Níveis de Fala em Alunos do Primeiro Grau
Orientação: José Brasileiro Vilanova
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A presente pesquisa teve lugar no Recife, nos meses de maio e junho de 1978. Seu objetivo foi o de comprovar a existência de níveis de fala em alunos de 1º grau. Para isso foram escolhidos três grupos de seis alunos, formando um total de dezoito, matriculados em escolas localizadas em três diferentes bairros do Recife. A análise desse corpus levou em consideração a língua escrita e a língua oral. Esta, registrada através de gravações feitas com um cassete Crowncorder, modelo CTR-340 W, e aquela colhida por meio de descrições realizadas pelos alunos. Estudou-se, na língua oral, o vocabulário e também aspectos do nível morfossintático. Na língua escrita observou-se, além dos itens citados para a língua oral, a grafia.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
9 de março de 1979
12 de dezembro de 1978
Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
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Letras Digitais
Conservação dos Níveis Sociolingüísticos na Tradução Literária
Orientação: Luiz Antônio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: “There are three sorts of people in the world: the low people, the middle people and the high people...” assevera Bernard Shaw em “The Man of Destiny”. É óbvio que cada uma dessas camadas determina níveis lingüísticos diversos, o que possibilita a distinção das variantes lingüísticas dentro do contexto social. Se essa manifestação da linguagem se impõe na língua falada, imagine-se a concretização dessa ocorrência nas obras literárias com características sociais, em que o autor atribui peculiaridades lingüísticas e sócio-culturais às suas criações. De fato, através de cuidadosas reflexões lingüísticas e sociológicas, há autores que procuram ressaltar mediante os diálogos, os níveis sociolingüísticos de suas personagens, objetivando estabelecer variações quanto à maneira de falar dentro da realidade ficcional da obra literária. E todas essas particularidades presentes no original devem ser conservadas na sua transposição para outro idioma. Eis aí o problema central deste estudo: a questão da conservação dos níveis sociolingüísticos na tradução de diálogos de uma língua para outra. A abordagem é aqui feita tomando-se por base a peça “Pigmalião” de Bernard Shaw.
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Orientação: Luiz Antônio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: “There are three sorts of people in the world: the low people, the middle people and the high people...” assevera Bernard Shaw em “The Man of Destiny”. É óbvio que cada uma dessas camadas determina níveis lingüísticos diversos, o que possibilita a distinção das variantes lingüísticas dentro do contexto social. Se essa manifestação da linguagem se impõe na língua falada, imagine-se a concretização dessa ocorrência nas obras literárias com características sociais, em que o autor atribui peculiaridades lingüísticas e sócio-culturais às suas criações. De fato, através de cuidadosas reflexões lingüísticas e sociológicas, há autores que procuram ressaltar mediante os diálogos, os níveis sociolingüísticos de suas personagens, objetivando estabelecer variações quanto à maneira de falar dentro da realidade ficcional da obra literária. E todas essas particularidades presentes no original devem ser conservadas na sua transposição para outro idioma. Eis aí o problema central deste estudo: a questão da conservação dos níveis sociolingüísticos na tradução de diálogos de uma língua para outra. A abordagem é aqui feita tomando-se por base a peça “Pigmalião” de Bernard Shaw.
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21 de setembro de 1978
Janilto Rodrigues de Andrade
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Letras Digitais
Literatura: Fonte de Conhecimento
Orientação: Leônidas Câmara
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Fonte de conhecimento é uma resposta que se dá à pergunta: o que é a literatura? Há outras, naturalmente. Cada uma deve ter a sua validade, desde que leve a compreender o fenômeno literário como uma manifestação cultural que presentifica a realidade humana em momentos de conflito e de necessidade de afirmação de determinados valores que precisam ser conservados, sob pena de descaracterização da individualidade. A literatura é vida, que se manifesta e vive na linguagem. É o que se desenvolveu aqui: sua peculiaridade como objeto de linguagem, suas ligações com uma personalidade criativa, suas relações com o sócio-cultural que a envolve. Enfim, o homem, no que interessa universalmente.
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Orientação: Leônidas Câmara
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Fonte de conhecimento é uma resposta que se dá à pergunta: o que é a literatura? Há outras, naturalmente. Cada uma deve ter a sua validade, desde que leve a compreender o fenômeno literário como uma manifestação cultural que presentifica a realidade humana em momentos de conflito e de necessidade de afirmação de determinados valores que precisam ser conservados, sob pena de descaracterização da individualidade. A literatura é vida, que se manifesta e vive na linguagem. É o que se desenvolveu aqui: sua peculiaridade como objeto de linguagem, suas ligações com uma personalidade criativa, suas relações com o sócio-cultural que a envolve. Enfim, o homem, no que interessa universalmente.
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31 de agosto de 1978
Estevão da Rocha Lima
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Letras Digitais
O Signo Poético
Orientação: Luiz Antônio Marcuschi
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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Orientação: Luiz Antônio Marcuschi
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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16 de agosto de 1978
Ormindo Pires Filho
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Letras Digitais
O Demonismo em Grande Sertão Veredas
Orientação: Luiz Antônio Marcuschi
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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Orientação: Luiz Antônio Marcuschi
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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