Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

30 de setembro de 1999

Murilo Jardelino da Costa

Estratégias de Construção Semântica em Aulas de Alemão para Estrangeiro: o significado como problema de aprendizagem

Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Um aspecto da aula de língua alemã para estrangeiros que não tem recebido há muito tempo à devida atenção é o que trata do ensino do significado. É a partir desta constatação, que o presente trabalho examina não só como ocorrem os processos de semantização de unidades lexicais no contexto de sala de aula de língua estrangeira, como também verifica que recursos lingüísticos que o professores utilizam para promover a compreensão e a aprendizagem destas unidades lexicais, com o objetivo de descobrir se o aluno está recebendo pouca informação a respeito das estratégias necessárias para compreender e verbalizar o conhecimento subjacente às unidades lexicais em língua estrangeira. A interação e a aprendizagem em SA/LE, os problemas de compreensão e as estratégias de comunicação são alguns dos aspectos da aula de problemas de compreensão e as estratégias de comunicação são alguns dos aspectos da aula de LAE discutidos ao longo de nossa pesquisa, que possibilitam o levantamento de hipóteses para este estudo. O ponto de partida da análise é de base empírica e consiste em interações em sala de aula de língua alemã para estrangeiros. Utilizando um instrumento de pesquisa que adota procedimentos de análise de várias áreas de estudos sobre a linguagem (Análise da Conversação, Análise do Discurso, Lingüística Textual,...) seqüências de explicação de unidades lexicais desconhecidas são descritas e interpretadas. Esperamos que os resultados provenientes do nosso estudo forneçam subsídios para os procedimentos pedagógicos destinados a minimizar os problemas de ensino-aprendizagem do significado em sala de aula, capacitando os aprendizes como falantes / usuários no padrão interacional característico de situações autênticas de comunicação.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

17 de setembro de 1999

Fabiane Maria C. Gonçalves Cavalcanti

Organização Textual da Notícia: uma análise da TV e do jornal

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: O objetivo deste estudo é realizar um estudo comparativo do texto noticioso em televisão e em jornal impresso. Verificamos como cada veículo de comunicação organiza as informações sobre o mesmo fato, salientado as características que aproximam e distanciam as reportagens da tv e de jornal. Para isso, confrontamos 20 matérias do Jornal Nacional com suas correspondentes na Folha de São Paulo, observando como as condições de produção inerentes a cada meio influem na elaboração da notícia. As matérias escolhidas para análise tratam de assuntos variados. O material foi analisado sob a perspectiva teórica da Lingüística e da Comunicação, tomando por base um paradigma revisado da teoria da comunicação, aliado às teorias sobre a narrativa jornalística e sobre a estrutura temática e esquemática da notícia. Observamos que as primeiras diferenças entre os textos estudados dizem respeito ao aprofundamento e ordenamento de informações na notícia e à força expressiva, dominante nas reportagens televisivas. Vimos que nos textos de jornal impresso há maior detalhamento de informações. Já o formato da notícia é distinto em cada veículo. Salientamos que as características de produção inerentes ao meio determinam as diferenças observadas. Acredito que os resultados encontrados possam ser generalizados para outros telejornais e jornais impressos, pelo fato de o Jornal Nacional e a Folha de São Paulo terem se tornando modelos nas duas modalidades. Porém, apenas um estudo mais acurado poderá confirmar essa hipótese.

» Download do e-book (Formato PDF:9,2 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

7 de julho de 1999

Andréa Cabral de Miranda

A Representação Ficcional do Poder em “A Memória Revoltada”, de Maximiano Campos e o Quarto Fechado, de Lya Luft

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Nosso trabalho é uma leitura de dois romances: A memória revoltada-A.M.R., do pernambucano Maximiano Campos e O quarto fechado (O Q.F.), da gaúcha Lya Luft. De ordem comparativista, nossa abordagem enfoca as relações de poder, através das representações que as obras propõem. Nesses autores, o poder se mostra estreitamente ligado à loucura e à sexualidade. Portanto, abordamos as formas de loucura advindas das turbulências sociais, por vezes castradoras, e também os papéis atribuídos ao sexo feminino, e por conseguinte ao masculino. Convocamos para nos respaldar, algumas posições feministas na crítica literária, a dialética do Outro e do Mesmo, certos conceitos da psicanálise, sociocrítica e outras linhas de pesquisas, que nos ajudaram a espreitar os universos em questão.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

7 de abril de 1999

Januacele Francisca da Costa

Ya:thê, A Última Língua Nativa no Nordeste do Brasil: aspectos morfo-fonológicos e forfo-sintáticos

Orientação: Adair Pimentel Palácio
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)

Resumo: Este trabalho é uma descrição, nos níveis da fonologia, da morfologia e da sintaxe, do Ya:thê, língua indígena brasileira, falada pelos índios Fulni-ô, do Sul do Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. A análise foi efetuada sobre bases distribucionais e funcionais e procuramos dar aos fenômenos observados uma interpretação funcionalista sempre que isto foi possível. Descrevemos a fonologia em termos de inventário de sons e de suas especificações fonéticas e fonotáticas, e do inventário de fonemas e definição do status de determinados sons considerados problemáticos. Procuramos sugerir, ainda, as matrizes dos traços que parecem ser utilizados pelo sistema fonológico da língua e descrevemos brevemente os principais processos fonológicos e morfofonológicos. Na morfologia, definimos os processos de formação de palavras, estabelecemos as classes principais e as classes menores de palavras, bem como os elementos que funcionam como especificadores do nome e do verbo e sua combinação na constituição de sintagmas. Tratamos, ainda, um pouco mais detalhadamente, dos sistemas de marcação de funções sintáticas e papéis semânticos, do sistema de representação gramatical dos actantes e do sistema de tempo, aspecto e modo. Na sintaxe, procuramos observar a categorização semântica das situações na língua e como estas são codificadas na estrutura sintática da cláusula, classificando e descrevendo, deste modo, os principais tipos de construções da língua e suas variações. São considerados, ainda, os tipos de sentença e quatro tipos de operações de complexivização de cláusulas: coordenação, completivização, relativização e circunstancialização. A título de conclusão, comentamos fatos gerais sobre a estrutura da língua, discutimos alguns parâmetros utilizados na tipologia lingüística e fazemos sugestões preliminares para a elaboração de um sistema de escrita.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

31 de março de 1999

Izabel Pinheiro de Oliveira e Silva

O que Propõem os Livros Didáticos de Língua Portuguesa: exercitar a escrita ou interagir escrevendo

Orientação: Maria Irandé Costa Morais Antunes
Área de Concentração: Linguística

Resumo: A questão que motivou este trabalho – O que propõem os livros didáticos de Língua Portuguesa: exercitar a escrita ou interagir escrevendo? – nasceu da inquietação de conviver com adolescentes que não se interessavam pela escrita de textos na escola. Levando-se em conta que o ensino escolar da língua materna organiza-se, em geral, em torno do livro didático, a investigação empreendida concentrou-se nas propostas de produção de texto sugeridas pelos autores de livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, etapa da vida escolar, na qual, normalmente, se observa mais esse desinteresse pela escrita de textos. Parte-se da hipótese de que as propostas dos livros didáticos não promovem atos de interação verbal; caracterizam-se, na sua maioria, como tarefas escolares que pretendem desenvolver habilidades específicas para corresponder às formalidades desse espaço institucional. O quadro teórico, no qual se assenta a análise dos dados levantados, enfoca, em um primeiro momento, a linguagem em três aspectos: como atuação social, como espaço de interação e como fenômeno mediado pela textualidade lingüística. A análise dos dados comprova parcialmente a hipótese levantada: há autores que propõem a escrita apenas como exercício escolar; outros projetam, junto com os alunos e o professor, atos de interlocução.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves

Utilização da Teoria dos Traços Distintivos no Trabalho com a Substituição das Consoantes Sonoras Homorgânicas nos Desvios Fonológicos: um estudo de caso”

Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Esta dissertação de mestrado, intitulada “Utilização da Teoria dos Traços Distintivos no Trabalho com a Substituição das Consoantes Sonoras Homorgânicas nos Casos de Desvio Fonológicos: um estudo de caso”, objetiva entender a dificuldade de percepção produtiva do traço de sonoridade das consoantes sonoras homorgânicas, utilizando a Teoria dos Traços Distintivos (TTD), e com base nessa teoria elaborar um plano terapêutico visando a facilitar a aquisição do traço em questão. Algumas crianças com idade acima de quatro anos não apresentam nenhuma alteração orgânica, mas muitas vezes chegam aos consultórios com dificuldades em adquirir um sistema de contraste de sons em graus variados. Com o avanço dos estudos lingüísticos, o termo desvio fonológico passa a ser utilizado para designar esse tipo de alteração. O problema está além de uma simples imprecisão articulatória, o que também não descarta a sua presença. A TTD (Chomsky & Halle, 1968) tem sido de grande auxílio no tratamento e prognóstico dos quadros de Desvio Fonológico e tem confirmado a visão de que a língua não varia sem limites, mas reflete um único modelo geral. Baseado nisso, foi observado que os “erros” articulatórios das crianças são sistemáticos e não afetam um único som, mas um conjunto de fonemas e representam um traço em comum; logo, eles devem ser descritos como “erros” em traços distintivos. A aplicação da terapia elaborada com base na TTD mostrou ser eficaz no tratamento do desvio fonológico, diminuindo o tempo de terapia, visto que quando o traço alterado é adquirido todos os fonemas que apresentam esse traço são adquiridos automaticamente favorecendo uma automatização mais rápida.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

Luciano Barbosa Justino

A Poesia de Augusto de Campos

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este trabalho é constituído por cinco capítulos, cada um deles com o objetivo de discutir a poesia de Augusto de Campos a partir de elementos que considero basilares para se apreender o texto "verbi-voco-visual" do poeta paulista: a relação de sua poética com a tradição brasileira aberta pela desconfiança drummondiana da possibilidade de expressão do canto, vendo a dialética que se descortina com a "construção pensante" de João Cabral; o problema da representação na pós-modernidade, no esfacelamento das verdades identitárias instaurado pelo mundo contemporâneo do virtual; o convite a outras mídias para construir o espaço do texto, gerando uma rasura da linguagem verbal e imantondo-a com o silêncio e a presença da visualidade; a dialogia com outras vozes poéticas criada pelas traduções; e a dialética entre a sua poesia e as teorias do pós-moderno. É o estar sempre no diálogo e no eterno movimento, na crítica de qualquer paralização, que nos leva à conclusão de que a poesia de Augusto de Campos é de natureza eminentemente indicial. A mistura da voz do outro com a sua, do visual e do verbal, da tradição com a transgressão, carrega sua poesia do choque instaurado pelo índice peirceano.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

30 de março de 1999

Clélia Reis Geha

Um Olhar Feminista em Busca de “Sula” e da Canção de Solomon

Orientação: Roland Walter e Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: Este estudo investiga, com um olhar feminista, os aspectos de gênero, sociais e raciais em duas obras de Toni Morrison: Sula e A Canção de Solomon. Perscruta, por exemplo, as reações masculinas e femininas diante da questão sexual e como a comunidade negra reage às diferentes instâncias comportamentais da mulher e do homem. A pesquisa se fundamenta não apenas na crítica literária feminista (branca e negra), mas em teóricos e filósofos da literatura como Umberto Eco, Jean-Paul Sartre e Wolfang Iser, dentre outros. As teorias esboçadas no primeiro capítulo, assim como os dados históricos, servem como pano de fundo para o olhar crítico, feminista sobre Sula e A Canção de Solomon, respectivamente no segundo e terceiro capítulos.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

29 de março de 1999

Eneida Oliveira Dornellas de Carvalho

Aspectos da Organização Lingüístico-Textual da Exposição Acadêmica de Alunos de Pós-Graduação

Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho visa a uma descrição de exposições orais de alunos universitários, realizadas em sala de aula como cumprimento de atividades acadêmicas. Estas produções textuais são aqui consideradas a partir de uma perspectiva discursiva, como resultado de uma prática social institucionalizada. Nesse sentido, os aspectos relativos aos componentes da situação de comunicação e à estrutura de participação, juntamente com as condições de produção textual constituem critérios básicos para a observação do modo de funcionamento das exposições. Os dados são analisados segundo a perspectiva sócio-interacional. O levantamento das características de oralidade e de escrita presentes nas exposições acadêmicas confirma a idéia de que as atividades envolvendo o uso da fala e da escrita acontecem dentro de um contínuo das práticas lingüísticas. Assim, a exposição acadêmica constitui um gênero textual intermediário porque representa traços tanto da conversação espontânea, quanto da escrita acadêmica, gêneros textuais tanto da fala e da escrita. Esse gênero é expresso por meio de dois tipos textuais básicos: a explicação e o relato. No interior destes, o discurso reportado destaca-se como um fator constitutivo do gênero textual. O estudo da materialidade lingüística do texto se completa com uma análise de elementos morfossintáticos e fonológicos, com vistas à caracterização do dialeto dos alunos universitários do discurso comum.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

Auristela Oliveira Melo da Silva

A Mulher no Limiar do Século XX em “Exaltação” de Albertina Bertha

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Resumo: O presente estudo nasceu da necessidade de dar lume aos significativos trabalhos intelectuais de Albertina Bertha (1880-1953), mulher que dedicou grande parte de sua existência às letras e, em especial, ao papel da mulher moderna brasileira, no limiar do século XX. Objetiva resgatar uma testemunha do grito de independência das mulheres, que viveram em décadas passadas, que lutaram pela conquista de uma identidade de sujeito feminino ativo, fazendo das artes, mais particularmente da literatura, uma das possibilidades de testemunhar lucidez, patentear anseios. Para se atingir o objetivo almejado, fez-se apelo às teorias de Gaston Bachelard, de Bakhtin, de Pierre Bordieu, entre outros, uma vez que pesquisou-se, por um lado, o aspecto imaginário dos textos, e por outro, o desejo de inserção, do sujeito feminino, no social. Contudo, vale salientar que os textos da romancista norteiam a fundamentação da proposta, levando a um processo de interação constante entre os analistas e o objeto de estudo, requerendo mais flexibilidade no tratamento técnico do mesmo.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE