Isotopia da Perversão na Literatura Brasileira Contemporânea: a Estrutura Perversa em Zero, Agá e a Festa
Orientação: Ivaldo Santos Bittencourt
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
1 de abril de 1993
22 de março de 1993
Ângela Freire Prysthon
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Letras Digitais
Absolute Beginners: circunstâncias e algazarra na ficção pop do Brasil dos Anos 80
Orientação: Sebastien Joachim e Michel Zaidan Filho
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo:
Absolute Beginners: circunstâncias e algazarra na ficção pop do Brasil dos anos 80 – aborda o fenômeno literário brasileiro desta década sob dois vieses, o histórico e o formal. Montando primeiro o painel dessa “história segmentada”, ou seja, a do lugar da incipiente Cultura pop na cultura brasileira da década; depois, então, as relações específicas desta história com a produção específica dos jovens brasileiros em prosa. Através da complementaridade entre os enfoques formais e historiográficos, discutiu-se teoricamente o problema da pós-modernidade no Brasil e este tópico incidiu diretamente sobre a literatura do país na década de 80. Chegando, enfim, aos objetivos mais específicos desta dissertação, que são o aprofundamento da análise estética da cultura contemporânea e a categorização de dois representantes da literatura brasileira dos 80 (um, emblematizando os excessos da Cultura pop no Brasil e o outro, a exceção na regra da prosa pop), Pepe Escobar e Diogo Mainardi.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Orientação: Sebastien Joachim e Michel Zaidan Filho
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo:
Absolute Beginners: circunstâncias e algazarra na ficção pop do Brasil dos anos 80 – aborda o fenômeno literário brasileiro desta década sob dois vieses, o histórico e o formal. Montando primeiro o painel dessa “história segmentada”, ou seja, a do lugar da incipiente Cultura pop na cultura brasileira da década; depois, então, as relações específicas desta história com a produção específica dos jovens brasileiros em prosa. Através da complementaridade entre os enfoques formais e historiográficos, discutiu-se teoricamente o problema da pós-modernidade no Brasil e este tópico incidiu diretamente sobre a literatura do país na década de 80. Chegando, enfim, aos objetivos mais específicos desta dissertação, que são o aprofundamento da análise estética da cultura contemporânea e a categorização de dois representantes da literatura brasileira dos 80 (um, emblematizando os excessos da Cultura pop no Brasil e o outro, a exceção na regra da prosa pop), Pepe Escobar e Diogo Mainardi.
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15 de março de 1993
Nelly Medeiros de Carvalho
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Letras Digitais
O Léxico da Publicidade. Descrição e Análise do Vocabulário das Mensagens Publicitárias em Revistas e Out Doors
Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho visa a um estudo dos usos sincrônicos do vocabulário da língua portuguesa. Para isso, buscou recolher seu corpus numa das atividades lingüísticas que mais reflete os usos atuais da língua: a atividade publicitária. A pesquisa tomou, como elementos basilares, os lexemas ou palavras plenas: substantivos, adjetivos, verbos e advérbios de modo, estudando-os através dos postulados léxico-semânticos desenvolvidos por vários autores. Também os aspectos pragmático-estilísticos foram abordados por se constituírem em dados importantes no léxico da mensagem publicitária. Como os usos sincrônicos incluem também as várias normas da língua, a pesquisa estendeu-se da norma brasileira à norma portuguesa, sabidamente as duas normas representativas do nosso idioma. Constituiu-se, assim, um corpus de cotejo , com a publicidade portuguesa em Lisboa, para abordar o aspecto lingüístico-cultural. O corpus recolhido foi delimitado pelo destinatário. Foram estudadas as mensagens publicitárias que tinham como público-alvo a mulher, público definido com os seguintes recursos: pelo produto (moda, cosmética e alimentação), pelo canal (revistas femininas, na maior parte), pela imagem (em revistas de interesse geral ou outdoors), pelas marcas morfológicas do gênero feminino. O corpus constou de anúncios recolhidos em outdoors e revistas, relacionados particularmente na bibliografia geral.
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Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho visa a um estudo dos usos sincrônicos do vocabulário da língua portuguesa. Para isso, buscou recolher seu corpus numa das atividades lingüísticas que mais reflete os usos atuais da língua: a atividade publicitária. A pesquisa tomou, como elementos basilares, os lexemas ou palavras plenas: substantivos, adjetivos, verbos e advérbios de modo, estudando-os através dos postulados léxico-semânticos desenvolvidos por vários autores. Também os aspectos pragmático-estilísticos foram abordados por se constituírem em dados importantes no léxico da mensagem publicitária. Como os usos sincrônicos incluem também as várias normas da língua, a pesquisa estendeu-se da norma brasileira à norma portuguesa, sabidamente as duas normas representativas do nosso idioma. Constituiu-se, assim, um corpus de cotejo , com a publicidade portuguesa em Lisboa, para abordar o aspecto lingüístico-cultural. O corpus recolhido foi delimitado pelo destinatário. Foram estudadas as mensagens publicitárias que tinham como público-alvo a mulher, público definido com os seguintes recursos: pelo produto (moda, cosmética e alimentação), pelo canal (revistas femininas, na maior parte), pela imagem (em revistas de interesse geral ou outdoors), pelas marcas morfológicas do gênero feminino. O corpus constou de anúncios recolhidos em outdoors e revistas, relacionados particularmente na bibliografia geral.
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7 de janeiro de 1993
Januacele Francisca da Costa
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Letras Digitais
Bilingüismo e Atitudes Lingüísticas Interétnicas: aspectos do contato português – Ya: Thê
Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho propõe-se a demonstrar a existência de atitudes lingüísticas negativas em professores de língua portuguesa que atuam numa área de contato lingüístico. Os sistemas lingüísticos em contato são o português e o ya:thê, língua indígena brasileira do tronco macro, já sem relação de família com outras línguas, falada pelos índios fulni-ô de Águas Belas (PE). Fruto desse contato, a variedade de português utilizada pelos índios é estigmatizada e desvalorizada pela comunidade de fala portuguesa, sobretudo no contexto escolar (escolas da cidade). Além da verificação de atitudes lingüísticas, traça-se o perfil da comunidade fulni-ô (aldeia) em termos demográfico e lingüístico e considera-se o seu bilingüismo quanto à extensão, ao tipo e à situação. Por fim, descrevem-se algumas variações fonéticas da variedade fulni-ô, os fatos fonéticos do ya:thê que parecem gerar estas realizações e tenta-se estabelecer uma relação entre os fatos e as variações.
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Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho propõe-se a demonstrar a existência de atitudes lingüísticas negativas em professores de língua portuguesa que atuam numa área de contato lingüístico. Os sistemas lingüísticos em contato são o português e o ya:thê, língua indígena brasileira do tronco macro, já sem relação de família com outras línguas, falada pelos índios fulni-ô de Águas Belas (PE). Fruto desse contato, a variedade de português utilizada pelos índios é estigmatizada e desvalorizada pela comunidade de fala portuguesa, sobretudo no contexto escolar (escolas da cidade). Além da verificação de atitudes lingüísticas, traça-se o perfil da comunidade fulni-ô (aldeia) em termos demográfico e lingüístico e considera-se o seu bilingüismo quanto à extensão, ao tipo e à situação. Por fim, descrevem-se algumas variações fonéticas da variedade fulni-ô, os fatos fonéticos do ya:thê que parecem gerar estas realizações e tenta-se estabelecer uma relação entre os fatos e as variações.
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21 de dezembro de 1992
Vera Lucia Teixeira Carneiro
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Letras Digitais
A Abordagem Intercultural no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa o grau de competência sociolingüística e discursiva de aprendizes de língua francesa após 220 horas de aula pelo método archipel (livro 1), tendo como suporte produções escritas elaboradas individualmente, com a finalidade de simular um diálogo sobre o tema a compra ou aluguel de um imóvel. Para proceder ao estudo do corpus foram adaptados pressupostos e conceitos da sociolingüística (níveis e registros de formalidades e polidez), da lingüística de texto (coesão e elementos extralingüísticos da coerência), da etnografia da comunicação (competência comunicativa, situação de comunicação). A análise das produções evidenciou um grau elevado de inadequação cultural ao contexto sociocultural francês. A partir destes resultados, a autora sugere que, nas abordagens comunicativas de línguas estrangeiras modernas, seja dada maior ênfase à utilização de documentos autênticos diversificados; a exploração desses materiais propiciará a transformação da sala de aula num espaço intercultural e interdisciplinar, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão e aquisição do elemento cultural na aprendizagem.
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Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa o grau de competência sociolingüística e discursiva de aprendizes de língua francesa após 220 horas de aula pelo método archipel (livro 1), tendo como suporte produções escritas elaboradas individualmente, com a finalidade de simular um diálogo sobre o tema a compra ou aluguel de um imóvel. Para proceder ao estudo do corpus foram adaptados pressupostos e conceitos da sociolingüística (níveis e registros de formalidades e polidez), da lingüística de texto (coesão e elementos extralingüísticos da coerência), da etnografia da comunicação (competência comunicativa, situação de comunicação). A análise das produções evidenciou um grau elevado de inadequação cultural ao contexto sociocultural francês. A partir destes resultados, a autora sugere que, nas abordagens comunicativas de línguas estrangeiras modernas, seja dada maior ênfase à utilização de documentos autênticos diversificados; a exploração desses materiais propiciará a transformação da sala de aula num espaço intercultural e interdisciplinar, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão e aquisição do elemento cultural na aprendizagem.
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14 de dezembro de 1992
João Gomes da Silva Neto
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Letras Digitais
Discurso Masculino, Percurso Feminino: um estudo sobre “O Cortiço”
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar as representações literárias da feminilidade em “O Cortiço”. Para isso, analisamos como o narrador constrói a imagem da mulher, mediante os preceitos do Naturalismo literário e a historicidade do romance: suas personagens femininas circulam na paisagem carioca do final do século XIX, orientadas por valores patriarcais, colonialistas e racistas, típicos da época. A mulher, em seus papéis sociais, está também condicionada à normatização ideológica da família, considerados os padrões burgueses e capitalistas que, na época, orientavam os idéias de decência e progresso. Marcadas pelo determinismo que fundamenta o pensamento naturalista, as representações da feminilidade são articuladas em função de esquemas simbólicos maniqueístas, associados ao dinheiro, à raça e ao sexo. Situada no plano negativo e maligno do imaginário, a imagem literária da mulher é uma síntese do prazer e do sofrimento: ameaça constante ao poder instituído, ideologicamente identificado com as representações da masculinidade veiculadas pelo discurso do narrador.
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Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar as representações literárias da feminilidade em “O Cortiço”. Para isso, analisamos como o narrador constrói a imagem da mulher, mediante os preceitos do Naturalismo literário e a historicidade do romance: suas personagens femininas circulam na paisagem carioca do final do século XIX, orientadas por valores patriarcais, colonialistas e racistas, típicos da época. A mulher, em seus papéis sociais, está também condicionada à normatização ideológica da família, considerados os padrões burgueses e capitalistas que, na época, orientavam os idéias de decência e progresso. Marcadas pelo determinismo que fundamenta o pensamento naturalista, as representações da feminilidade são articuladas em função de esquemas simbólicos maniqueístas, associados ao dinheiro, à raça e ao sexo. Situada no plano negativo e maligno do imaginário, a imagem literária da mulher é uma síntese do prazer e do sofrimento: ameaça constante ao poder instituído, ideologicamente identificado com as representações da masculinidade veiculadas pelo discurso do narrador.
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28 de setembro de 1992
Eugênia Maria Carneiro de Carvalho
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Eça de Queirós: confronto entre teoria e prática realistas
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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28 de agosto de 1992
Virgínia Colares Soares Figueirêdo Alves
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A Decisão Interpretativa da Fala em Depoimentos Judiciais
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi e Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho busca demonstrar que a consignação de depoimentos judiciais decorre de decisões interpretativas efetuadas durante a tomada dos depoimentos. Os dados aqui analisados foram coletados durante audiências de instrução e julgamento na Justiça pernambucana. A análise subdivide-se em dois estágios: o primeiro, observacional, que compreende a descrição etnográfica do evento e a tomada de depoimento; o segundo, descritivo-explicativo, que culmina com a classificação das transformações processadas a partir do depoimento, no ato da elaboração do documento da audiência. As análises realizadas evidenciam que o registro escrito do depoimento oral apresenta certas discrepâncias sob o ponto de vista proposicional (no plano do conteúdo) atribuíveis às condições de produção da fala, já que a própria estrutura do evento impõe mediação do texto-depoimento para o texto-documento. Essa passagem implica processos de organização da textualidade que possibilitam decisões interpretativas.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi e Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho busca demonstrar que a consignação de depoimentos judiciais decorre de decisões interpretativas efetuadas durante a tomada dos depoimentos. Os dados aqui analisados foram coletados durante audiências de instrução e julgamento na Justiça pernambucana. A análise subdivide-se em dois estágios: o primeiro, observacional, que compreende a descrição etnográfica do evento e a tomada de depoimento; o segundo, descritivo-explicativo, que culmina com a classificação das transformações processadas a partir do depoimento, no ato da elaboração do documento da audiência. As análises realizadas evidenciam que o registro escrito do depoimento oral apresenta certas discrepâncias sob o ponto de vista proposicional (no plano do conteúdo) atribuíveis às condições de produção da fala, já que a própria estrutura do evento impõe mediação do texto-depoimento para o texto-documento. Essa passagem implica processos de organização da textualidade que possibilitam decisões interpretativas.
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21 de agosto de 1992
Ladjane Maria Farias de Souza
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Letras Digitais
A Conversão da Desordem: leitura do imaginário de “Poemas” de Murilo Mendes
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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18 de agosto de 1992
Aldir Santos de Paula
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Poyanawa, a Língua dos Índios da Aldeia Barão: fonologia e aspectos fonológicos e morfológicos
Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguíistica
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a fonologia e alguns aspectos da morfologia da língua Poyanáwa, família Pano, que é falada por aproximadamente doze índios da aldeia Barão, no município de Mâncio Lima, Estado do Acre. A nível segmental será apresentado o inventario consonantal e vocálico (fonético e fonêmico) e a nível supra-segmental o padrão acentual. Os padrões silábicos da língua, assim como alguns aspectos morfológicos: estruturas nominal, verbal e pronominal serão analisadas. Esperando oferecer um retorno de cunho social à nação Poyanáwa, será apresentada uma proposta de alfabeto que, possivelmente, irá de encontro aos anseios do grupo nas áreas educacional e cultural.
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Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguíistica
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a fonologia e alguns aspectos da morfologia da língua Poyanáwa, família Pano, que é falada por aproximadamente doze índios da aldeia Barão, no município de Mâncio Lima, Estado do Acre. A nível segmental será apresentado o inventario consonantal e vocálico (fonético e fonêmico) e a nível supra-segmental o padrão acentual. Os padrões silábicos da língua, assim como alguns aspectos morfológicos: estruturas nominal, verbal e pronominal serão analisadas. Esperando oferecer um retorno de cunho social à nação Poyanáwa, será apresentada uma proposta de alfabeto que, possivelmente, irá de encontro aos anseios do grupo nas áreas educacional e cultural.
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