Coerência em Narrativas Escritas: análise textual de narrativas escolares
Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação aborda aspectos do desenvolvimento de narrativas escritas no 3º ciclo do ensino fundamental (5ª e 6ª séries), de escolas públicas do município de Orobó que atende às camadas alta, média e baixa da população. É objetivo do presente trabalho analisar os recursos utilizados pelos escolares na produção de textos narrativos escritos em sala de aula. A pesquisa focalizou, principalmente, nos mecanismos de que se serviram os escolares para propiciar o estabelecimento da coerência textual. A análise dos dados revelou que na maioria das narrativas analisadas é possível estabelecer uma relação entre estrutura completa da narrativa e a coerência. Por outro lado, observou-se que elementos de coesão, ao lado de fatores propiciadores da coerência, desempenham um papel importante na construção do sentido do texto e, portanto, da coerência.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
0 comentários:
Postar um comentário