Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

4 de outubro de 2004

Alcina Bechara Lapa

Literatura Feminina no Inicio do Século XX: o caso de Ercília Nogueira Cobra

Orientação: Luzilá Gonçalves Ferreira
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Visamos a analisar, na presente pesquisa, as obras de Ercília Nogueira Cobra, escritora e pensadora que viveu na virada do século XIX e defendeu, através de seus dois livros Virgindade Inútil – Novela de Uma Revoltada (romance) e Virgindade Anti-Higiênica – Preconceitos e Convenções Hipócritas (ensaio), baseada numa proposta pedagógica, uma nova maneira de olhar e educar as mulheres para a sua realização profissional e sexual. Pelos títulos já se tem uma idéia do escândalo que eles provocaram no início do século XX, numa sociedade repressora e conservadora em que a mulher não tinha a menor visibilidade, tendo sua obra sido recolhida pela polícia, motivo pelo qual foi presa e cognominada de pornográfica.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

1 de outubro de 2004

Arcélio Alves Fortes

Política e Planejamento Lingüísticos para o MERCOSUL: uma análise dos livros didáticos de espanhol usados em Alagoas

Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística

Esta pesquisa tem por objetivo constatar se o Brasil desenvolve alguma política ou planejamento lingüístico para a integração com seus parceiros comerciais do MERCOSUL através da análise de livros didáticos de espanhol produzidos no país e usados em Alagoas, mais precisamente na cidade de Maceió. Para alcançar esse objetivo selecionamos as quatro coleções de livros didáticos de língua espanhola mais usadas na rede privada de ensino no nível médio: Español Sin Frontera, da Editora Scipione; Español Hoy, editado por Scipione e Anaya; Expansión: Español en Brasil, publicado pela FTD e Mucho: Español para Brasileños, editado pela Moderna. Para a análise do corpus, usamos conceitos da Lingüística Aplicada (Leffa, 1999), Lexicologia (Lipsky, 1994), Análise do Discurso (Orlandi, 1988), Política Educacional (Hoffling, 2001), e Direito Constitucional (cf, 1988). Analisamos quantitativamente o aparecimento de variantes lingüísticas, temas culturais e menções de palavras que reportassem tanto a Espanha quanto aos países hispano-falantes pertencentes ao MERCOSUL para comprovar a aproximação de nosso país com Argentina, Paraguai e Uruguai. Constatou-se que as coleções Español Sin Fronteras, Español Hoy e Expasión: Español en Brasil não proporcionavam ao aluno brasileiro a aproximação com os países do Mercado Comum do Sul em contraponto com a Coleção Mucho: Español para Brasileños que, conforme suas autoras propõem, busca com que o estudante brasileiro conheça melhor seus vizinhos continentais.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

15 de setembro de 2004

Ageirton dos Santos Silva

Contrastes e Confrontos: a antonímia no cancioneiro de Elba Ramalho

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Embora a antonímia desempenhe um papel relevante no funcionamento da linguagem, visto que é um dos processos mnemônicos mais ativados na categorização da experiência, ainda está por merecer maior atenção da parte dos que se dedicam ao estudo da linguagem. A falta de uma discussão mais ampla e continuada sobre a antonímia tem dificultado uma descrição mais objetiva e mais segura a respeito da questão. Os problemas oriundos de uma descrição pouco rigorosa sobre os fenômenos lingüísticos de uma dada língua vão se refletir, naturalmente, em suas gramáticas. No caso do tema em foco, vão desde a imprecisão e a má formulação do seu conceito a equívocos na identificação de diversos pares antonímicos e se fazem presentes em manuais didáticos, gramáticas e até em dicionários especializados, sejam de termos lingüísticos ou de antônimos. Buscando sanar tais dificuldades em torno do tema, alguns estudiosos formularam propostas para a categorização das oposições de significado. Dentro do arcabouço teórico da semântica formal, que enfoca o tema em estudo como uma relação de incompatibilidade de sentido estabelecida no plano paradigmático, a proposta de Lyons (1977) é a mais seguida. Com base nas proposições teóricas desse autor, realiza-se a análise do corpus, constituído por letras de canções do repertório da cantora Elba Ramalho.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

14 de setembro de 2004

Rosa Maria da Silva Pinto

Quem Anuncia, Vende: um estudo dos classificados de vendas de imóveis

Orientação: Nelly Medeiros de Carvalho
Área de Concentração: Linguística

Este trabalho investiga de que maneira a seleção lexical atua enquanto instrumento de persuasão nos textos publicitários. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, tenta interpretar a associação existente entre seleção lexical, produto anunciado e destinatário. Para isso, investiga-se, a partir do título e da nomeação do produto, de que modo o emissor, fazendo uso da seleção lexical, é capaz de engendrar uma figura idealizada do destinatário e simultaneamente criar uma representação positiva do produto. O corpus, constituído de dez anúncios classificados de venda de imóveis novos, denominados anúncios classificados destacados, foram coletados aos domingos no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco, entre 2003 e 2004. Na investigação constatou-se que a seleção lexical está diretamente relacionada à classe socioeconômica do destinatário e reflete-lhe os anseios, o estilo de vida e os valores ideologicamente consagrados pela classe social a que ele pertence. Sendo assim, a escolha do léxico exerce papel decisivo na definição da estratégia persuasiva dessas publicidades. Isso nos levou a refletir sobre a necessidade de dotar os usuários da língua de instrumentos que possibilitem, a partir do léxico, uma leitura mais crítica desses textos.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

13 de setembro de 2004

Josemar José Barbosa

Aspectos da Interação e Processamento no Discurso Terapêutico

Orientação: Kazuê Saito Monteiro de Barros
Área de Concentração: Linguística

A capacidade de construir sentidos e transmiti-los através da linguagem está na essência do poder criativo do ser humano. No entanto, esta construção só se torna possível na sociointeração, que se realiza no espaço físico e sociosubjetivo dos interlocutores. Partindo de uma concepção de língua/linguagem em que o falante/escritor e o ouvinte/leitor são ativos no processo de atribuir significado as unidades lingüísticas, esta dissertação interessa-se pelo estudo da interação entre psicoterapeuta e paciente, os protagonistas do Discurso Terapêutico. O corpus utilizado na pesquisa foi proveniente da gravação de sessões de psicoterapia. O trabalho está sustentado no tripé teórico, constituído pela teoria das faces de Goffman, teoria dos enquadres de Bateson, o modelo das estratégias de polidez positiva e negativa nos atos de ameaça à face de Brown e Levinson. A partir da conjunção desses três modelos teóricos, construiu-se um aparato metodológico que tornou possível fazer um levantamento das principais estratégias interativas utilizadas pelos interactantes, além de perceber as principais características de uma sessão de psicoterapia. A natureza interdisciplinar do trabalho se dá pela aplicação de conceitos Sociolingüística Interacional às práticas psicoterápicas. Seu intuito é oferecer uma explicação, baseada nesta área do conhecimento, sobre o que está acontecendo no “aqui e agora” de uma sessão de psicoterapia.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

26 de agosto de 2004

José Antonio Rufino

Solidão e Exílio: a identidade cultural na obra “Uma Vida em Segredo” de Autran Dourado

Orientação: Maria do Carmo Nino
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Escolhemos para o nosso estudo um dos melhores representantes da ficção latino-americana, mais precisamente brasileira, Autran Dourado, escritor mineiro. O Corpus em análise se limita a obra que retrata o personagem "Biela". Neste estudo as categorias sócio-antropológicas nos ajudam a acompanhar o processo histórico dos indivíduos, e dos grupos humanos à procura de identidade.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

19 de agosto de 2004

Maria Lucia de Sant’ana Nascimento

O Reescrever em Contexto Escolar: um estudo sobre a produção de textos no ensino médio

Orientação: Virgínia Leal
Área de Concentração: Linguística

Esta pesquisa tem por objetivo descrever e interpretar indícios de processos de escrita em seis textos – duas dissertações argumentativas, duas cartas do leitor e duas narrativas fantásticas –, com duas ou três versões, num total de dezesseis, produzidos por duas alunas do primeiro ano do ensino médio da rede particular de ensino do Cabo de Santo Agostinho, no segundo semestre de 2003. Para análise do corpus, foram adotados alguns princípios da Crítica Genética, o paradigma Indiciário, o sociointeracionismo em Educação e o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1999), entre outros autores. Os estudos genéticos oferecem uma nova possibilidade de abordagem para o texto, ao buscar explicar mecanismos construtores, operações cognitivas e fases do seu processo de criação. A Crítica Genética focaliza o movimento, as escolhas e preferências do autor e propicia entender a escrita não só como produto da inspiração, mas principalmente, como resultado de um refinado trabalho com a linguagem. Além disso, ao rascunho é dado o estatuto de objeto de investigação científica. O manuscrito, espaço de armazenamento de experimentação, guarda vestígios do percurso criativo e subverte o conceito de texto que passa a ser visto como objeto móvel e não linear. Esta abordagem exige métodos mais flexíveis e amplos de análise dos dados singulares, isto é, das pistas que recuperam momentos em que o autor demonstra preocupação com aspectos textuais e discursivos da linguagem: o Paradigma Indiciário e a Indução. Em outras palavras, são levantadas hipóteses explicativas para questões inesperadas, a partir das quais se fazem generalizações, utilizando inferências. Nessa perspectiva, a rasura adquire valor de índice de (re)formulação da escrita. Neste trabalho, constatou-se que uma aluna rasurou bastante, fez alterações principalmente para fins de correção. Já a outra, rasurando muito pouco as versões – suas alterações ocorreram de uma versão para a outra –, refez seguimentos de um determinado texto visando à expressividade da linguagem. As alunas, expostas ao trabalho efetivo da reescrita desde o início do ano letivo de 2003, fizeram alterações significativas em suas produções para além do passar a limpo. Não houve predomínio na natureza dos indícios de reescrita identificada no corpus. Eles variaram de acordo com o gênero produzido. Conclui-se que, ao reescrever, o aluno não se limita a passar a limpo o rascunho, e sim se torna o seu primeiro leitor e expande os recursos expressivos da língua, resolvendo problemas formais e enunciativos, optando pelas melhores soluções e, conseqüentemente, aprimorando a habilidade escrita. Por ter dificuldade de corrigir seus textos, os escritores iniciantes necessitam submetê-los a um olhar externo, ou seja, a mediação do professor.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

26 de julho de 2004

Iveuta de Abreu Lopes

Cenas de Letramentos Sociais

Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística

Compreendendo que o letramento é um fenômeno essencialmente social e que os usos da escrita são determinados pelas matrizes socioculturais que as configuram no contexto social, o presente estudo objetiva, através de uma abordagem etnográfica, investigar os usos que se fazem da escrita numa comunidade localizada na periferia da cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, formada a partir da ocupação de uma propriedade particular, para assentamento de famílias sem-teto, minuciosamente planejada por entidades que atuam em movimentos sociais. O trabalho tem como suporte teórico os princípios e postulados que fundamentam os Novos Estudos do Letramento, perspectiva segundo a qual o letramento é concebido como prática social que se processa pela intermediação da palavra escrita e vê a leitura e a escrita não como habilidades individuais, mas como atividades interativas, socialmente situadas e vinculadas a aspectos da cultura e das estruturas de poder nas quais se constituem. Os dados da pesquisa etnográfica revelam que, na comunidade pesquisada, como em qualquer outro espaço social, a escrita é, por natureza, um recurso que se presta a estabelecer e a manter a comunicação entre aqueles que dela lançam mão. Desta função geral, no entanto, observam-se desdobramentos que se conformam às demandas impostas pelo contexto sócio-histórico e é neste contexto que os significados dos atos de ler e de escrever adquirem nuances particulares. As demandas que emergem nos contextos por onde transitam os atores sociais da pesquisa oferecem-lhes oportunidades para que atuem em práticas sociais em instâncias diversas, numa dinâmica interacional que lhes garante a possibilidade de cultivar laços afetivos e sociais, organizar minimamente a casa onde residem e a própria vida pessoal, informar-se e participar ativamente do convívio social. Nessa dinâmica a escrita tem papel imprescindível e reveste-se de um significado social muito particular: a um só tempo as ações que se processam por intermédio da palavra escrita configuram-se em desafios e em símbolos de mudanças.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

2 de junho de 2004

Herimatéia Ramos de Oliveira Pontes

A Construção das Identidades Sociais de Vítimas e Criminosos no Relato de Crimes de Morte na Mídia Impressa

Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Pode parecer comum a um/a leitor/a de jornais e revistas impressas que os editoriais ou artigos de opinião sejam os “lugares adequados” para que posições ideológicas sejam explicitadas. O que dizer das notícias e reportagens, especialmente dos relatos de crime de morte, uma vez que a mídia impressa se propõe a informar os fatos que ocorrem na sociedade de forma neutra e imparcial, deixando que o leitor os interprete e tire suas próprias conclusões? Este estudo tem por objetivo analisar a construção de identidades sociais de vítimas e criminosos no relato de crimes de morte, como um dos efeitos da prática discursiva, constituindo-se assim, um importante instrumento para se verificar a mudança social. Através da investigação das categorias lingüístico-discursivas utilizadas na produção das notícias e reportagens, destacamos a natureza político-ideológica como base dessa construção de identidades. Para viabilizar esta análise, nos situamos na abordagem da Análise Crítica do Discurso como método de pesquisa social, tomando como referencial teórico-metodológico a teoria social do discurso de Fairclough (2001) que analisa o discurso enquanto produção textual, prática discursiva e prática social. Ao verificarmos como se dá a representação lingüística da realidade social no texto noticioso, precisamente, a representação das identidades sociais de vítimas e criminosos nos relatos de crimes de morte na mídia impressa, percebemos que há uma discrepância entre a realidade e a representação textual dessa realidade que funciona ideologicamente. Uma análise crítica do discurso da mídia impressa nos permite, portanto, uma conscientização crítica dos usos da linguagem e sua relação com as práticas sociais contribuindo assim, para mudança social dessas práticas.

» Download do e-book (Formato PDF:0,8 MB)

Aguarde o carregamento do e-book. Para visualizar é necessário ter instalado em sua máquina o software Adobe Reader. Caso não o possua clique aqui para fazer o download.

1 de junho de 2004

Flávia de Andrade Lima

A Adolescência Escrita em Marcel Proust , Clarice Lispector e Anne Hébert

Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura

Vivemos, já há algumas décadas, o reconhecimento da adolescência como a idade onde acontecem as maiores mudanças da personalidade e a definição de boa parte dos traços característicos da identidade de cada um. Porém, aliado a esta consciência da importância da adolescência, cultuamos a certeza de ser a fase de maiores dilemas na vida do ser humano. Então, rotulamos nossos jovens de "aborrecentes" e imaginamos esta fase como a única barreira a se transposta por eles e pelos pais, como se somente na puberdade surgissem problemas existenciais. Muitas vezes esquecemos que uma infância mal vivida ou problemática é anúncio de uma juventude pervertida, e, sucessivamente, uma juventude mal resolvida compromete a maturidade. Enxergamos nos adolescentes muito mais os pontos negativos, chegando a ser comum, quando os adolescentes fogem ao padrão, falarmos com surpresa, e até com certa ironia, que "nem parecem estar naquela idade!" Diante dessa "marginalização" dos adolescentes na vida real, resolvemos refletir como é descrita esta fase na ficção. Seriam os jovens personagens da ficção também vítimas dos rótulos de que são taxados os personagens reais? Quais os valores que sustentam a personalidade desses personagens? Neste trabalho nos propomos a encontrar os valores que permeiam esses personagens. Primeiro, analisaremos teoricamente como os valores podem ser inseridos numa obra literária. Depois, traçaremos um perfil psicológico de três figuras adolescentes femininas (pois, acreditamos que a adolescência feminina e a masculina têm diferenças marcantes), em três autores: Marcel Proust, Clarice Lispector e Anne Hébert. E, por fim, concluirmos traçando um paralelo entre os personagens ficcionais e os reais no que se refere aos valores que projetam a imagem da adolescência nos seus universos respectivos. Acreditamos que a literatura influencia o leitor, privilegiamos uma reflexão pessoal sobre a possível poeticidade de uma idade tão conturbada, que a todos assusta. Desfazendo o mito de que tudo na adolescência é problemático, buscaremos a raiz das reações dos jovens no processo de passagem, onde as perdas e os ganhos modelam a personalidade do futuro adulto.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE