O Papel da Leitura no Despertar do Senso Crítico do Aluno- Leitor de 5ª e 6ª Séries
Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O presente trabalho objetiva examinar o papel da leitura no despertar do senso crítico do aluno-leitor de 5a. e 6a. séries. A pesquisa foi realizada numa escola pública integrante do sistema estadual de ensino, situada em Teresina, Piauí. Para a execução da pesquisa, os alunos foram distribuídos em dois grupos: grupo experimental e grupo de controle. O primeiro, com vinte alunos, e o segundo com vinte e um. A formação dos grupos se deu por livre escolha dos alunos. Para avaliar o nível de compreensão e de percepção crítica dos alunos, foi aplicado- no início da pesquisa, em março de 2001, e reaplicado no final da investigação, em dezembro de 2001 - um questionário contendo treze perguntas. No intervalo entre esses dois momentos, os alunos do grupo experimental realizaram várias atividades de leitura, visando a despertar neles o senso crítico. No primeiro momento, depois de discutido diversos tópicos foi escolhido, para estudo, o tema a traição. Foram então lidos e discutidos vários textos que tinham por núcleo este tema. Com base nessas discussões, cada aluno dos dois grupos produziu um texto, girando em torno deste tema. A análise dos questionários e dos textos redigidos pelos alunos na fase inicial e final dos dois grupos revelou um despertar, ainda que incipiente, do senso crítico do aluno-leitor.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
14 de março de 2002
7 de março de 2002
Paola Maluceli Lins
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Letras Digitais
O Discurso Reportado nos Livros de Língua Portuguesa
Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O discurso reportado é usado pelo falante / escritor a todo instante: nas mesas dos bares ao contarmos algo que alguém nos disse, nos tribunais quando o juiz reporta a fala do réu ao escrevente, nos romances que lemos para deleite, ... E também coma conteúdo a ser estudado apreendido no Ensino Fundamental. O estudo do discurso reportado é muito importante uma ver que se faz necessário evidenciar as nuances e os matizes que ele pode conferir à enunciação. O propósito deste trabalho é analisar principalmente à luz de Bakhtin o discurso reportado (DR) nos livros didáticos (LD´s) de Língua Portuguesa. O corpus do trabalho foi constituído por 10 coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). As coleções foram escolhidas aleatoriamente para que não houvesse tendência a um resultado. A dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro discute a fundamentação teórica que norteia toda a analise presentes nos capítulos seguintes. Neste capitulo, estudamos tanto os aspectos formais quanto os estilístico-pragmático do DR, bem como um breve histórico do DIL, variante conhecida como a mais complexa. Estudamos também as concepções de linguagem à luz de Geraldi (1984) e as orientações do PCN de Língua Portuguesa para a elaboração de uma coleção didática a planejamento de aulas pelo professor. O segundo capitulo descreve analisa a conceito de discurso reportado presente nos LD´s, observando de que maneira o conceito de DR é apresentado nos LD´s. O terceiro capitulo descreve e analisa a estrutura dos exercícios propostos aos alunos sabre DR, verificando os seguintes aspectos: as orientações dadas ao professor no manual; os tipos de exercícios apresentados para os alunos e se os exercícios são de análise lingüística, produção de texto ou leitura. Concluímos que apesar de todas as coleções tratarem o DR, a maioria estuda este fenômeno lingüístico como “desculpa” para exercícios de transformação de uma modalidade discursiva em outra, tornando-se apenas um exercício gramatical para verificar se o aluno é capaz de usar a tempo verbal apropriado, o pronome, advérbios e locuções adverbiais adequados à variante em questão. Outro aspecto observado foi a falta de exercícios de DR na seção leitura.
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Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O discurso reportado é usado pelo falante / escritor a todo instante: nas mesas dos bares ao contarmos algo que alguém nos disse, nos tribunais quando o juiz reporta a fala do réu ao escrevente, nos romances que lemos para deleite, ... E também coma conteúdo a ser estudado apreendido no Ensino Fundamental. O estudo do discurso reportado é muito importante uma ver que se faz necessário evidenciar as nuances e os matizes que ele pode conferir à enunciação. O propósito deste trabalho é analisar principalmente à luz de Bakhtin o discurso reportado (DR) nos livros didáticos (LD´s) de Língua Portuguesa. O corpus do trabalho foi constituído por 10 coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). As coleções foram escolhidas aleatoriamente para que não houvesse tendência a um resultado. A dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro discute a fundamentação teórica que norteia toda a analise presentes nos capítulos seguintes. Neste capitulo, estudamos tanto os aspectos formais quanto os estilístico-pragmático do DR, bem como um breve histórico do DIL, variante conhecida como a mais complexa. Estudamos também as concepções de linguagem à luz de Geraldi (1984) e as orientações do PCN de Língua Portuguesa para a elaboração de uma coleção didática a planejamento de aulas pelo professor. O segundo capitulo descreve analisa a conceito de discurso reportado presente nos LD´s, observando de que maneira o conceito de DR é apresentado nos LD´s. O terceiro capitulo descreve e analisa a estrutura dos exercícios propostos aos alunos sabre DR, verificando os seguintes aspectos: as orientações dadas ao professor no manual; os tipos de exercícios apresentados para os alunos e se os exercícios são de análise lingüística, produção de texto ou leitura. Concluímos que apesar de todas as coleções tratarem o DR, a maioria estuda este fenômeno lingüístico como “desculpa” para exercícios de transformação de uma modalidade discursiva em outra, tornando-se apenas um exercício gramatical para verificar se o aluno é capaz de usar a tempo verbal apropriado, o pronome, advérbios e locuções adverbiais adequados à variante em questão. Outro aspecto observado foi a falta de exercícios de DR na seção leitura.
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Cleide Maria Teixeira Veloso dos Passos
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Letras Digitais
As Cartas do Leitor nas Revistas Nova Escola e Educação
Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar as marcas discursivas e interativas que caracterizam as cartas do leitor veiculadas nas revistas de âmbito nacional –“Nova Escola”- e – “Educação”-, referente ao ano 2000. Essas revistas são direcionadas a um grupo alvo definido: o professor. Foram analisadas 275 cartas, tendo sido 167 publicadas na Revista - Nova Escola - e 108 na revista Educação. Tratam-se de um tipo de correspondência de caráter público, que aborda os mais variados assuntos, com foco direcionado em questões da área de educação. Essas cartas são dirigidas à redação das revistas com o objetivo de elogiar, agradecer, criticar, propor reflexões, relatar experiências, sugerir ou solicitar algo. Elas reportam-se a artigos publicados, fazendo comentários a respeito destes, concordando ou discordando dos mesmos; a outras cartas anteriormente publicadas; a autores de artigos; à própria equipe da revista, fazendo solicitações, sugestões ou comentando mudanças realizadas da revista. As cartas ao leitor são constituídas de seqüências argumentativas, expositivas, narrativas e descritivas, mas vale ressaltar que estas seqüências não aparecem individualmente em cada carta, elas se misturam, encontrando-se em cada uma das cartas analisadas mais de uma destas seqüências discursivas, sendo, no entanto, possível determinar a seqüência predominante em cada texto. No corpus analisado, há uma maior incidência das seqüências argumentativas. As marcas presentes na carta do leitor são o uso abusivo da primeira pessoa verbal, imprimindo no texto um tom subjetivo, a utilização constante de questionamentos: emprego de orações interrogativas e imperativas, indicando a interatividade.
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Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar as marcas discursivas e interativas que caracterizam as cartas do leitor veiculadas nas revistas de âmbito nacional –“Nova Escola”- e – “Educação”-, referente ao ano 2000. Essas revistas são direcionadas a um grupo alvo definido: o professor. Foram analisadas 275 cartas, tendo sido 167 publicadas na Revista - Nova Escola - e 108 na revista Educação. Tratam-se de um tipo de correspondência de caráter público, que aborda os mais variados assuntos, com foco direcionado em questões da área de educação. Essas cartas são dirigidas à redação das revistas com o objetivo de elogiar, agradecer, criticar, propor reflexões, relatar experiências, sugerir ou solicitar algo. Elas reportam-se a artigos publicados, fazendo comentários a respeito destes, concordando ou discordando dos mesmos; a outras cartas anteriormente publicadas; a autores de artigos; à própria equipe da revista, fazendo solicitações, sugestões ou comentando mudanças realizadas da revista. As cartas ao leitor são constituídas de seqüências argumentativas, expositivas, narrativas e descritivas, mas vale ressaltar que estas seqüências não aparecem individualmente em cada carta, elas se misturam, encontrando-se em cada uma das cartas analisadas mais de uma destas seqüências discursivas, sendo, no entanto, possível determinar a seqüência predominante em cada texto. No corpus analisado, há uma maior incidência das seqüências argumentativas. As marcas presentes na carta do leitor são o uso abusivo da primeira pessoa verbal, imprimindo no texto um tom subjetivo, a utilização constante de questionamentos: emprego de orações interrogativas e imperativas, indicando a interatividade.
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4 de março de 2002
Maria Verônica Andrade da Silveira Edmundson
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Letras Digitais
O Livro Didático de Língua Inglesa: compreensão de textos no Ensino Médio
Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho do pesquisa descreve a maneira como as atividades do compreensão de textos são apresentadas nos livros didáticos de Inglês, destinados ao Ensino Médio. Tem-se como objetivo geral verificar se tais atividades proporcionam ao leitor / aluno maior reflexão e uso do raciocínio, contribuindo para a formação de leitores mais eficazes, ou se exigem, apenas, uma transcrição, ou seja, uma cópia do texto. Investigamos, também, se os temas dos textos estão em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esses objetivos norteiam o estudo aqui relatado, que busca analisar a natureza dos textos e as tarefas sugeridas nos livros didáticos de Língua Inglesa para o Ensino Médio, publicados no Brasil. Nosso corpus constitui-se do um questionário aplicado aos professores, e de um levantamento dos livros didáticos do Inglês, adotados em algumas escolas particulares e públicas das cidades de Recife e Olinda. Iniciamos nossa análise a partir da descrição estrutural apresentada em cada unidade dos livros adotados. Submetemos à analise dos dados, coletados, confrontando-os com as respostas dos professores, momenta em que os textos foram observados quanto à interdisciplinaridade, à transversalidade, aos gêneros e às seqüências lingüísticas. Em seguida, procedemos a classificação das atividades de compreensão de textos. Concluímos que há uma variedade do atividades de compreensão de textos, mas muitas delas exigem apenas decodificação, obliterando a compreensão. São poucas as que se baseiam em inferências e que incentivam a reflexão sobre os conteúdos dos abordados. Os resultados sugerem que os professores façam uma analise mais crítica antes do adotarem um livro didático. Esperamos que os resultados obtidos sirvam de subsídios ao desenvolvimento de um ensino de leitura que promova a interdisciplinaridade e a transversalidade de temas e estimulem a uso de tarefas que contribuam para a formação do aluno como cidadão o leitor critico.
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Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho do pesquisa descreve a maneira como as atividades do compreensão de textos são apresentadas nos livros didáticos de Inglês, destinados ao Ensino Médio. Tem-se como objetivo geral verificar se tais atividades proporcionam ao leitor / aluno maior reflexão e uso do raciocínio, contribuindo para a formação de leitores mais eficazes, ou se exigem, apenas, uma transcrição, ou seja, uma cópia do texto. Investigamos, também, se os temas dos textos estão em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esses objetivos norteiam o estudo aqui relatado, que busca analisar a natureza dos textos e as tarefas sugeridas nos livros didáticos de Língua Inglesa para o Ensino Médio, publicados no Brasil. Nosso corpus constitui-se do um questionário aplicado aos professores, e de um levantamento dos livros didáticos do Inglês, adotados em algumas escolas particulares e públicas das cidades de Recife e Olinda. Iniciamos nossa análise a partir da descrição estrutural apresentada em cada unidade dos livros adotados. Submetemos à analise dos dados, coletados, confrontando-os com as respostas dos professores, momenta em que os textos foram observados quanto à interdisciplinaridade, à transversalidade, aos gêneros e às seqüências lingüísticas. Em seguida, procedemos a classificação das atividades de compreensão de textos. Concluímos que há uma variedade do atividades de compreensão de textos, mas muitas delas exigem apenas decodificação, obliterando a compreensão. São poucas as que se baseiam em inferências e que incentivam a reflexão sobre os conteúdos dos abordados. Os resultados sugerem que os professores façam uma analise mais crítica antes do adotarem um livro didático. Esperamos que os resultados obtidos sirvam de subsídios ao desenvolvimento de um ensino de leitura que promova a interdisciplinaridade e a transversalidade de temas e estimulem a uso de tarefas que contribuam para a formação do aluno como cidadão o leitor critico.
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1 de março de 2002
Silvana da Silva Ribeiro
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As Citações em Textos Científicos
Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar as citações nos textos científicos, especificamente em monografias de alunos de especialização. Para tanto, foram investigadas dez monografias, sendo cinco da UFPE, do ano de 1999 e cinco da UESPI, ano 2000. Observou-se, nestas, as formas usadas pelo aluno-autor para citar os discursos dos autores-fonte,o que levou a detectar quatro categorias de citação: citações bibliográficas; citações com expressões adverbiais, citações com construções sintáticas e citações acompanhadas por verbo discendi + referência bibliográfica. Para representar estas categorias foi escolhido pelo menos um exemplo de cada monografia, que foi analisada quanto ao estabelecimento de fatores de textualidade tais como: correção, clareza e coerência. Quando não se encontrou nestas monografias exemplos para representar essas categorias, extraiu-se de uma mesma dois exemplos ou mais, a fim de que se pudesse ter uma visão do percentual de citações dentro de cada uma dessas categorias. A análise destas formas de citação nos revelou que a constituição do fator subjetividade, que por sua vez consiste no posicionamento do autor, esta mais ligada a sua consciência em relação ao tema sobre o qual escreve, do que a forma de que se utiliza para citar discursos. Entretanto, o uso dessas formas revela que autor sabe o que cita e para quê, fato que torna seu texto mais coerente e estruturado. Desta forma, seu texto apresenta-se mais subjetivo, visto que, neste caso o autor tem a consciência dos fatores de textualidade e utiliza-os coerentemente revelando harmonização estabelecida no que diz respeito aos aspectos teóricos (a teoria citada) e práticos (a argumentação construída com o que foi citado).
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Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar as citações nos textos científicos, especificamente em monografias de alunos de especialização. Para tanto, foram investigadas dez monografias, sendo cinco da UFPE, do ano de 1999 e cinco da UESPI, ano 2000. Observou-se, nestas, as formas usadas pelo aluno-autor para citar os discursos dos autores-fonte,o que levou a detectar quatro categorias de citação: citações bibliográficas; citações com expressões adverbiais, citações com construções sintáticas e citações acompanhadas por verbo discendi + referência bibliográfica. Para representar estas categorias foi escolhido pelo menos um exemplo de cada monografia, que foi analisada quanto ao estabelecimento de fatores de textualidade tais como: correção, clareza e coerência. Quando não se encontrou nestas monografias exemplos para representar essas categorias, extraiu-se de uma mesma dois exemplos ou mais, a fim de que se pudesse ter uma visão do percentual de citações dentro de cada uma dessas categorias. A análise destas formas de citação nos revelou que a constituição do fator subjetividade, que por sua vez consiste no posicionamento do autor, esta mais ligada a sua consciência em relação ao tema sobre o qual escreve, do que a forma de que se utiliza para citar discursos. Entretanto, o uso dessas formas revela que autor sabe o que cita e para quê, fato que torna seu texto mais coerente e estruturado. Desta forma, seu texto apresenta-se mais subjetivo, visto que, neste caso o autor tem a consciência dos fatores de textualidade e utiliza-os coerentemente revelando harmonização estabelecida no que diz respeito aos aspectos teóricos (a teoria citada) e práticos (a argumentação construída com o que foi citado).
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28 de fevereiro de 2002
Maria Stella Rangel da Silva
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Letras Digitais
A Circulação do Texto Jornalístico na Escola
Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Tomando por base os conceitos da teoria das representações sociais, e do interacionismo sócio-discursivo, esse estudo objetiva investigar a circulação do texto jornalístico na escola de Ensino Médio e a compreensão intertextual e crítica desses mesmos textos como uma prática social produtora de sentidos e, como tal, perpassada de ideologia. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de questionários, entrevistas e conversas informais, observação de aulas e oficinas de leitura do texto jornalístico, em duas escolas de Ensino Médio, uma da Rede Pública e outra da Rede Particular, na cidade de Teresina, Estado do Piauí. Os resultados apontam para a necessidade de subsidiar a leitura com uma base de conhecimento operacionalizada, tendo por fundamento as noções de gêneros textuais e o uso de estratégias discursivas e interacionais. Em termos de implicações pedagógicas, os resultados desta pesquisa ensejaram a postulação de que o jornal pode ser mais uma alternativa de leitura em sala de aula visando propiciar o desenvolvimento do leitor crítico exigido pela nova ordem social e pelos princípios estruturadores da atual proposta curricular para o Ensino Médio.
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Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Tomando por base os conceitos da teoria das representações sociais, e do interacionismo sócio-discursivo, esse estudo objetiva investigar a circulação do texto jornalístico na escola de Ensino Médio e a compreensão intertextual e crítica desses mesmos textos como uma prática social produtora de sentidos e, como tal, perpassada de ideologia. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de questionários, entrevistas e conversas informais, observação de aulas e oficinas de leitura do texto jornalístico, em duas escolas de Ensino Médio, uma da Rede Pública e outra da Rede Particular, na cidade de Teresina, Estado do Piauí. Os resultados apontam para a necessidade de subsidiar a leitura com uma base de conhecimento operacionalizada, tendo por fundamento as noções de gêneros textuais e o uso de estratégias discursivas e interacionais. Em termos de implicações pedagógicas, os resultados desta pesquisa ensejaram a postulação de que o jornal pode ser mais uma alternativa de leitura em sala de aula visando propiciar o desenvolvimento do leitor crítico exigido pela nova ordem social e pelos princípios estruturadores da atual proposta curricular para o Ensino Médio.
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Carlos Newton de Souza Lima Júnior
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Vida de Quaderna e Simão
Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura (Doutorado)
Resumo: Tese-armonial de louvor e sagração, na qual se narra o misterioso aparecimento de D. Quixote em pleno Nordeste do Brasil, no Sertão seco, alto, áspero e pedregoso dos Cariris Velhos da Paraíba do Norte. As pelejas do Cavaleiro andante em defesa da Cultura brasileira! Os moinhos de vento do colonialismo cultural e a Demanda novelosa do nacional e do popular! Como a Vida imita a Arte, através da Cavalgada à Pedra do Reino e do Romance de D. Sebastião, o Encoberto! Sensacionais incursões pelo império tirano da Beleza! Arte como missão, e libertação! Intrigas, presepadas, aventuras e embates literários, no Sertão e no Litoral! Visagens proféticas, astrosas e agoureiras! Enigma, ódio, calúnia, amor, verdade e redenção!
Ave Musa incandescente,
Dai-me a vossa proteção!
Cantarei, aqui, a vida
De Quaderna e de Simão
A rocha-viva da Raça,
Forjada em ouro sem jaça,
Coroa, cetro e brasão!
Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura (Doutorado)
Resumo: Tese-armonial de louvor e sagração, na qual se narra o misterioso aparecimento de D. Quixote em pleno Nordeste do Brasil, no Sertão seco, alto, áspero e pedregoso dos Cariris Velhos da Paraíba do Norte. As pelejas do Cavaleiro andante em defesa da Cultura brasileira! Os moinhos de vento do colonialismo cultural e a Demanda novelosa do nacional e do popular! Como a Vida imita a Arte, através da Cavalgada à Pedra do Reino e do Romance de D. Sebastião, o Encoberto! Sensacionais incursões pelo império tirano da Beleza! Arte como missão, e libertação! Intrigas, presepadas, aventuras e embates literários, no Sertão e no Litoral! Visagens proféticas, astrosas e agoureiras! Enigma, ódio, calúnia, amor, verdade e redenção!
Ave Musa incandescente,
Dai-me a vossa proteção!
Cantarei, aqui, a vida
De Quaderna e de Simão
A rocha-viva da Raça,
Forjada em ouro sem jaça,
Coroa, cetro e brasão!
Que seja rouco o meu Canto
rimado ao Sol da graúna,
no doidespero do Tempo
desde a furna da Pavuna:
lançai luz sobre o Segredo,
que alguns chamam Cervonegro,
e outros dizem Suassuna!
26 de fevereiro de 2002
Maria Goreth de Sousa Varão
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Letras Digitais
A Correção de Textos Narrativos de 5ª e 6ª Séries
Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A presente dissertação é um estudo exploratório sobre as correções feitas nos textos de alunos por professores de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental, objetivando conhecer a concepção que esses profissionais têm sobre a coerência narrativa. Para isso, foi aplicado um questionário a oito professoras de uma Escola Pública, em Teresina-PI, assistimos às aulas dessas informantes sobre a narrativa, e depois analisamos as correções de 125 textos de alunos fornecidos por elas. A pesquisa revelou que a prática dessas professoras ainda é tradicional: o que impera é o ensino da gramática; a produção textual não recebe a mesma atenção por parte das professoras, que o ensino da gramática. A análise também revelou que “coerência narrativa” é um critério de avaliação que se aplica a qualquer gênero textual, já que ela decorre da existência, no texto, de “começo, meio e fim”. Comparando as respostas dos questionários com as correções aos textos, concluímos que falta a essas professoras não só conhecimento atualizado de Lingüística Textual e de modelos de análise da narrativa, mas, principalmente, falta-lhes metodologia, ou melhor, como pôr em prática o conhecimento de que dispõem. Este estudo não pretende mostrar a solução para o problema, mas, espera-se motivar outros estudos e outras práticas.
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Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A presente dissertação é um estudo exploratório sobre as correções feitas nos textos de alunos por professores de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental, objetivando conhecer a concepção que esses profissionais têm sobre a coerência narrativa. Para isso, foi aplicado um questionário a oito professoras de uma Escola Pública, em Teresina-PI, assistimos às aulas dessas informantes sobre a narrativa, e depois analisamos as correções de 125 textos de alunos fornecidos por elas. A pesquisa revelou que a prática dessas professoras ainda é tradicional: o que impera é o ensino da gramática; a produção textual não recebe a mesma atenção por parte das professoras, que o ensino da gramática. A análise também revelou que “coerência narrativa” é um critério de avaliação que se aplica a qualquer gênero textual, já que ela decorre da existência, no texto, de “começo, meio e fim”. Comparando as respostas dos questionários com as correções aos textos, concluímos que falta a essas professoras não só conhecimento atualizado de Lingüística Textual e de modelos de análise da narrativa, mas, principalmente, falta-lhes metodologia, ou melhor, como pôr em prática o conhecimento de que dispõem. Este estudo não pretende mostrar a solução para o problema, mas, espera-se motivar outros estudos e outras práticas.
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Fanny Longa Romero
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Relações entre Língua e Identidade em uma Comunidade Bilíngüe: o grupo etnolingüístico Taurepang
Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Neste estudo examinamos a construção e negociação da identidade étnica a partir da escolha de língua e das atitudes lingüísticas numa comunidade indígena de filiação lingüística caribe nomeada Taurepang. Os Taurepang são um subgrupo que está localizado numa área tríplice entre a Venezuela, o Brasil e a República Cooperativa da Guiana o qual forma parte da matriz cultural Pemon. As relações entre língua e identidade foram focalizadas por meio da situação de bilingüismo presente na comunidade de estudo. Assim, no grupo Taurepang são faladas tanto a língua indígena quanto línguas envolventes como o espanhol da Venezuela, o português do Brasil e o inglês da Guiana, dependendo da área geográfica em que esses índios estejam assentados. O comportamento social dos Taurepang em relação às línguas que usam nos permitiu compreender que a língua indígena, além de ser um dos critérios mais importantes usado por esses índios para construir e interpretar as representações de identidade sobre si mesmos e sobre os outros, é também um elemento que promove o engajamento e ação social dentro do grupo com o fim de preservar e legitimar seus sistemas de significação cultural.
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Orientação: Adair Pimentel Palácio
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Resumo: Neste estudo examinamos a construção e negociação da identidade étnica a partir da escolha de língua e das atitudes lingüísticas numa comunidade indígena de filiação lingüística caribe nomeada Taurepang. Os Taurepang são um subgrupo que está localizado numa área tríplice entre a Venezuela, o Brasil e a República Cooperativa da Guiana o qual forma parte da matriz cultural Pemon. As relações entre língua e identidade foram focalizadas por meio da situação de bilingüismo presente na comunidade de estudo. Assim, no grupo Taurepang são faladas tanto a língua indígena quanto línguas envolventes como o espanhol da Venezuela, o português do Brasil e o inglês da Guiana, dependendo da área geográfica em que esses índios estejam assentados. O comportamento social dos Taurepang em relação às línguas que usam nos permitiu compreender que a língua indígena, além de ser um dos critérios mais importantes usado por esses índios para construir e interpretar as representações de identidade sobre si mesmos e sobre os outros, é também um elemento que promove o engajamento e ação social dentro do grupo com o fim de preservar e legitimar seus sistemas de significação cultural.
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19 de fevereiro de 2002
Normanda da Silva Beserra
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Relações Textuais em Itens de Avaliação de Leitura
Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O desvelamento dos sentidos do texto é um dos aspectos mais explorados em itens de avaliação de leitura e, dentro desse aspecto, as relações textuais têm uma significativa relevância a julgar pela grande ocorrência dessas práticas nos diversos gêneros textuais. Nesta dissertação, são analisados 8 itens de teste de português do SAEPE – Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – aplicados a alunos da 3ª série do Ensino Médio, no ano 2000. Na análise, buscou-se, além de verificar os aspectos técnicos de elaboração, identificar o proponente e a categoria da relação textual, o nível de competência cognitiva exigido, assim como o tipo de formulação e o seu conteúdo. O critério básico utilizado na seleção dos itens foi a evidência de relações textuais na formulação, tendo sido identificadas relações intertextuais do tipo restritas/ explícitas (citação) e por associação de conteúdos (intertextualidade no sentido amplo) (Koch, 2000). Essa classificação vincula-se ao proponente da relação textual, uma vez que esta é proposta pelo autor do texto, no caso da citação ou alusão, ou pelo formulador do item, quando ele seleciona e aproxima dois ou mais textos que guardam entre si algum tipo de identidade, seja ela temática (associação de conteúdo) ou formal. Nos itens analisados, foram identificados os três níveis de complexidade de competência cognitiva explicitados na Matriz Curricular de Referência do SAEPE, quais sejam, básico, operacional e global, respectivamente, de menor, médio e maior grau de complexidade. Quanto à tipologia da pergunta, optou-se por adotar o estudo de Marcuschi (2001), em que são analisados exercícios de compreensão de texto propostos em livros didáticos, tendo sido identificados três dos nove tipos de perguntas classificadas pelo pesquisador: inferenciais, globais e metalingüísticas. O estudo sobre o conteúdo dos itens identificou 5 competências de leitura, sintetizadas em habilidades de reconhecimento de diferentes aspectos das relações textuais: função do intertexto, relação texto verbal/cartum, classificação de relações intertextuais, incoerência no uso do intertexto e relação temática entre textos verbais. Os oito itens foram aplicados a formandos de Letras das instituições que mantêm esse curso na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de analisar o desempenho desses alunos, que estão para entrar no mercado de trabalho, em itens de leitura, os quais guardam estreita relação com as novas concepções de ensino de língua, preconizadas, inclusive, nos PCNs. É apresentada, também, a análise do padrão de erro entre os formandos de Letras. Através da separação entre os alunos de desempenho satisfatório (com percentual de acerto de, no mínimo, 62,5%) e os de desempenho insatisfatório (abaixo desse índice), verifica-se o percentual de investimento, de ambos os grupos, nas alternativas erradas. A identificação de padrões semelhantes de erro nos dois grupos indica baixa capacidade de discriminação do item, ou seja, baixa capacidade de distinguir o aluno que possui aquela habilidade testada daquele que ainda não a construiu. Esse aspecto, ao lado do índice de dificuldade, serve de critério para a qualificação do item. O trabalho constitui uma contribuição na área de construção de itens de leitura de resposta única, em avaliação de rede escolar.
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Orientação: Angela Paiva Dionisio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O desvelamento dos sentidos do texto é um dos aspectos mais explorados em itens de avaliação de leitura e, dentro desse aspecto, as relações textuais têm uma significativa relevância a julgar pela grande ocorrência dessas práticas nos diversos gêneros textuais. Nesta dissertação, são analisados 8 itens de teste de português do SAEPE – Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – aplicados a alunos da 3ª série do Ensino Médio, no ano 2000. Na análise, buscou-se, além de verificar os aspectos técnicos de elaboração, identificar o proponente e a categoria da relação textual, o nível de competência cognitiva exigido, assim como o tipo de formulação e o seu conteúdo. O critério básico utilizado na seleção dos itens foi a evidência de relações textuais na formulação, tendo sido identificadas relações intertextuais do tipo restritas/ explícitas (citação) e por associação de conteúdos (intertextualidade no sentido amplo) (Koch, 2000). Essa classificação vincula-se ao proponente da relação textual, uma vez que esta é proposta pelo autor do texto, no caso da citação ou alusão, ou pelo formulador do item, quando ele seleciona e aproxima dois ou mais textos que guardam entre si algum tipo de identidade, seja ela temática (associação de conteúdo) ou formal. Nos itens analisados, foram identificados os três níveis de complexidade de competência cognitiva explicitados na Matriz Curricular de Referência do SAEPE, quais sejam, básico, operacional e global, respectivamente, de menor, médio e maior grau de complexidade. Quanto à tipologia da pergunta, optou-se por adotar o estudo de Marcuschi (2001), em que são analisados exercícios de compreensão de texto propostos em livros didáticos, tendo sido identificados três dos nove tipos de perguntas classificadas pelo pesquisador: inferenciais, globais e metalingüísticas. O estudo sobre o conteúdo dos itens identificou 5 competências de leitura, sintetizadas em habilidades de reconhecimento de diferentes aspectos das relações textuais: função do intertexto, relação texto verbal/cartum, classificação de relações intertextuais, incoerência no uso do intertexto e relação temática entre textos verbais. Os oito itens foram aplicados a formandos de Letras das instituições que mantêm esse curso na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de analisar o desempenho desses alunos, que estão para entrar no mercado de trabalho, em itens de leitura, os quais guardam estreita relação com as novas concepções de ensino de língua, preconizadas, inclusive, nos PCNs. É apresentada, também, a análise do padrão de erro entre os formandos de Letras. Através da separação entre os alunos de desempenho satisfatório (com percentual de acerto de, no mínimo, 62,5%) e os de desempenho insatisfatório (abaixo desse índice), verifica-se o percentual de investimento, de ambos os grupos, nas alternativas erradas. A identificação de padrões semelhantes de erro nos dois grupos indica baixa capacidade de discriminação do item, ou seja, baixa capacidade de distinguir o aluno que possui aquela habilidade testada daquele que ainda não a construiu. Esse aspecto, ao lado do índice de dificuldade, serve de critério para a qualificação do item. O trabalho constitui uma contribuição na área de construção de itens de leitura de resposta única, em avaliação de rede escolar.
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