Ensaio Sobre a Cegueira: um olhar que transcende o olho
Orientação: Yaracylda Oliveira Farias
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O estudo do romance Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago, tem como objetivo questionar e refletir sobre a existência humana e suas relações de identidade/alteridade, no âmbito do contexto da sociedade contemporânea, à luz das teorias filosófica, antropológica e literária. A cegueira, tema central do romance, é articulada como o olhar. Um olhar que transcende os limites visuais, impostos pela sociedade da imagem, e se estende para um mundo, onde o visível e o invisível se fundem no devir da existência. Isto, sob a extensão de um olhar plural, dialético que se abre para um conjunto de saberes, e possibilita uma leitura interdisciplinar sobre o tema em estudo. Assim, pela trajetória da cegueira como metáfora da visão, perfilhamos este caminho, em busca de um olhar que não só revele o mundo, mas que o desvele a nós e aos outros.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
29 de novembro de 2002
8 de outubro de 2002
Maria Inêz Matoso Silveira
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Letras Digitais
Estudo Sócio-Retórico do Ofício-Gênero Textual da Correspondência Oficial e Empresarial
Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o ofício, gênero textual tradicional e de uso muito freqüente na correspondência administrativa oficial e empresarial, considerando o contexto enunciativo de sua produção e recepção, sua organização retórica, seus aspectos textuais e seus dispositivos retórico-gramaticais. O estudo fundamenta-se na concepção socioretórica de gênero (Miller, 1984) e utiliza uma adaptação dos modelos de análise de gênero de Swales (1990) e de Bhatia (1993). O corpus utilizado consiste de 48 exemplares de ofício, que, para efeito de análise, foram classificados em 4 tipos de ofício, de acordo com os propósitos comunicativos a que servem, tendo-se, assim, o ofício de solicitação, o ofício de encaminhamento de documento, o ofício de convite para evento e o ofício de informação e esclarecimento. A análise da estrutura retórica dos ofícios do corpus revelou a característica mais relevante desse gênero – a heterogeneidade– que aparece mesmo entre os exemplares que se destinam ao mesmo propósito comunicativo. A despeito disso, foram detectadas algumas regularidades que asseguram o caráter prototípico desse gênero. Quanto à análise dos aspectos textuais e dos recursos retórico-gramaticais, considerou-se, primeiramente, o registro lingüístico em que se escrevem os ofícios – a linguagem burocrática – enfatizando suas principais características e suas marcas lingüísticas na superfície textual dos exemplares analisados. Quanto às implicações pedagógicas da pesquisa, a autora considera que os resultados da análise podem fornecer subsídios relevantes ao ensino instrumental da língua materna, especialmente no que respeita ao ensino da chamada redação oficial e à escritura de ofícios, devendo-se enfatizar a eficácia retórica através da diversificação e flexibilização dos recursos discursivos e lingüístico-gramaticais adequados aos vários propósitos comunicativos que o gênero em tela pode veicular.
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Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o ofício, gênero textual tradicional e de uso muito freqüente na correspondência administrativa oficial e empresarial, considerando o contexto enunciativo de sua produção e recepção, sua organização retórica, seus aspectos textuais e seus dispositivos retórico-gramaticais. O estudo fundamenta-se na concepção socioretórica de gênero (Miller, 1984) e utiliza uma adaptação dos modelos de análise de gênero de Swales (1990) e de Bhatia (1993). O corpus utilizado consiste de 48 exemplares de ofício, que, para efeito de análise, foram classificados em 4 tipos de ofício, de acordo com os propósitos comunicativos a que servem, tendo-se, assim, o ofício de solicitação, o ofício de encaminhamento de documento, o ofício de convite para evento e o ofício de informação e esclarecimento. A análise da estrutura retórica dos ofícios do corpus revelou a característica mais relevante desse gênero – a heterogeneidade– que aparece mesmo entre os exemplares que se destinam ao mesmo propósito comunicativo. A despeito disso, foram detectadas algumas regularidades que asseguram o caráter prototípico desse gênero. Quanto à análise dos aspectos textuais e dos recursos retórico-gramaticais, considerou-se, primeiramente, o registro lingüístico em que se escrevem os ofícios – a linguagem burocrática – enfatizando suas principais características e suas marcas lingüísticas na superfície textual dos exemplares analisados. Quanto às implicações pedagógicas da pesquisa, a autora considera que os resultados da análise podem fornecer subsídios relevantes ao ensino instrumental da língua materna, especialmente no que respeita ao ensino da chamada redação oficial e à escritura de ofícios, devendo-se enfatizar a eficácia retórica através da diversificação e flexibilização dos recursos discursivos e lingüístico-gramaticais adequados aos vários propósitos comunicativos que o gênero em tela pode veicular.
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31 de agosto de 2002
Solange Silva Lutibergue Cavalcanti
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Letras Digitais
Contribuições da Lingüística para o Ensino do Latim
Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Observando o ensino de Latim no Curso de Letras, verificamos que, apesar dos avanços alcançados pela Lingüística, ele ainda está sendo efetivado com base nos moldes do ensino tradicional. Em virtude dessa realidade, e por ser o aprendizado da Língua Latina importante para a formação do profissional da área de Letras, este trabalho tem como objetivos descrever como está o ensino de Latim atualmente no Curso de Letras; analisar, como base nas teorias lingüísticas contemporâneas, a metodologia de ensino do Latim, observando como o professor avalia os alunos; sugerir uma nova metodologia do Latim, utilizando trabalhos desenvolvidos na área da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. Realizamos uma pesquisa empírica, observando as aulas de dois professores de Latim e aplicando a eles e a seus alunos um questionário sobre a receptividade da metodologia do professor, sobre os objetivos da aprendizagem do Latim para o professor de línguas; além disso, pedimos sugestões para melhorar o ensino de Latim. Analisamos os questionários e as observações em sala de aula sobre a avaliação e os materiais didáticos utilizados, à luz das teorias lingüísticas contemporâneas, especialmente aquelas radicadas na Lingüística Textual. As conclusões apontam para o fato de que, em que pese a especificidade do ensino-aprendizagem de uma língua clássica, os preceitos da lingüística contemporânea ainda não foram adotados nos dois estudos de casos realizados. A título de contribuição da dissertação, oferecemos sugestões didático-pedagógicas que aproximam o ensino-aprendizagem de Língua Latina dos contributos teórico-metodológicos e didáticos da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.
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Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Observando o ensino de Latim no Curso de Letras, verificamos que, apesar dos avanços alcançados pela Lingüística, ele ainda está sendo efetivado com base nos moldes do ensino tradicional. Em virtude dessa realidade, e por ser o aprendizado da Língua Latina importante para a formação do profissional da área de Letras, este trabalho tem como objetivos descrever como está o ensino de Latim atualmente no Curso de Letras; analisar, como base nas teorias lingüísticas contemporâneas, a metodologia de ensino do Latim, observando como o professor avalia os alunos; sugerir uma nova metodologia do Latim, utilizando trabalhos desenvolvidos na área da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. Realizamos uma pesquisa empírica, observando as aulas de dois professores de Latim e aplicando a eles e a seus alunos um questionário sobre a receptividade da metodologia do professor, sobre os objetivos da aprendizagem do Latim para o professor de línguas; além disso, pedimos sugestões para melhorar o ensino de Latim. Analisamos os questionários e as observações em sala de aula sobre a avaliação e os materiais didáticos utilizados, à luz das teorias lingüísticas contemporâneas, especialmente aquelas radicadas na Lingüística Textual. As conclusões apontam para o fato de que, em que pese a especificidade do ensino-aprendizagem de uma língua clássica, os preceitos da lingüística contemporânea ainda não foram adotados nos dois estudos de casos realizados. A título de contribuição da dissertação, oferecemos sugestões didático-pedagógicas que aproximam o ensino-aprendizagem de Língua Latina dos contributos teórico-metodológicos e didáticos da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.
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Maria José Ferreira de Moraes
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Letras Digitais
O Uso de Estratégias Cognitivas na Produção Textual de Alunos do Ensino Médio
Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A finalidade desta pesquisa consiste em identificar diferentes estratégias cognitivas de processamento textual usadas por alunos secundaristas na construção de textos dissertativos, a fim de conferir-lhes significados. Também se procurou averiguar em que medida a conscientização e o controle dessas estratégias contribuiu para a melhoria no processo de elaboração textual. Para a apreensão de dados que oportunizassem a verificação de ocorrência das estratégias cognitivas, foram realizadas oficinas de produção de texto, nas quais se utilizaram diversos instrumentos de coleta: questionários, diários, protocolos verbais (em que há uma entrevista cujas perguntas relacionam-se ao uso de estratégias cognitivas durante o trabalho de construção textual), textos jornalísticos (artigos de opinião) que serviram de base para a análise temática e os textos produzidos pelos alunos. Nos primeiros encontros, os alunos demonstraram pouca consciência das estratégias que usavam para escrever seus textos. Na continuidade das oficinas, cujas atividades buscavam proporcionar reflexões sobre o ato de escrever, os participantes ampliaram sua consciência quanto a tal uso, o que contribuiu para a melhoria da produção de textos e, ao mesmo tempo, proporcionou-lhes elevação da auto-estima. A análise dos dados permite-nos detectar a recursividade no processo de construção textual, durante o qual o aluno retorna à mesma etapa por mais de uma vez, (re)modelando o seu texto em cada recorrência, seja em nível de palavras, frases, períodos ou conceitos. Nesse constante retorno ao texto, o aluno se coloca como sujeito planejador, textualizador e revisor do trabalho desenvolvido até determinado ponto. Constatou-se, ainda, a relevância da função do mediador no aceleramento da mudança cognitiva operada nas pessoas em situações de interação social. Finada a análise, é-nos possível afirmar que a conscientização e o controle das estratégias cognitivas permitem ao aluno um melhor desempenho lingüístico na habilidade escrita, otimizando-a, o que certamente, se constitui num instrumento cultural necessário e importante em sociedades contemporâneas como a nossa.
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Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A finalidade desta pesquisa consiste em identificar diferentes estratégias cognitivas de processamento textual usadas por alunos secundaristas na construção de textos dissertativos, a fim de conferir-lhes significados. Também se procurou averiguar em que medida a conscientização e o controle dessas estratégias contribuiu para a melhoria no processo de elaboração textual. Para a apreensão de dados que oportunizassem a verificação de ocorrência das estratégias cognitivas, foram realizadas oficinas de produção de texto, nas quais se utilizaram diversos instrumentos de coleta: questionários, diários, protocolos verbais (em que há uma entrevista cujas perguntas relacionam-se ao uso de estratégias cognitivas durante o trabalho de construção textual), textos jornalísticos (artigos de opinião) que serviram de base para a análise temática e os textos produzidos pelos alunos. Nos primeiros encontros, os alunos demonstraram pouca consciência das estratégias que usavam para escrever seus textos. Na continuidade das oficinas, cujas atividades buscavam proporcionar reflexões sobre o ato de escrever, os participantes ampliaram sua consciência quanto a tal uso, o que contribuiu para a melhoria da produção de textos e, ao mesmo tempo, proporcionou-lhes elevação da auto-estima. A análise dos dados permite-nos detectar a recursividade no processo de construção textual, durante o qual o aluno retorna à mesma etapa por mais de uma vez, (re)modelando o seu texto em cada recorrência, seja em nível de palavras, frases, períodos ou conceitos. Nesse constante retorno ao texto, o aluno se coloca como sujeito planejador, textualizador e revisor do trabalho desenvolvido até determinado ponto. Constatou-se, ainda, a relevância da função do mediador no aceleramento da mudança cognitiva operada nas pessoas em situações de interação social. Finada a análise, é-nos possível afirmar que a conscientização e o controle das estratégias cognitivas permitem ao aluno um melhor desempenho lingüístico na habilidade escrita, otimizando-a, o que certamente, se constitui num instrumento cultural necessário e importante em sociedades contemporâneas como a nossa.
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Lucicléia Feitosa Silva Costa
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Proficiência em Leitura de Alunos Universitários Recém Egressos do 2º Grau
Orientação: José Carlos Gonçalves
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta pesquisa tem como perspectiva teórica a leitura como um ato psicossocial-lingüístico e destaca o seu caráter predominantemente interacional. Questiona lacunas na formação do professor na sua apropriação e domínio teóricos para um ensino coerente e eficaz desse objeto. Descreve o processo de leitura, mostrando como se dá o processamento cognitivo através do reconhecimento instantâneo; as estratégias conscientes e inconscientes realizadas pelo leitor para consecução de objetivos na leitura; e a dinâmica dos vários tipos de memória que atuam nesse processamento. A leitura é fundamentada enquanto um jogo psicolingüístico de adivinhação. Abordando alguns fatores envolvidos na compreensão de um texto, percebemos, nas análises realizadas, que a utilização do conhecimento prévio, que é um indicativo não só de proficiência na leitura como de estratégia interativa, foi, no entanto, superutilizado em uma das leituras em detrimento até mesmo da marcação formal. São destacados na Dissertação os componentes lingüísticos da estrutura formal, importantes para sugerir significados, embora insuficientes para sozinhos constituírem a compreensão. São sugestivos, e o leitor, interagindo com o texto, institui efetivamente significados. No corpus, a leitura se mostrou pouco interativa já que a atribuição de significados se deu de forma unilateral e sem apreensão das intenções argumentativas do autor. Observamos também, que foram empregadas, predominantemente, nas atividades de leitura propostas, estratégias apreendidas na escola, embora essas limitem o ato de ler que é entendido como um ato mecânico de extração de informações e não como processo crítico-reflexivo realizado pelo leitor em interação com o autor e com o texto. Uma outra análise nos revelou que a leitura também é entendida como construção predominantemente ascendente. Concluímos que a postura de leitura dos sujeitos dessa pesquisa é influenciada por práticas limitadoras ainda hoje predominantes no ensino de leitura ministrado nas escolas de nível fundamental e médio, e que, portanto, um redirecionamento em âmbito micro de aprofundamento dos aportes teóricos dos docentes para o ensino desse objeto é basilar e indispensável. Seguindo um movimento contínuo de professor pesquisador, teremos dado um primeiro e decisivo passo na longa trilha que temos a percorrer para a superação de deficiência e atingirmos quadros verdadeiramente satisfatórios na proficiência de leitura de nossos alunos.
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Orientação: José Carlos Gonçalves
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta pesquisa tem como perspectiva teórica a leitura como um ato psicossocial-lingüístico e destaca o seu caráter predominantemente interacional. Questiona lacunas na formação do professor na sua apropriação e domínio teóricos para um ensino coerente e eficaz desse objeto. Descreve o processo de leitura, mostrando como se dá o processamento cognitivo através do reconhecimento instantâneo; as estratégias conscientes e inconscientes realizadas pelo leitor para consecução de objetivos na leitura; e a dinâmica dos vários tipos de memória que atuam nesse processamento. A leitura é fundamentada enquanto um jogo psicolingüístico de adivinhação. Abordando alguns fatores envolvidos na compreensão de um texto, percebemos, nas análises realizadas, que a utilização do conhecimento prévio, que é um indicativo não só de proficiência na leitura como de estratégia interativa, foi, no entanto, superutilizado em uma das leituras em detrimento até mesmo da marcação formal. São destacados na Dissertação os componentes lingüísticos da estrutura formal, importantes para sugerir significados, embora insuficientes para sozinhos constituírem a compreensão. São sugestivos, e o leitor, interagindo com o texto, institui efetivamente significados. No corpus, a leitura se mostrou pouco interativa já que a atribuição de significados se deu de forma unilateral e sem apreensão das intenções argumentativas do autor. Observamos também, que foram empregadas, predominantemente, nas atividades de leitura propostas, estratégias apreendidas na escola, embora essas limitem o ato de ler que é entendido como um ato mecânico de extração de informações e não como processo crítico-reflexivo realizado pelo leitor em interação com o autor e com o texto. Uma outra análise nos revelou que a leitura também é entendida como construção predominantemente ascendente. Concluímos que a postura de leitura dos sujeitos dessa pesquisa é influenciada por práticas limitadoras ainda hoje predominantes no ensino de leitura ministrado nas escolas de nível fundamental e médio, e que, portanto, um redirecionamento em âmbito micro de aprofundamento dos aportes teóricos dos docentes para o ensino desse objeto é basilar e indispensável. Seguindo um movimento contínuo de professor pesquisador, teremos dado um primeiro e decisivo passo na longa trilha que temos a percorrer para a superação de deficiência e atingirmos quadros verdadeiramente satisfatórios na proficiência de leitura de nossos alunos.
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Andréa Vaz de Moura Rocha
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A Criança no Processo da Reescrita: um estudo de caso sobre o Príncipe Rã e suas versões
Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Tema de inúmeros trabalhos em diferentes áreas do saber, o estudo da escrita tem evoluído de uma perspectiva centrada no produto das redações para uma perspectiva que contempla os processos lingüístico-cognitivos da sua elaboração. Mais recentemente, os estudos sobre o ensino-aprendizagem da escrita apresentam uma tendência em investigar diferentes trajetórias na produção textual, salientando os aspectos que singularizam o sujeito na relação com o texto que produz. É com este tema que propusemos como objetivos gerais: descrever e analisar os índices dos processos vivenciados por uma aluna da segunda série do Ensino Fundamental, em uma escola privada, a partir das sucessivas leituras que fez de sua primeira versão escrita do conto de fadas “O Príncipe Rã”. Tais processos estão de certo modo materializados nas operações de refacção que são analisadas à luz do sociointeracionismo e do chamado paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Do ponto de vista metodológico, a utilização de um conto de fadas como gênero textual eleito para constituir o corpus deveu-se ao caráter lúdico que o constitui, facilitando a relação entre sujeito e pesquisador. As três versões, colhidas tanto oralmente, pelo registro em fita de vídeo, quanto por escrito, foram obtidas apenas com a ênfase dada à posição de leitor que a criança assumia diante dos seus rascunhos. Os dados foram coletados, selecionados e analisados, menos do ponto de vista quantitativo e mais qualitativo, para se poder evidenciar o caráter idiossincrático de certas mudanças operadas nos textos-rascunho em relação ao texto-final. As conclusões finais do trabalho possibilitaram reflexões sobre a necessidade da escola incentivar a prática de reescrita de textos, contribuindo para o redimensionamento das atuais e tradicionais práticas pedagógicas relacionadas ao ensino-aprendizagem da língua materna.
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Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Tema de inúmeros trabalhos em diferentes áreas do saber, o estudo da escrita tem evoluído de uma perspectiva centrada no produto das redações para uma perspectiva que contempla os processos lingüístico-cognitivos da sua elaboração. Mais recentemente, os estudos sobre o ensino-aprendizagem da escrita apresentam uma tendência em investigar diferentes trajetórias na produção textual, salientando os aspectos que singularizam o sujeito na relação com o texto que produz. É com este tema que propusemos como objetivos gerais: descrever e analisar os índices dos processos vivenciados por uma aluna da segunda série do Ensino Fundamental, em uma escola privada, a partir das sucessivas leituras que fez de sua primeira versão escrita do conto de fadas “O Príncipe Rã”. Tais processos estão de certo modo materializados nas operações de refacção que são analisadas à luz do sociointeracionismo e do chamado paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Do ponto de vista metodológico, a utilização de um conto de fadas como gênero textual eleito para constituir o corpus deveu-se ao caráter lúdico que o constitui, facilitando a relação entre sujeito e pesquisador. As três versões, colhidas tanto oralmente, pelo registro em fita de vídeo, quanto por escrito, foram obtidas apenas com a ênfase dada à posição de leitor que a criança assumia diante dos seus rascunhos. Os dados foram coletados, selecionados e analisados, menos do ponto de vista quantitativo e mais qualitativo, para se poder evidenciar o caráter idiossincrático de certas mudanças operadas nos textos-rascunho em relação ao texto-final. As conclusões finais do trabalho possibilitaram reflexões sobre a necessidade da escola incentivar a prática de reescrita de textos, contribuindo para o redimensionamento das atuais e tradicionais práticas pedagógicas relacionadas ao ensino-aprendizagem da língua materna.
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Afonso Henrique Novaes Menezes
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O Ser e o Silêncio: a trajetória poética do ser na obra de Orides Fontela
Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos poemas de Orides Fontela a fim de destacar de sua obra a necessária ocultação do sujeito em favor da consciência pura como mediadora possível dos entes aclarados pela palavra poética para se chegar ao Ser como essência de tudo o que essa consciência percebe no universo da poesia. Para demonstrar esta idéia, optei pela leitura de poemas referentes a fases e obras distintas, o que enfatiza o compromisso da referida poeta em desnudar o Ser em uma obra cujo universo é erguido em seu favor. Deste modo, desejo mostrar neste trabalho que o Ser se aclara nos poemas de Orides Fontela em três aspectos: a imagem cristalizada na palavra; o espaço poético como lugar de morada do Ser e o silêncio como modo de expressão ontológica. Como base teórica, utilizei as idéias de pensadores da literatura, poetas e filósofos, especialmente o fenomenólogo Gaston Bachelard e Heidegger, uma vez que os poemas analisados possuem estreita relação com as idéias de ambos. Isto faz com que tal trabalho transite nos terrenos da filosofia, mas sem perder sua origem literária, pois que tanto um quanto outro filósofo vêem no discurso poético saídas possíveis para suas reflexões.
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Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos poemas de Orides Fontela a fim de destacar de sua obra a necessária ocultação do sujeito em favor da consciência pura como mediadora possível dos entes aclarados pela palavra poética para se chegar ao Ser como essência de tudo o que essa consciência percebe no universo da poesia. Para demonstrar esta idéia, optei pela leitura de poemas referentes a fases e obras distintas, o que enfatiza o compromisso da referida poeta em desnudar o Ser em uma obra cujo universo é erguido em seu favor. Deste modo, desejo mostrar neste trabalho que o Ser se aclara nos poemas de Orides Fontela em três aspectos: a imagem cristalizada na palavra; o espaço poético como lugar de morada do Ser e o silêncio como modo de expressão ontológica. Como base teórica, utilizei as idéias de pensadores da literatura, poetas e filósofos, especialmente o fenomenólogo Gaston Bachelard e Heidegger, uma vez que os poemas analisados possuem estreita relação com as idéias de ambos. Isto faz com que tal trabalho transite nos terrenos da filosofia, mas sem perder sua origem literária, pois que tanto um quanto outro filósofo vêem no discurso poético saídas possíveis para suas reflexões.
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30 de agosto de 2002
Izaias Manoel de Souza
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O Livro Didático de Inglês: usos de intensificadores em diálogos
Orientação: Gilza Maria Lins de Macedo
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação apresenta a história de dois momentos do ensino da língua francesa na cidade de Recife – o apogeu e a decadência. Inicialmente, apresentamos as relações sociais entre os corsários franceses e os nativos, no século XVI, colocando em relevo a valorização que deram as línguas aqui faladas pelos índios, uma vez que procuravam compreendê-las nas suas diversas variedades. Em seguida, enfocamos o período áureo do ensino de francês em nosso meio, comprovando-o através da presença desta língua estrangeira nos currículos das escolas de nossa cidade. Finalmente, mostramos a decadência da cultura francófona a partir da década de setenta do século passado, face à ascensão dos Estados Unidos ao poder, após a Segunda Guerra Mundial, e a situação atual do ensino de francês nas escolas recifenses.
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Orientação: Gilza Maria Lins de Macedo
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação apresenta a história de dois momentos do ensino da língua francesa na cidade de Recife – o apogeu e a decadência. Inicialmente, apresentamos as relações sociais entre os corsários franceses e os nativos, no século XVI, colocando em relevo a valorização que deram as línguas aqui faladas pelos índios, uma vez que procuravam compreendê-las nas suas diversas variedades. Em seguida, enfocamos o período áureo do ensino de francês em nosso meio, comprovando-o através da presença desta língua estrangeira nos currículos das escolas de nossa cidade. Finalmente, mostramos a decadência da cultura francófona a partir da década de setenta do século passado, face à ascensão dos Estados Unidos ao poder, após a Segunda Guerra Mundial, e a situação atual do ensino de francês nas escolas recifenses.
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Eugenio Pacelli Jerônimo dos Santos
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Produção Textual no Ensino Médio: uma análise da informatividade
Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação analisa o nível de informatividade em produções textuais de alunos do Ensino Médio, ou seja, examina se as informações apresentadas são esperadas pelo receptor, se trazem dados suficientes para a compreensão do texto, enfim se são adequadas à situação comunicativa (Beaugrande & Dressler, 1981). Parte da hipótese de que o nível de informatividade é baixo e busca identificar qual a causa desse baixo nível de informatividade. A fundamentação teórica é a da Lingüística Textual (LT), ramo dos estudos lingüísticos que surgiu nos anos de 1960, na Europa, com maior relevo na Alemanha. Desde a década de 80, autores brasileiros como Koch & Fávero (1983) e Marcuschi (1983) têm desenvolvido trabalhos no campo da LT. O corpus desta pesquisa é formado por produções textuais de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do Recife. Foram examinadas 74 redações, pertencentes a duas produções textuais. O primeiro grupo de textos, Produção Textual I, foi escrito como avaliação regular da escola para atribuição de nota; o segundo, Produção Textual II, como atividade para esta pesquisa, embora os alunos não tenham tomado conhecimento disso previamente. A análise da produção dos alunos revelou que o nível de informatividade é precário, tanto na Produção Textual I, quanto na Produção Textual II. Os problemas advêm principalmente da apresentação de informações do senso comum, da falta de explicitação dos dados e da contradição ao mundo real. Um dos fatores que contribui para o insatisfatório padrão de informatividade é a ausência de situações comunicativas reais, com um interlocutor verdadeiro (real), um propósito comunicativo e condições naturais de produção, com realização de consultas a fontes de informação.
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Orientação: Marígia Ana de Moura Viana
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação analisa o nível de informatividade em produções textuais de alunos do Ensino Médio, ou seja, examina se as informações apresentadas são esperadas pelo receptor, se trazem dados suficientes para a compreensão do texto, enfim se são adequadas à situação comunicativa (Beaugrande & Dressler, 1981). Parte da hipótese de que o nível de informatividade é baixo e busca identificar qual a causa desse baixo nível de informatividade. A fundamentação teórica é a da Lingüística Textual (LT), ramo dos estudos lingüísticos que surgiu nos anos de 1960, na Europa, com maior relevo na Alemanha. Desde a década de 80, autores brasileiros como Koch & Fávero (1983) e Marcuschi (1983) têm desenvolvido trabalhos no campo da LT. O corpus desta pesquisa é formado por produções textuais de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do Recife. Foram examinadas 74 redações, pertencentes a duas produções textuais. O primeiro grupo de textos, Produção Textual I, foi escrito como avaliação regular da escola para atribuição de nota; o segundo, Produção Textual II, como atividade para esta pesquisa, embora os alunos não tenham tomado conhecimento disso previamente. A análise da produção dos alunos revelou que o nível de informatividade é precário, tanto na Produção Textual I, quanto na Produção Textual II. Os problemas advêm principalmente da apresentação de informações do senso comum, da falta de explicitação dos dados e da contradição ao mundo real. Um dos fatores que contribui para o insatisfatório padrão de informatividade é a ausência de situações comunicativas reais, com um interlocutor verdadeiro (real), um propósito comunicativo e condições naturais de produção, com realização de consultas a fontes de informação.
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Robson Teles Gomes
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Da Estética da Recepção ao Imaginário: as multifaces da poesia de Olavo Bilac
Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A dissertação da Estética da recepção ao imaginário: as multifaces da poesia de Olavo Bilac tem o objetivo de buscar possibilidades de leitura na produção poética bilaquiana, investigando a relação estabelecida entre autor, obra e receptor, de acordo com a orientação teórica de Hans Robert Jauss, bem como observar o imaginário do poeta, a partir dos estudos de Gilbert Durand, Jean Burgos, Gaston Bachelard, Chevalier & Gheerbrant. Tal dissertação pretende evidenciar cumplicidades vivenciadas entre leitor e imagem, além de, principalmente, demonstrar as outridades presentes na poesia de Olavo Bilac, ao identificar aspectos sensuais, sociais, políticos, ideológicos, fonológicos e lingüísticos em poemas assumidamente pouco parnasianos. Para tanto, é necessária uma revisita à obra desse poeta que caçava esmeraldas, fazia as palavras brilharem como vidas e os amantes ouvirem estrelas.
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Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: A dissertação da Estética da recepção ao imaginário: as multifaces da poesia de Olavo Bilac tem o objetivo de buscar possibilidades de leitura na produção poética bilaquiana, investigando a relação estabelecida entre autor, obra e receptor, de acordo com a orientação teórica de Hans Robert Jauss, bem como observar o imaginário do poeta, a partir dos estudos de Gilbert Durand, Jean Burgos, Gaston Bachelard, Chevalier & Gheerbrant. Tal dissertação pretende evidenciar cumplicidades vivenciadas entre leitor e imagem, além de, principalmente, demonstrar as outridades presentes na poesia de Olavo Bilac, ao identificar aspectos sensuais, sociais, políticos, ideológicos, fonológicos e lingüísticos em poemas assumidamente pouco parnasianos. Para tanto, é necessária uma revisita à obra desse poeta que caçava esmeraldas, fazia as palavras brilharem como vidas e os amantes ouvirem estrelas.
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