A Estrutura Genética de Avalovara
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Este resumo procura definir uma teoria da ficção inclusa no romance “Avalovara”, de Osmar Lins. Preliminarmente, aborda-se a obra nas suas relações com: a) a segunda fase da literatura ficcional do autor, conforme a divisão estabelecida pela crítica; b) o contexto da literatura contemporânea; c) os gêneros e convenções literárias; d) a reflexões teóricas e críticas do autor. A análise principia pela descrição dos princípios de composição e da linha temática da narrativa. No passo seguinte, onde se concentra a tese central deste estudo, examina-se o procedimento alegórico de elaboração de uma teoria do signo poético. No relato da formação do escritor, a aprendizagem em três etapas sucessivas corresponde à investigação teórica do espaço, do tempo e da linguagem. É possível identificar uma travessia pelo signo, na medida em que cada um desses três elementos da narrativa está associado a cada um dos componentes do signo lingüístico (significante, referente, significado, respectivamente). A perseguição à Palavra tem na metáfora o instrumento básico de sondagem e descoberta. A análise, assim, procura descrever a dinâmica tensional da operação metafórica na gênese das figuras simbólicas. A metáfora final realiza uma unificação tensa dos opostos – ordem e desordem, geometria e desequilíbrio, razão e mito, tempo e eternidade, texto e mundo, palavra e coisa –, mas não totaliza a obra: o mundo transcende a forma do artista.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
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