Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

25 de fevereiro de 2005

Mizael Inácio de Oliveira

A Produção de Resumo como Gênero Textual por Alunos de Espanhol no Ensino Médio: uma perspectiva cognitiva

Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística

O resumo é um dos gêneros mais comuns na vida dos estudantes que se encontram cercados por uma variedade de tarefas que lhes exige a habilidade de ler e resumir informações. Para a execução dessas tarefas, esses leitores utilizam complexas operações cognitivas que requerem: a) o apagamento de informações irrelevantes, b) a generalização de idéias individuais, c) a construção de proposições mais globais. A escolha do resumo como tema central desta pesquisa se deu porque na sua produção intervêm, além dos conhecimentos prévios do sujeito, a constituição de novos conhecimentos, já que, em certas condições de produção, esse gênero contribui para uma transformação dos esquemas do sujeito na interação com o texto. A análise dos textos produzidos seguiu a orientação dos postulados sociointeracionistas desenvolvidos por Bakhtin, Bronckart, Dolz e Schneuwly, além dos trabalhos realizados por Kintsch e van Dijk. Foram coletados 60 textos produzidos por alunos da 1ª série do ensino médio de duas escolas da rede privada de ensino do estado de Pernambuco, dos quais 44 foram submetidos à análise com base nas seguintes categorias: 1) princípio de pertinência relativa, 2) macro-regras de redução da informação semântica, 3) reconstrução, distorção e exclusão, 4) justaposição de sentenças e 5) depreensão do tópico discursivo. As análises demonstram que os resumos produzidos pelos alunos acima mencionados não atenderam às especificidades próprias desse gênero, servindo como indicativo da dificuldade encontrada tanto no domínio das regras de sumarização de informação, quanto em escrever em língua espanhola. Uma das soluções vislumbradas a minimização dessa realidade é a presença sistemática desse e de outros gêneros nas aulas de língua estrangeiras, que promoverá, conseqüentemente, mudanças na concepção de língua e de sujeito atualmente presente nas escolas.

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22 de fevereiro de 2005

Cláudia Mendonça de Oliveira

Textualidade em Livros Didáticos de Geografia: o papel da metadiscursividade

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

A responsabilidade pelos elevados e persistentes índices de insucesso verificados no nosso sistema educacional tem sido, sistematicamente, atribuída à má formação do professor e/ou às carências sociais, econômicas e até cognitivas do aluno. Esses diagnósticos têm negligenciado a importância de um elemento que, no caso da escola brasileira, constitui não apenas um importantíssimo, mas, freqüentemente, o único instrumento de (in)formação para alunos e professores: o livro didático. Além disso, estudos relativos à textualidade desses manuais são ainda escassos entre nós, principalmente nas áreas de disciplinas introduzidas após a alfabetização, como a Geografia. Daí uma das razões desta investigação. Motivados por experiências pessoais e embasados em autores que nos fazem refletir sobre a textualidade do livro didático, resolvemos tomá-lo como objeto da nossa tese de doutorado. E, dentre os vários aspectos envolvidos nas questões da textualidade, elegemos os enunciados metadiscursivos, por considerar que constituem um dos pilares de sustentação da arquitetura textual. Ao usá-los para comentar o seu próprio discurso, o autor dialoga com o leitor e orienta-o com relação à a aspectos estruturais e discursivos, tais como: planejamento discursivo, progressividade temática, especificações terminológicas, e sobre a presença do outro no seu texto. Favorece, assim, a textualidade e promove uma compreensão ativa e responsiva. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica, na qual procuramos identificar, em materiais extraídos dos três livros de Geografia mais adotados na 5ª série de cinqüenta escolas públicas e privadas da área metropolitana do Grande Recife, as ocorrências quantitativa e qualitativa das seguintes oito categorias metadiscursivas, cujas funções colaboram mais diretamente para a estruturação da arquitetura textual: objetivo geral, previsão, revisão, retomada, glosa sobre o código, indicação para ilustração, marcador ilocucionário e narrador. Os resultados demonstram que apenas as glosas sobre o código (37,25%) estão presentes de forma sistemática e diversificada no corpus analisado. As revisões (17,64%) e previsões (15,68%) têm uma incidência média e parecem revelar uma co-variação com os tipos de argumentação indutiva e dedutiva, respectivamente. Em seguida estão as retomadas (9,80%), que, aparentemente, são mais favorecidas pela argumentação dedutiva. Diante do elevado número de textos visuais presentes no corpus, a categoria indicação para ilustração constitui o tipo de enunciado metadiscursivo mais subutilizado (9,80%). Assim, textos lineares e visuais correm paralela e independentemente. Finalmente, as categorias: narrador (3,92%), objetivo geral (2,94%) e marcador ilocucionário (2,94%), com os mais baixos índices, revelam-se praticamente ausentes, a despeito da sua alta incidência e significativa importância para a textualidade de textos de natureza científica. É possível que os baixos índices de enunciados metadiscursivos registrados nesta pesquisa estejam associados à ausência de traços particulares que possam configurar no corpus um determinado gênero textual de modo mais específico.

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17 de fevereiro de 2005

Fátima Maria Batista de Lima

Um Olhar Sobre a Cidade N’ A Emparedada da Rua Nova de Carneiro Villela

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: A presente pesquisa está centrada na poética do autor pernambucano Carneiro Villela e busca fazer uma leitura em sua obra mais famosa A Emparedada da Rua Novacom o objetivo de trazer à discussão o seu olhar sobre a cidade, o qual foi capaz de revelar através de sua escritura. Como o espaço e tempo se apresentam dialogicamente relacionados, percorremos também o seu itinerário no século XIX analogicamente ligados à época da infância e adolescência do escritor, bem como algumas crônicas em busca desse olhar, sempre atento às coisas que o rodeavam, as quais registrava na memória para posteriormente transformá-las em arte. Considera-se como embasamento teórico preponderante às concepções de Ítalo Calvino, Gaston Bachelar, Kevin Lynch e Lucrecia D’Alessio Ferrara. Além destes é necessário à recorrência a outros teóricos sobre as questões elucidativas com a finalidade de obtermos êxito na configuração desta pesquisa. O principal objetivo é demonstrar que lugares e situações representativos do eu-poético pode unir-se com aqueles que captam a evolução da cidade no tempo através da arte.

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18 de janeiro de 2005

Luiz Carlos Rodrigues Monteiro

Musa Fragmentada: A Poética de Carlos Pena Filho

Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Este trabalho destina-se à verificação e análise da ocorrência do lírico e do popular na poesia de Carlos Pena Filho. Estruturado em quatro capítulos, e com a feição de dissertação de mestrado, intenta proceder a investigação crítico-analítica de poemas do "livro geral", que reúne praticamente toda a produção do poeta. Os desdobramentos temáticos que envolvem aspectos sociais, urbanos e subjetivistas desse lirismo são analisados com algum detalhamento. por outro lado, são também tangenciados elementos de ordem mais geral que pessoal, e que configuram relações geracionais, atitudes e posicionamentos do poeta frente à vida e ao mundo. Observa-se que Carlos Pena, imbuído de aptidões incontestes para a poesia, escreveu seus poemas sob o signo de uma competência rara e intrínseca. Desempenho poético a que se soma uma consciência estética que o faria promover mudanças definidoras no eixo conteudístico e escolher novos caminhos com bastante acerto, sem renegar sua poesia de base, sustentada num lirismo assumidamente clássico. Com a sintaxe e o léxico manuseados linearmente, os resultados fonéticos alcançados demonstram que o seu estilo sofreu poucas mudanças no curto intervalo de tempo em que escreveu sua obra. Na identificação desse estilo, mesmo onde instala-se uma ruptura com as formas tradicionais, principalmente o soneto, não se torna difícil ao leitor familiarizado com sua poética reconhecer um substrato expressional comum aos poemas, ainda quando sua temáticas mudam radicalmente. Examina-se a multiplicidade diccional do autor em sua relação com os preceitos estéticos da geração de 45 e o ponto de inflexão onde essa dicção se individualiza, i.e., quando ele afasta-se do romantismo, do simbolismo e do classicismo iniciais e vai ao encontro das formas populares.

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14 de janeiro de 2005

Jan Edson Rodrigues-Leite

A Construção Pública do Conhecimento: linguagem e interação na cognição social

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

O objeto de estudo deste trabalho é a investigação dos processos de construção do conhecimento levados a efeito na instituição escolar através da interação entre os participantes no ambiente de aula. Pretendemos demonstrar que a construção do conhecimento não é um ato individual nem decorre puramente da internalização de informações recebidas, tratadas e armazenadas na mente do aluno, mas que sua natureza é essencialmente pública e que ocorre através da atividade sociointeracional contextualmente situada, da negociação de versões da realidade e do partilhamento de terrenos comuns. Utilizamos exemplos de aulas de diversas disciplinas, coletados em turmas de quarta e quinta séries de escolas públicas, através de uma pesquisa de interesse etnográfico, e os analisamos segundo uma metodologia interpretativa que procura responder à pergunta acerca do que está a acontecer em sala de aula no tocante à construção do conhecimento. Fundamentamos esta análise nos pressupostos teóricos da lingüística cognitiva – mormente a hipótese sociocognitiva da linguagem, nos estudos sobre a categorização e sobre os processos de conceptualização verificados no transcorrer do discurso, bem como nos postulados interacionistas da lingüística e da etnografia da comunicação. Nossos resultados demonstram a produtividade de diversos processos de construção coletiva de categorias, empreendidos na interação face a face; o papel proeminente da ação colaborativa na construção dos modos de operar interacionalmente nos contextos de aula; e a ampla participação dos indivíduos envolvidos em aula na elaboração e negociação de objetos-de-discurso, que são a pedra de ângulo da construção do conhecimento.

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22 de dezembro de 2004

Isleide Cristina Barros da Rocha

Identidade Nacional na Literatura e na Musica Armorial: Análise do Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna e da Composição Musical Revoada, de Antonio Madureira

Orientação: Sonia Lucia Ramalho de Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Esta dissertação tem por objetivo analisar as confluências medievais, árabes e da cultura popular na construção de uma identidade nacional, na narrativa de Ariano Suassuna - O Romance d'A Pedra do Reino e do Príncipe do Sangue do vai-e-volta - e na composição musical de Antonio Madureira - Renovada, buscando demonstrar a relação entre as duas formas de arte e a sua contribuição para a Literatura e a Música Nordestinas. A partir da exploração do romance de Ariano Suassuna e da composição musical de Antônio Madureira, descreve o processo de construção da identidade no Movimento Armorial e apoiada em bibliografia consagrada registra a contribuição deste movimento para o debate nacional da questão da identidade.

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21 de dezembro de 2004

Sônia Virgínia Martins Pereira

Propostas de Produção de Textos em Livros Didáticos de Língua Portuguesa da 5ª Série

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Esta dissertação expõe uma análise da aplicação de alguns princípios sócio-interacionistas que têm norteado as atividades de produção do texto escrito propostas em livros didáticos de língua portuguesa, publicados após a divulgação dos parâmetros curriculares nacionais, na segunda metade da década de 1990. Como base para a análise, foram estabelecidos critérios ancorados na teoria bakhtiniana, considerados basilares para o estabelecimento de um ensino baseado na linguagem como interação verbal. Os critérios adotados para a análise das propostas de redação foram as finalidades a que a atividade escrita se propõe; os interlocutores aos quais se dirige o texto produzido; o tema que serve como meio para a interação; o tipo e o modo de interação verbal através dos quais se dá o processo interlocutivo e a categoria a que pertence o texto solicitado para a produção, se gênero ou tipo de texto. Os resultados revelam que mesmo sob influência dos postulados sociointeracionistas, assumidos na apresentação das propostas pedagógicas que integram os manuais do professor, algumas publicações analisadas não são coerentes com a teoria ao aplicarem inadequadamente seus princípios nas propostas de produção do texto escrito, desconsiderando nessas atividades um ou mais fatores essenciais da interação verbal, como o interlocutor e o tema. No entanto, as lacunas encontradas no livro didático nunca devem ser um impedimento para a realização de um trabalho de qualidade em sala de aula. Tendo como postulado que a linguagem escrita é um processo interlocutivo, o professor pode partir para o desenvolvimento das habilidades discursivas dos usuários da língua que estão em condição de alunos.

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Maria Bernadete da Nóbrega

Murilo Mendes: do Pretexto Plástico à Verdade Plástica – A Intersemiose Poesia / Pintura, em Tempo Espanhol. Murilo Mendes: os Pintores Antigos da Catalunha (Os Pintores Anônimos), El Grego, Juan Velazquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miro. As Lições de Espanha.

Orientação: Maria do Carmo Nino
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Este estudo em série - Série de Estudos I, II, III - constitui-se na leitura da obra Tempo Espanhol, de Murilo Mendes, 1959, a fim de se averiguar a densidade dialógica do discurso poético através da intersemiose poesia/pintura. Nesse percurso, delimitamos a Série Pictórica como corpus da pesquisa para apreender o ato performativo do poeta em especular para além da palavra e da imagem na trajetória: do pretexto plástico à verdade plástica, em “Tempo Espanhol”. A Intersemiose Poesia/Pintura: Murilo Mendes, Os Pintores Antigos da Catalunha (os pintores anônimos), El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miró. As lições de Espanha. A galeria poética que compõe a Série Pictórica expõe como se instaura o processo dialético/dialógico na densidade intersemiótica poesia-pintura e/ou a transtextualidade do discurso estético. A exposição da arte na dialética da criação poética: poesia/pintura. Poepicturalidades. Exercícios. Esboços. Estudos.

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Telma Maria Dutra

A Narrativa Especular em Helena Parente Cunha

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

O presente estudo realizou-se a partir da investigação da relação entre a criação literária e a realidade da época de produção do romance Mulher no espelho, obra da escritora baiana, contemporânea, Helena Parente Cunha. O móvel da pesquisa foi olhar a mulher protagonista do discurso ficcional daquele romance, em consonância à mulher do cotidiano real. Neste ponto, pretendemos elucidar os procedimentos teórico-literários que a autora teria empregado para configurar o perfil feminino de sua protagonista, a partir da matéria prima do contexto histórico social real, além de nos prolongar na observação quanto ao compromisso de Helena Parente Cunha com a condição humana em relação às desigualdades de gêneros. O interesse em surpreendermos no texto ficcional a mulher de seu tempo realizou-se mediante a observação da estruturação da obra, visando a alguns aspectos sociais mediatizados na organização interna do romance em foco. Ao determo-nos na relação autor/obra/realidade, sem a ingenuidade de um mero espelhamento do real na obra de arte literária, propusemo-nos à investigação não da correspondência com pessoas vivas, mas como o real serviu de matéria para o complexo narrativo da ficção.

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20 de dezembro de 2004

Maria de Fátima Almeida

Movimentos Discursivos do Leitor na Construção do Sentido do Texto na Sala de Aula: uma análise de aulas de leitura na 5ª série

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Este estudo visa a compreender os processos de construção de sentido na atividade de leitura na escola. Fundamentamo-nos na perspectiva sócio-interacionista elaborada por Bakhtin / Volochinov (1929/1981), Bakhtin (1992) e François (1996/1998), na qual a linguagem é dialógica e produz movimentos interativos, que auxiliam na interpretação e no sentido do texto. O procedimento metodológico revela os movimentos discursivos que ocorrem no ato de ler, numa quinta série do Ensino Fundamental. Os movimentos demonstram o caráter dinâmico da linguagem, através dos modos de ver ou de ler dos sujeitos que atuam interativamente no espaço escolar. Verificamos que a leitura é uma questão de olhar ou ponto de vista dos leitores. Os resultados demonstram que a interação entre professor e aluno e aluno/aluno permite visualizar que o sentido é construído num processo de retomada-modificação entre os leitores, que se constituem os articuladores das interpretações, das escolhas e das leituras possíveis. Se o professor possibilita um diálogo de leituras, a sala de aula torna-se um espaço aberto às descobertas, resultantes do trabalho dos sujeitos leitores, que alternam reflexões interativas e interpretativas.

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