Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

21 de dezembro de 2004

Telma Maria Dutra

A Narrativa Especular em Helena Parente Cunha

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

O presente estudo realizou-se a partir da investigação da relação entre a criação literária e a realidade da época de produção do romance Mulher no espelho, obra da escritora baiana, contemporânea, Helena Parente Cunha. O móvel da pesquisa foi olhar a mulher protagonista do discurso ficcional daquele romance, em consonância à mulher do cotidiano real. Neste ponto, pretendemos elucidar os procedimentos teórico-literários que a autora teria empregado para configurar o perfil feminino de sua protagonista, a partir da matéria prima do contexto histórico social real, além de nos prolongar na observação quanto ao compromisso de Helena Parente Cunha com a condição humana em relação às desigualdades de gêneros. O interesse em surpreendermos no texto ficcional a mulher de seu tempo realizou-se mediante a observação da estruturação da obra, visando a alguns aspectos sociais mediatizados na organização interna do romance em foco. Ao determo-nos na relação autor/obra/realidade, sem a ingenuidade de um mero espelhamento do real na obra de arte literária, propusemo-nos à investigação não da correspondência com pessoas vivas, mas como o real serviu de matéria para o complexo narrativo da ficção.

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20 de dezembro de 2004

Maria de Fátima Almeida

Movimentos Discursivos do Leitor na Construção do Sentido do Texto na Sala de Aula: uma análise de aulas de leitura na 5ª série

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Este estudo visa a compreender os processos de construção de sentido na atividade de leitura na escola. Fundamentamo-nos na perspectiva sócio-interacionista elaborada por Bakhtin / Volochinov (1929/1981), Bakhtin (1992) e François (1996/1998), na qual a linguagem é dialógica e produz movimentos interativos, que auxiliam na interpretação e no sentido do texto. O procedimento metodológico revela os movimentos discursivos que ocorrem no ato de ler, numa quinta série do Ensino Fundamental. Os movimentos demonstram o caráter dinâmico da linguagem, através dos modos de ver ou de ler dos sujeitos que atuam interativamente no espaço escolar. Verificamos que a leitura é uma questão de olhar ou ponto de vista dos leitores. Os resultados demonstram que a interação entre professor e aluno e aluno/aluno permite visualizar que o sentido é construído num processo de retomada-modificação entre os leitores, que se constituem os articuladores das interpretações, das escolhas e das leituras possíveis. Se o professor possibilita um diálogo de leituras, a sala de aula torna-se um espaço aberto às descobertas, resultantes do trabalho dos sujeitos leitores, que alternam reflexões interativas e interpretativas.

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8 de novembro de 2004

Neuza Maria Pontes de Mendonça

Brincando de Consumir”: as figuras de linguagem na publicidade em revistas para crianças

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística

Este trabalho descreve o papel dos recursos retóricos ou figuras de linguagem na construção de textos publicitários destinados ao público infantil considerando também os recursos lingüísticos polissemia e antonímia, responsáveis pela plurissignificação das palavras. Situando-se no campo dos estudos lingüísticos da semântica, da retórica, com suporte de alguns conceitos da teoria dos gêneros e da tipologia textual, numa abordagem qualitativa, analisa as estruturas argumentativa, descritiva e narrativa do discurso, e da presença dos recursos retóricos para a construção dos discursos persuasivos. Para tanto, utiliza-se de um corpus de dezesseis (16) textos de diversos produtos destinados ao público infantil, extraídos da revista semanal Recreio da Editora Abril, no período de outubro de 2000 a outubro de 2003. Também caracteriza-se o público a que se destina o objeto desta pesquisa – as crianças, a fim de mostrar como se comportam e reagem frente a ações que dependem, na maioria dos casos, da interferência dos adultos – o processo de compra/aquisição dos produtos. Sabe-se também que esse tipo de publicidade, pelo meio que é veiculado, é destinado a um público infantil de famílias de classe média à rica. O estudo e a investigação conduziram à constatação de que a presença dos recursos retóricos: metáfora, metonímia e hipérbole, o "jogo" polissêmico e o antonímico, a influência das cores e das imagens constroem um discurso que se propõe a convencer, seduzir, provocar mudanças de idéias e formas de comportamento.

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4 de outubro de 2004

Alcina Bechara Lapa

Literatura Feminina no Inicio do Século XX: o caso de Ercília Nogueira Cobra

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Visamos a analisar, na presente pesquisa, as obras de Ercília Nogueira Cobra, escritora e pensadora que viveu na virada do século XIX e defendeu, através de seus dois livros Virgindade Inútil – Novela de Uma Revoltada (romance) e Virgindade Anti-Higiênica – Preconceitos e Convenções Hipócritas (ensaio), baseada numa proposta pedagógica, uma nova maneira de olhar e educar as mulheres para a sua realização profissional e sexual. Pelos títulos já se tem uma idéia do escândalo que eles provocaram no início do século XX, numa sociedade repressora e conservadora em que a mulher não tinha a menor visibilidade, tendo sua obra sido recolhida pela polícia, motivo pelo qual foi presa e cognominada de pornográfica.

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1 de outubro de 2004

Arcélio Alves Fortes

Política e Planejamento Lingüísticos para o MERCOSUL: uma análise dos livros didáticos de espanhol usados em Alagoas

Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística

Esta pesquisa tem por objetivo constatar se o Brasil desenvolve alguma política ou planejamento lingüístico para a integração com seus parceiros comerciais do MERCOSUL através da análise de livros didáticos de espanhol produzidos no país e usados em Alagoas, mais precisamente na cidade de Maceió. Para alcançar esse objetivo selecionamos as quatro coleções de livros didáticos de língua espanhola mais usadas na rede privada de ensino no nível médio: Español Sin Frontera, da Editora Scipione; Español Hoy, editado por Scipione e Anaya; Expansión: Español en Brasil, publicado pela FTD e Mucho: Español para Brasileños, editado pela Moderna. Para a análise do corpus, usamos conceitos da Lingüística Aplicada (Leffa, 1999), Lexicologia (Lipsky, 1994), Análise do Discurso (Orlandi, 1988), Política Educacional (Hoffling, 2001), e Direito Constitucional (cf, 1988). Analisamos quantitativamente o aparecimento de variantes lingüísticas, temas culturais e menções de palavras que reportassem tanto a Espanha quanto aos países hispano-falantes pertencentes ao MERCOSUL para comprovar a aproximação de nosso país com Argentina, Paraguai e Uruguai. Constatou-se que as coleções Español Sin Fronteras, Español Hoy e Expasión: Español en Brasil não proporcionavam ao aluno brasileiro a aproximação com os países do Mercado Comum do Sul em contraponto com a Coleção Mucho: Español para Brasileños que, conforme suas autoras propõem, busca com que o estudante brasileiro conheça melhor seus vizinhos continentais.

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15 de setembro de 2004

Ageirton dos Santos Silva

Contrastes e Confrontos: a antonímia no cancioneiro de Elba Ramalho

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Embora a antonímia desempenhe um papel relevante no funcionamento da linguagem, visto que é um dos processos mnemônicos mais ativados na categorização da experiência, ainda está por merecer maior atenção da parte dos que se dedicam ao estudo da linguagem. A falta de uma discussão mais ampla e continuada sobre a antonímia tem dificultado uma descrição mais objetiva e mais segura a respeito da questão. Os problemas oriundos de uma descrição pouco rigorosa sobre os fenômenos lingüísticos de uma dada língua vão se refletir, naturalmente, em suas gramáticas. No caso do tema em foco, vão desde a imprecisão e a má formulação do seu conceito a equívocos na identificação de diversos pares antonímicos e se fazem presentes em manuais didáticos, gramáticas e até em dicionários especializados, sejam de termos lingüísticos ou de antônimos. Buscando sanar tais dificuldades em torno do tema, alguns estudiosos formularam propostas para a categorização das oposições de significado. Dentro do arcabouço teórico da semântica formal, que enfoca o tema em estudo como uma relação de incompatibilidade de sentido estabelecida no plano paradigmático, a proposta de Lyons (1977) é a mais seguida. Com base nas proposições teóricas desse autor, realiza-se a análise do corpus, constituído por letras de canções do repertório da cantora Elba Ramalho.

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14 de setembro de 2004

Rosa Maria da Silva Pinto

Quem Anuncia, Vende: um estudo dos classificados de vendas de imóveis

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística

Este trabalho investiga de que maneira a seleção lexical atua enquanto instrumento de persuasão nos textos publicitários. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, tenta interpretar a associação existente entre seleção lexical, produto anunciado e destinatário. Para isso, investiga-se, a partir do título e da nomeação do produto, de que modo o emissor, fazendo uso da seleção lexical, é capaz de engendrar uma figura idealizada do destinatário e simultaneamente criar uma representação positiva do produto. O corpus, constituído de dez anúncios classificados de venda de imóveis novos, denominados anúncios classificados destacados, foram coletados aos domingos no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco, entre 2003 e 2004. Na investigação constatou-se que a seleção lexical está diretamente relacionada à classe socioeconômica do destinatário e reflete-lhe os anseios, o estilo de vida e os valores ideologicamente consagrados pela classe social a que ele pertence. Sendo assim, a escolha do léxico exerce papel decisivo na definição da estratégia persuasiva dessas publicidades. Isso nos levou a refletir sobre a necessidade de dotar os usuários da língua de instrumentos que possibilitem, a partir do léxico, uma leitura mais crítica desses textos.

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13 de setembro de 2004

Josemar José Barbosa

Aspectos da Interação e Processamento no Discurso Terapêutico

Orientação: Kazuê Saito Monteiro de Barros
Área de Concentração: Linguística

A capacidade de construir sentidos e transmiti-los através da linguagem está na essência do poder criativo do ser humano. No entanto, esta construção só se torna possível na sociointeração, que se realiza no espaço físico e sociosubjetivo dos interlocutores. Partindo de uma concepção de língua/linguagem em que o falante/escritor e o ouvinte/leitor são ativos no processo de atribuir significado as unidades lingüísticas, esta dissertação interessa-se pelo estudo da interação entre psicoterapeuta e paciente, os protagonistas do Discurso Terapêutico. O corpus utilizado na pesquisa foi proveniente da gravação de sessões de psicoterapia. O trabalho está sustentado no tripé teórico, constituído pela teoria das faces de Goffman, teoria dos enquadres de Bateson, o modelo das estratégias de polidez positiva e negativa nos atos de ameaça à face de Brown e Levinson. A partir da conjunção desses três modelos teóricos, construiu-se um aparato metodológico que tornou possível fazer um levantamento das principais estratégias interativas utilizadas pelos interactantes, além de perceber as principais características de uma sessão de psicoterapia. A natureza interdisciplinar do trabalho se dá pela aplicação de conceitos Sociolingüística Interacional às práticas psicoterápicas. Seu intuito é oferecer uma explicação, baseada nesta área do conhecimento, sobre o que está acontecendo no “aqui e agora” de uma sessão de psicoterapia.

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26 de agosto de 2004

José Antonio Rufino

Solidão e Exílio: a identidade cultural na obra “Uma Vida em Segredo” de Autran Dourado

Orientação: Maria do Carmo Nino
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Escolhemos para o nosso estudo um dos melhores representantes da ficção latino-americana, mais precisamente brasileira, Autran Dourado, escritor mineiro. O Corpus em análise se limita a obra que retrata o personagem "Biela". Neste estudo as categorias sócio-antropológicas nos ajudam a acompanhar o processo histórico dos indivíduos, e dos grupos humanos à procura de identidade.

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19 de agosto de 2004

Maria Lucia de Sant’ana Nascimento

O Reescrever em Contexto Escolar: um estudo sobre a produção de textos no ensino médio

Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística

Esta pesquisa tem por objetivo descrever e interpretar indícios de processos de escrita em seis textos – duas dissertações argumentativas, duas cartas do leitor e duas narrativas fantásticas –, com duas ou três versões, num total de dezesseis, produzidos por duas alunas do primeiro ano do ensino médio da rede particular de ensino do Cabo de Santo Agostinho, no segundo semestre de 2003. Para análise do corpus, foram adotados alguns princípios da Crítica Genética, o paradigma Indiciário, o sociointeracionismo em Educação e o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1999), entre outros autores. Os estudos genéticos oferecem uma nova possibilidade de abordagem para o texto, ao buscar explicar mecanismos construtores, operações cognitivas e fases do seu processo de criação. A Crítica Genética focaliza o movimento, as escolhas e preferências do autor e propicia entender a escrita não só como produto da inspiração, mas principalmente, como resultado de um refinado trabalho com a linguagem. Além disso, ao rascunho é dado o estatuto de objeto de investigação científica. O manuscrito, espaço de armazenamento de experimentação, guarda vestígios do percurso criativo e subverte o conceito de texto que passa a ser visto como objeto móvel e não linear. Esta abordagem exige métodos mais flexíveis e amplos de análise dos dados singulares, isto é, das pistas que recuperam momentos em que o autor demonstra preocupação com aspectos textuais e discursivos da linguagem: o Paradigma Indiciário e a Indução. Em outras palavras, são levantadas hipóteses explicativas para questões inesperadas, a partir das quais se fazem generalizações, utilizando inferências. Nessa perspectiva, a rasura adquire valor de índice de (re)formulação da escrita. Neste trabalho, constatou-se que uma aluna rasurou bastante, fez alterações principalmente para fins de correção. Já a outra, rasurando muito pouco as versões – suas alterações ocorreram de uma versão para a outra –, refez seguimentos de um determinado texto visando à expressividade da linguagem. As alunas, expostas ao trabalho efetivo da reescrita desde o início do ano letivo de 2003, fizeram alterações significativas em suas produções para além do passar a limpo. Não houve predomínio na natureza dos indícios de reescrita identificada no corpus. Eles variaram de acordo com o gênero produzido. Conclui-se que, ao reescrever, o aluno não se limita a passar a limpo o rascunho, e sim se torna o seu primeiro leitor e expande os recursos expressivos da língua, resolvendo problemas formais e enunciativos, optando pelas melhores soluções e, conseqüentemente, aprimorando a habilidade escrita. Por ter dificuldade de corrigir seus textos, os escritores iniciantes necessitam submetê-los a um olhar externo, ou seja, a mediação do professor.

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