Tópicos para uma Análise da Ambigüidade no Português
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O presente trabalho é uma abordagem sistemática da ambigüidade. Partiu do fato de que não existe um trabalho sistemático pertinente em língua portuguesa. Tenta-se preencher esta lacuna que existe nos estudos teórico-descritivos da ambigüidade, elaborando uma análise aprofundada e objetiva no sentido de oferecer aos estudiosos do assunto caminhos esclarecedores de alguns aspectos da ambigüidade. Procura-se ainda conduzir os aspectos teóricos à análise crítica de alguns lingüistas que resumidamente descrevem a ambigüidade. Toma-se a Pragmática lingüística como a teoria abrangente na solução das questões dentro do funcionamento contextual da linguagem em que a ambigüidade é considerada como uma pluridimensionalidade de sentidos possíveis.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
18 de abril de 1984
4 de abril de 1984
Marco Antônio Camarotti Rosas
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Letras Digitais
A Adequação da Linguagem no Teatro Infantil: uma experiência
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Através de uma experiência específica de teatro infantil, a do Grupo Jabuti, em que crianças entre 8 e 12 anos de idade, montaram inicialmente um texto escrito por um adulto, depois um texto escrito por elas mesmas, esta dissertação procura analisar o teatro infantil, a partir do ponto de vista da própria criança. Com base nos resultados apresentados por essa experiência, comparando-se, inclusive, o texto escrito pelas crianças com outro, escrito por um adulto, a partir dos mesmos dados e tendo como apoio os estudos de Jean Piaget, L. S. Vygotsky e D. Winnicott sobre a criança, mostra-se: 1) que a criança é perfeitamente capaz de realizar o seu próprio teatro (e não apenas o jogo dramático, como se costuma pensar), quer como autor; 2)que se verifica uma inadequação na linguagem dos textos teatrais que o adulto produz para a criança, e que essa inadequação tem como causa principal a relação de diferença que existe entre a linguagem e o pensamento do adulto e da criança. Como conclusão, depois de apresentadas e analisadas essas diferenças, propõe-se o que seja uma linguagem adequada para o teatro infantil.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Através de uma experiência específica de teatro infantil, a do Grupo Jabuti, em que crianças entre 8 e 12 anos de idade, montaram inicialmente um texto escrito por um adulto, depois um texto escrito por elas mesmas, esta dissertação procura analisar o teatro infantil, a partir do ponto de vista da própria criança. Com base nos resultados apresentados por essa experiência, comparando-se, inclusive, o texto escrito pelas crianças com outro, escrito por um adulto, a partir dos mesmos dados e tendo como apoio os estudos de Jean Piaget, L. S. Vygotsky e D. Winnicott sobre a criança, mostra-se: 1) que a criança é perfeitamente capaz de realizar o seu próprio teatro (e não apenas o jogo dramático, como se costuma pensar), quer como autor; 2)que se verifica uma inadequação na linguagem dos textos teatrais que o adulto produz para a criança, e que essa inadequação tem como causa principal a relação de diferença que existe entre a linguagem e o pensamento do adulto e da criança. Como conclusão, depois de apresentadas e analisadas essas diferenças, propõe-se o que seja uma linguagem adequada para o teatro infantil.
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14 de dezembro de 1983
Iaci de Nazaré Silva Abdon
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Letras Digitais
O Processo de Referência na Redação de Alunos do Segundo Grau
Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Redigir é uma atividade bastante complexa, que depende do domínio de habilidades diversas. Estas incluem desde a organização de aspectos gráficos (margens regulares, indicações do inicio do parágrafo, letras legíveis) até a obtenção da semanticidade do texto. O ensino da redação tem-se concentrado, no entanto, em aspectos gráficos e em normas prescritivas do uso culto formal da língua: a atenção dos professores converge para problemas de ortografia, acentuação, concordância gramatical. Raramente atentam aos modos pelos quais seus alunos provêem a conexão inter-frasal e inter-parágrafos. Se um texto é produzido com intenção comunicativa convém conectar adequadamente suas partes constituintes (frases, parágrafos, diálogos); caso contrário, criam-se hiatos semânticos que podem conduzir à desarticulação textual. Dever-se-ia, portanto, conscientizar o aluno não somente dos processos regulares de construção de frases, mas também dos recursos pelos quais é possível relacionar uma frase a outra(s), num diálogo, ou num parágrafo. Diagnosticar falhas de relacionamento inter-frasal e inter-parágrafos, na redação de alunos concluintes do 2º grau, é o objetivo principal desta dissertação. Para isso, analisar-se-á um dos recursos que concorre para a articulação textual: o processo de referir pessoas, coisas, fatos mencionados em alguma parte do texto. As várias etapas da análise proposta estão distribuídas em 6 capítulos. O 1º capítulo consta de uma reflexão sobre o desempenho discursivo do aluno-usuário, com especial atenção ao problema da desarticulação textual. Incluem-se também a apresentação dos objetivos, da hipótese e do procedimento metodológico. O 2º capítulo contém informações relativas à Lingüística de texto, cujos fundamentos e intravisões possibilitaram desenvolver o arcabouço teórico desta dissertação. Todos os conceitos subjacentes à pesquisa estão extensivamente analisados, por serem recentes e, portanto, de pouca divulgação na literatura lingüística traduzida para o Português. O 3º capítulo constitui-se de um estudo sobre os tipos de referência e expressões referenciais. Como então dispomos de descrições dos processos coesivos do Português, foi necessário fazer um levantamento das expressões referenciais em nosso idioma. Assim, apresento um quadro ilustrativo das palavras com valor referencial, elaborado a partir da análise de textos das revistas Veja e Exame. Os textos dos alunos são analisados no 4º capítulo. A realização da análise é precedida da descrição do método utilizado. Este se constitui de um esquema-codificado que, aplicado ao texto, permite verificar como se manifestam as relações coesivas. No 5º capítulo estão relatadas as conclusões da pesquisa: caracteriza-se o desempenho do aluno com respeito ao emprego de expressões referenciais; verifica-se a natureza da hipótese formulada. O 6º capítulo tem objetivos pedagógicos: há sugestões de exercícios que poderiam contribuir para o domínio consciente do processo de referência, pelo aluno. É possível que esta dissertação suscite controvérsias quanto à importância do tratamento sistemático dos processos coesivos no ensino-aprendizagem da redação. Não obstante, espero que a abordagem da coesão inter-frasal provoque reflexão e ação naqueles que se preocupam com o aprimoramento redacional, no contexto escolar.
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Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Redigir é uma atividade bastante complexa, que depende do domínio de habilidades diversas. Estas incluem desde a organização de aspectos gráficos (margens regulares, indicações do inicio do parágrafo, letras legíveis) até a obtenção da semanticidade do texto. O ensino da redação tem-se concentrado, no entanto, em aspectos gráficos e em normas prescritivas do uso culto formal da língua: a atenção dos professores converge para problemas de ortografia, acentuação, concordância gramatical. Raramente atentam aos modos pelos quais seus alunos provêem a conexão inter-frasal e inter-parágrafos. Se um texto é produzido com intenção comunicativa convém conectar adequadamente suas partes constituintes (frases, parágrafos, diálogos); caso contrário, criam-se hiatos semânticos que podem conduzir à desarticulação textual. Dever-se-ia, portanto, conscientizar o aluno não somente dos processos regulares de construção de frases, mas também dos recursos pelos quais é possível relacionar uma frase a outra(s), num diálogo, ou num parágrafo. Diagnosticar falhas de relacionamento inter-frasal e inter-parágrafos, na redação de alunos concluintes do 2º grau, é o objetivo principal desta dissertação. Para isso, analisar-se-á um dos recursos que concorre para a articulação textual: o processo de referir pessoas, coisas, fatos mencionados em alguma parte do texto. As várias etapas da análise proposta estão distribuídas em 6 capítulos. O 1º capítulo consta de uma reflexão sobre o desempenho discursivo do aluno-usuário, com especial atenção ao problema da desarticulação textual. Incluem-se também a apresentação dos objetivos, da hipótese e do procedimento metodológico. O 2º capítulo contém informações relativas à Lingüística de texto, cujos fundamentos e intravisões possibilitaram desenvolver o arcabouço teórico desta dissertação. Todos os conceitos subjacentes à pesquisa estão extensivamente analisados, por serem recentes e, portanto, de pouca divulgação na literatura lingüística traduzida para o Português. O 3º capítulo constitui-se de um estudo sobre os tipos de referência e expressões referenciais. Como então dispomos de descrições dos processos coesivos do Português, foi necessário fazer um levantamento das expressões referenciais em nosso idioma. Assim, apresento um quadro ilustrativo das palavras com valor referencial, elaborado a partir da análise de textos das revistas Veja e Exame. Os textos dos alunos são analisados no 4º capítulo. A realização da análise é precedida da descrição do método utilizado. Este se constitui de um esquema-codificado que, aplicado ao texto, permite verificar como se manifestam as relações coesivas. No 5º capítulo estão relatadas as conclusões da pesquisa: caracteriza-se o desempenho do aluno com respeito ao emprego de expressões referenciais; verifica-se a natureza da hipótese formulada. O 6º capítulo tem objetivos pedagógicos: há sugestões de exercícios que poderiam contribuir para o domínio consciente do processo de referência, pelo aluno. É possível que esta dissertação suscite controvérsias quanto à importância do tratamento sistemático dos processos coesivos no ensino-aprendizagem da redação. Não obstante, espero que a abordagem da coesão inter-frasal provoque reflexão e ação naqueles que se preocupam com o aprimoramento redacional, no contexto escolar.
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12 de dezembro de 1983
Elizabeth de Andrade Lima Hazin
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Letras Digitais
O Limite das Águas: da literatura infantil
Orientação: Francisco César Leal
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: “O Limite das Águas” tenta pensar as fronteiras entre literatura infantil e literatura adulta, partindo da posição de que são Literatura, arte feita com palavras. Divide-se em dois momentos: Confluência e Defluência. O primeiro reflete sobre as semelhanças da literatura infantil e adulta, as características que servem de denominador comum entre ambas. O segundo analisa as características próprias a cada uma delas e os traços que conferem diferença.
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Orientação: Francisco César Leal
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: “O Limite das Águas” tenta pensar as fronteiras entre literatura infantil e literatura adulta, partindo da posição de que são Literatura, arte feita com palavras. Divide-se em dois momentos: Confluência e Defluência. O primeiro reflete sobre as semelhanças da literatura infantil e adulta, as características que servem de denominador comum entre ambas. O segundo analisa as características próprias a cada uma delas e os traços que conferem diferença.
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24 de novembro de 1983
Cilene Vieira Areias
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Letras Digitais
Vivência Poética (Princípios Determinantes da Relação Espectador-Obra)
Orientação: Leônidas Câmara
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A dissertação tem como tema central a percepção e vivência da obra de arte literária. Propõe, como centro de investigação, a literatura enquanto manifestação artística, cujo objeto é dado à contemplação. Visando principalmente localizar os princípios determinantes da relação sujeito-objeto, se instaura um questionamento teórico dirigido à elucidação de questões fundamentais para a compreensão do real papel da experiência estética. Tal questionamento pretende fundamentar os seguintes pontos: a vivência da obra de arte literária, como objeto estético, (a) pressupõe uma dinâmica interna da obra e, (b) se singulariza, junto às demais experiências, - por ser basicamente perceptiva – embora não estabeleça uma oposição à intelecção. Partindo do exame dessas questões, a dissertação procura ressaltar a estreita relação entre o permanecer da obra no tempo e a participação ativa do espectador. Para finalizar, resta esclarecer que a necessidade de se considerar os efeitos particulares da recepção inviabiliza (para a dissertação), a possibilidade de uma parte prática, que vise a esclarecer ou exemplificar o corpo teórico apresentado. A dissertação se insere, portanto, nos domínios estritos da literatura teórica.
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Orientação: Leônidas Câmara
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A dissertação tem como tema central a percepção e vivência da obra de arte literária. Propõe, como centro de investigação, a literatura enquanto manifestação artística, cujo objeto é dado à contemplação. Visando principalmente localizar os princípios determinantes da relação sujeito-objeto, se instaura um questionamento teórico dirigido à elucidação de questões fundamentais para a compreensão do real papel da experiência estética. Tal questionamento pretende fundamentar os seguintes pontos: a vivência da obra de arte literária, como objeto estético, (a) pressupõe uma dinâmica interna da obra e, (b) se singulariza, junto às demais experiências, - por ser basicamente perceptiva – embora não estabeleça uma oposição à intelecção. Partindo do exame dessas questões, a dissertação procura ressaltar a estreita relação entre o permanecer da obra no tempo e a participação ativa do espectador. Para finalizar, resta esclarecer que a necessidade de se considerar os efeitos particulares da recepção inviabiliza (para a dissertação), a possibilidade de uma parte prática, que vise a esclarecer ou exemplificar o corpo teórico apresentado. A dissertação se insere, portanto, nos domínios estritos da literatura teórica.
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21 de outubro de 1983
Ângela Maria de Jesus Serpa
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Letras Digitais
A (Re) Criação Simbólica
Orientação: Ariano Suassuna
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A Sumbalon é um objeto partido em dois metais. Um deles acolhe o visível e o outro permite reconhecê-lo. Reunidos, é possível resgatar o invisível. Simbolizar é tornar possível a integridade da vida que se recolhe nas fórmulas perdidas no espaço cósmico. É o caminho da sinalização interna para atingir o invisível. Em “Tebas do Meu Coração”, Nélida Piñon resgata na magia do símbolo a tradição e o mundo invisível a partir do que só se espera o início de um novo ciclo.
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Orientação: Ariano Suassuna
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A Sumbalon é um objeto partido em dois metais. Um deles acolhe o visível e o outro permite reconhecê-lo. Reunidos, é possível resgatar o invisível. Simbolizar é tornar possível a integridade da vida que se recolhe nas fórmulas perdidas no espaço cósmico. É o caminho da sinalização interna para atingir o invisível. Em “Tebas do Meu Coração”, Nélida Piñon resgata na magia do símbolo a tradição e o mundo invisível a partir do que só se espera o início de um novo ciclo.
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10 de agosto de 1983
Maria Matilde dos Santos
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Letras Digitais
A Obra Literária e o Discurso Dialógico
Orientação: Ariano Suassuna
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este estudo é uma tentativa de compreender a obra literária como um objeto constituído a partir de uma relação dialógica que mantém com as outras obras e/ou com textos literários e mesmo não literários, tanto da tradição como da sua própria contemporaneidade. É a constituição do poético como um espaço de cruzamento de vários discursos, submetidos à ação ordenadora e fundadora da palavra. O espaço poético é, pois, um espaço de tensão criada pelo diálogo entre o real que referencia e a palavra fundadora.
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Orientação: Ariano Suassuna
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este estudo é uma tentativa de compreender a obra literária como um objeto constituído a partir de uma relação dialógica que mantém com as outras obras e/ou com textos literários e mesmo não literários, tanto da tradição como da sua própria contemporaneidade. É a constituição do poético como um espaço de cruzamento de vários discursos, submetidos à ação ordenadora e fundadora da palavra. O espaço poético é, pois, um espaço de tensão criada pelo diálogo entre o real que referencia e a palavra fundadora.
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30 de junho de 1983
Marina Sviatopolk-Mirsky Pais
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Pedro Páramo: o trançado mágico
Orientação: Irma Chaves Monteiro
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nesta dissertação, pretendemos estudar a construção do fantástico em “Pedro Páramo”, de Juan Rulfo. Para tanto, tomamos alguns textos teóricos sobre literatura fantástica, comparando-os com teorias sobre o Realismo Mágico e estabelecendo as bases sobre as quais desenvolvemos nosso estudo. Tomando o texto rulfiano, verificamos como o autor trabalha no seu romance elementos como o foco narrativo, a trama, a estrutura espaço temporal e a ambigüidade resultante de vários processos estilísticos e da interação dos diversos elementos citados, sempre com o objetivo de determinar o modo como o romance em questão é constituído como obra do gênero fantástico. Como conclusão, retomamos as teorias sobre o gênero fantástico e comparamos com o resultado do estudo do romance de Juan Rulfo.
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Orientação: Irma Chaves Monteiro
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nesta dissertação, pretendemos estudar a construção do fantástico em “Pedro Páramo”, de Juan Rulfo. Para tanto, tomamos alguns textos teóricos sobre literatura fantástica, comparando-os com teorias sobre o Realismo Mágico e estabelecendo as bases sobre as quais desenvolvemos nosso estudo. Tomando o texto rulfiano, verificamos como o autor trabalha no seu romance elementos como o foco narrativo, a trama, a estrutura espaço temporal e a ambigüidade resultante de vários processos estilísticos e da interação dos diversos elementos citados, sempre com o objetivo de determinar o modo como o romance em questão é constituído como obra do gênero fantástico. Como conclusão, retomamos as teorias sobre o gênero fantástico e comparamos com o resultado do estudo do romance de Juan Rulfo.
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27 de junho de 1983
Paulo Gustavo de Oliveira
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A Palavra e a Dúvida: uma iIntrodução à poética roseana
Orientação: Ariano Suassuna
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Análise do tema da dúvida na obra de Guimarães Rosa, verificando sua importância para a teoria literária do escritor. A partir do prefácio “Sobre a Escova e a Dúvida” de “Tutaméia”, empreende-se a correlação texto teórico (prefácio) e prática literária (obra ficcional). Discute-se ainda a importância da filosofia da linguagem de Wittgenstein não só para a compreensão do tema, como também para a compreensão da poética do escritor, uma vez que estes, a dúvida e a poética, se encontram, no caso, intimamente associados.
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Orientação: Ariano Suassuna
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Análise do tema da dúvida na obra de Guimarães Rosa, verificando sua importância para a teoria literária do escritor. A partir do prefácio “Sobre a Escova e a Dúvida” de “Tutaméia”, empreende-se a correlação texto teórico (prefácio) e prática literária (obra ficcional). Discute-se ainda a importância da filosofia da linguagem de Wittgenstein não só para a compreensão do tema, como também para a compreensão da poética do escritor, uma vez que estes, a dúvida e a poética, se encontram, no caso, intimamente associados.
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20 de maio de 1983
Maria do Socorro Costa
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Influência de Princípios Lingüísticos no Ensino da Língua Portuguesa
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O trabalho consiste na análise da influência da lingüística moderna no ensino da língua portuguesa. Propusemo-nos a conhecer até que ponto os princípios fundamentais da ciência da linguagem influem na abordagem subjacente no livro didático, nas explicações gramaticais. Abordamos a ocorrência dos princípios da sistematicidade das línguas, da variação lingüística e da criatividade lingüística.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O trabalho consiste na análise da influência da lingüística moderna no ensino da língua portuguesa. Propusemo-nos a conhecer até que ponto os princípios fundamentais da ciência da linguagem influem na abordagem subjacente no livro didático, nas explicações gramaticais. Abordamos a ocorrência dos princípios da sistematicidade das línguas, da variação lingüística e da criatividade lingüística.
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