lingüísticos nos livros didáticos mencionados. Analisamos então o conteúdo desses livros concluindo que o material aplica conceitos psico-sócio-lingüisticos em diferentes graus e apresenta fortes características de uma abordagem estruturalista.
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8 de setembro de 1986
Sérgio Arruda de Moura
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Letras Digitais
As Utopias Negativas
Orientação: Claudius Armbruster
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho de comparação entre “Não Verás País Nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão, e “1984”, de George Orwell, objetiva demonstrar como se pode compreender dois textos literários a partir de um confronto que realce identidades e diferenças de modo a detectar a estrutura ideológica que lhes é comum. Essa estrutura será referendada após se conhecer a rede de relações entre os seus elementos a partir do ponto de vista da proposta estruturalista e assim se proceder às considerações conclusivas da natureza do fazer ideológico. Está implícito, pois, o pressuposto de que a relação fundamental entre os dois textos é atravessada por algo que têm em comum. Esse comum – o ideológico que se dá a conhecer como e a partir da performance discursiva – delimita o campo onde nos orientamos no intuito de explicitar o processo peculiar que os identifica numa relação de intertextualidade formal e no modo como se firmam como manipulação criadora da palavra. Durante e ao final da discussão de todos os pontos se avulta a questão de as obras estudadas refletirem uma reincidência temática e formal relativa a uma visão antiutópica do mundo, ou de utopia negativa, dentro da qual as obras dialogam e, portanto, se adequam dentro de um estudo comparado.
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Orientação: Claudius Armbruster
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho de comparação entre “Não Verás País Nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão, e “1984”, de George Orwell, objetiva demonstrar como se pode compreender dois textos literários a partir de um confronto que realce identidades e diferenças de modo a detectar a estrutura ideológica que lhes é comum. Essa estrutura será referendada após se conhecer a rede de relações entre os seus elementos a partir do ponto de vista da proposta estruturalista e assim se proceder às considerações conclusivas da natureza do fazer ideológico. Está implícito, pois, o pressuposto de que a relação fundamental entre os dois textos é atravessada por algo que têm em comum. Esse comum – o ideológico que se dá a conhecer como e a partir da performance discursiva – delimita o campo onde nos orientamos no intuito de explicitar o processo peculiar que os identifica numa relação de intertextualidade formal e no modo como se firmam como manipulação criadora da palavra. Durante e ao final da discussão de todos os pontos se avulta a questão de as obras estudadas refletirem uma reincidência temática e formal relativa a uma visão antiutópica do mundo, ou de utopia negativa, dentro da qual as obras dialogam e, portanto, se adequam dentro de um estudo comparado.
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30 de julho de 1986
Albânio Paulino da Silva
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Letras Digitais
Forma Lingüísticas Eruditas e Populares em Menino de Engenho
Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Após certo período submetido à análise da crítica especializada é perfeitamente natural um e outro escritor adquirir uma reputação por determinados aspectos marcantes em sua obra: escárnio e sensualismo em Gregório de Matos; ironia e pessimismo em Machado de Assis; injustiças sociais em Graciliano Ramos; e os aspectos telúricos em José Lins do Rego. De fato, a consagração de um artista, sob esse ponto de observação, pode desviar a pesquisa ou estudo de outros pontos relevantes numa obra. O romance examinado, embora ratifique a crítica literária, revela ainda fortes características de outras influências lingüísticas lexicais e sintáticas sofridas pelo autor ao longo de sua atividade intelectual. Ao mesmo tempo em que emergem traços de uma linguagem popular e regional, abundam os de variantes cultas. Assim, descortina-se outro campo de investigação na obra de José Lins do Rego. Aqui a análise lingüística, além de confirmar, pelo léxico e pela sintaxe, o que os especialistas na literatura brasileira até hoje têm manifestado sobre o autor em questão, mostra muitas ocorrências de traços ainda não estudados em Menino de Engenho.
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Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Após certo período submetido à análise da crítica especializada é perfeitamente natural um e outro escritor adquirir uma reputação por determinados aspectos marcantes em sua obra: escárnio e sensualismo em Gregório de Matos; ironia e pessimismo em Machado de Assis; injustiças sociais em Graciliano Ramos; e os aspectos telúricos em José Lins do Rego. De fato, a consagração de um artista, sob esse ponto de observação, pode desviar a pesquisa ou estudo de outros pontos relevantes numa obra. O romance examinado, embora ratifique a crítica literária, revela ainda fortes características de outras influências lingüísticas lexicais e sintáticas sofridas pelo autor ao longo de sua atividade intelectual. Ao mesmo tempo em que emergem traços de uma linguagem popular e regional, abundam os de variantes cultas. Assim, descortina-se outro campo de investigação na obra de José Lins do Rego. Aqui a análise lingüística, além de confirmar, pelo léxico e pela sintaxe, o que os especialistas na literatura brasileira até hoje têm manifestado sobre o autor em questão, mostra muitas ocorrências de traços ainda não estudados em Menino de Engenho.
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10 de julho de 1986
Ana Cristina de Souza Aldrigue
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Letras Digitais
A Linguagem do Seringueiro no Estado do Acre
Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal registrar o léxico usado na extração do látex da Hevea brasiliensis (seringueira) no Estado do Acre. Inclui considerações históricas e sócio-econômicas do estado, situando o grupo em estudo. Abrange a Organização de campos semânticos a partir de três lexemas centrais – seringal, homem, látex, juntamente com uma análise sêmica, baseada na teoria de Bernand Pottier; análise dos processos de formação de palavras; considerações sobre variação lexical; e a organização de um glossário contendo: definição, classe gramaticais, exemplos e quadros, indicando, ou não, a dicionarização dos termos coletados.
» Dissertação disponível em breve.
Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal registrar o léxico usado na extração do látex da Hevea brasiliensis (seringueira) no Estado do Acre. Inclui considerações históricas e sócio-econômicas do estado, situando o grupo em estudo. Abrange a Organização de campos semânticos a partir de três lexemas centrais – seringal, homem, látex, juntamente com uma análise sêmica, baseada na teoria de Bernand Pottier; análise dos processos de formação de palavras; considerações sobre variação lexical; e a organização de um glossário contendo: definição, classe gramaticais, exemplos e quadros, indicando, ou não, a dicionarização dos termos coletados.
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