O Processo de Referenciação em Textos Injuntivos Escritos: a elipse nominal
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar como as estratégias de continuidade referencial contribuem para a construção da coerência em textos injuntivos escritos. De modo específico, investiga-se como a elipse nominal contribui não só para a criação da coerência global do texto, mas para a própria construção sintática. Defende-se a tese de que a elipse é um dos mecanismos de manutenção do tópico e da estabilidade referencial, sendo assim, da coerência. Entende-se por referenciação uma atividade de formulação textual, realizada pelos mais diversos tipos de estratégias, tanto de base lexical como pronominal, sendo a coerência resultante deste processo, e não produto dele, isto é, não uma propriedade do texto, no sentido de que se encontra inscrita nele, mas mediada por ele. Tem-se por hipótese que a elipse, nesta perspectiva, é fruto de processos discursivos, associada a um discurso que segue. Visando à comprovação da hipótese, apresenta-se a relação entre elipse e situação comunicativa dos injuntivos, elipse e contexto sintático-pragmático, elipse e memória discursiva. Abordam-se itens como construção textual, argumentos de predicados, status informacional e pontos de ancoragem discursiva. Identificam-se os ambientes condicionantes para uma ocorrência elíptica, bem como os contextos nos quais tal ocorrência é inadequada. Constata-se que a elipse é fator de coesão e coerência, sendo utilizada em contextos discursivos menos ambíguos.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
27 de outubro de 2000
17 de outubro de 2000
Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa
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Letras Digitais
A Polidez no Discurso de Crianças e Adolescentes
Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho examina o uso de rotinas de polidez (elogiar e pedir desculpas) em interações diadáticas e multiparte de crianças e adolescentes. O perfil comunicativo dos informantes é descrito com base em estratégias que eles utilizam com vistas a atender necessidades pessoais e sociais surgidas no curso das interações. Elogios e pedidos de desculpas são analisados levando-se em conta o background sociocultural compartilhado por proferidores e destinatários de elogios, bem como por ofensores e ofendidos. Ambas as rotinas são analisadas na perspectiva da sociolingüística interacional (Gumperz, 1982), fundamentando-se o estudo da polidez lingüística em estudos de inspiração pragmática cuja abordagem centra-se nos mecanismos de estratégias de polidez que visam a harmonizar a interação social (Leech, 1983; Brown e Levinson, 1987). O corpus é formado por crianças e adolescentes e compreende 64 elogios e 64 respostas, assim como 33 ofensas e 33 pedidos de desculpas, coletados em conversações, jogos e brincadeiras em situações informais espontâneas. De acordo com os resultados, os informantes de modo geral usam elogios como mecanismos de atender às necessidades de reconhecimento e aprovação dos interlocutores, mas observa-se uma tendência significativa no grupo de adolescentes femininos a trocarem elogios entre si com o objetivo de aprovar e reconhecer aspectos relacionados a auto-imagem das interlocutoras. Do ponto de vista das respostas e elogios, observa-se uma maior desenvoltura no uso de respostas que requerem o manejo de estratégias de polidez em meninas a partir de dez anos de idade. No que se refere à rotina de pedir desculpas, observa-se que os ofensores raramente pedem desculpas, observa-se aos interlocutores. A análise de ofensas e pedidos de desculpas é coerente com a idéia de que os informantes não toleram atos de auto-humilhação. Nota-se a presença de convenções que determinam quais os tipos de atos são ofensivos, tendo-se em vista que o contexto assume um papel relevante na definição da gravidade da ofensa. Uma ofensa pode ser leve ou grave dependendo do contexto de sua realização e de negociações entre ofensores e ofendidos. Os pedidos de desculpas realizados por crianças e adolescentes demonstram que os informantes lidam com o conceito de polidez, mas verifica-se variação em relação a fatores como idade e sexo, uma vez que a operação de estratégias de polidez em pedidos de desculpas ocorre de forma mais consistente a partir de oito anos de idade, sobretudo por parte de falantes femininos. De modo geral, as interações de crianças e adolescentes situam-se a partir de um eixo no qual se centralizam-se os desejos e a s expectativas de cada um dos participantes. O equilíbrio das interações entre eles somente é atendido à medida que os interesses centrais de cada um são respeitados. Evidencia-se portanto um padrão interacional centrado no indivíduo e em suas necessidades, com características peculiares a culturas ocidentais e européias como as descritas por Mao (1994) e Kerbrat-Orecchioni (1994).
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Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: Este trabalho examina o uso de rotinas de polidez (elogiar e pedir desculpas) em interações diadáticas e multiparte de crianças e adolescentes. O perfil comunicativo dos informantes é descrito com base em estratégias que eles utilizam com vistas a atender necessidades pessoais e sociais surgidas no curso das interações. Elogios e pedidos de desculpas são analisados levando-se em conta o background sociocultural compartilhado por proferidores e destinatários de elogios, bem como por ofensores e ofendidos. Ambas as rotinas são analisadas na perspectiva da sociolingüística interacional (Gumperz, 1982), fundamentando-se o estudo da polidez lingüística em estudos de inspiração pragmática cuja abordagem centra-se nos mecanismos de estratégias de polidez que visam a harmonizar a interação social (Leech, 1983; Brown e Levinson, 1987). O corpus é formado por crianças e adolescentes e compreende 64 elogios e 64 respostas, assim como 33 ofensas e 33 pedidos de desculpas, coletados em conversações, jogos e brincadeiras em situações informais espontâneas. De acordo com os resultados, os informantes de modo geral usam elogios como mecanismos de atender às necessidades de reconhecimento e aprovação dos interlocutores, mas observa-se uma tendência significativa no grupo de adolescentes femininos a trocarem elogios entre si com o objetivo de aprovar e reconhecer aspectos relacionados a auto-imagem das interlocutoras. Do ponto de vista das respostas e elogios, observa-se uma maior desenvoltura no uso de respostas que requerem o manejo de estratégias de polidez em meninas a partir de dez anos de idade. No que se refere à rotina de pedir desculpas, observa-se que os ofensores raramente pedem desculpas, observa-se aos interlocutores. A análise de ofensas e pedidos de desculpas é coerente com a idéia de que os informantes não toleram atos de auto-humilhação. Nota-se a presença de convenções que determinam quais os tipos de atos são ofensivos, tendo-se em vista que o contexto assume um papel relevante na definição da gravidade da ofensa. Uma ofensa pode ser leve ou grave dependendo do contexto de sua realização e de negociações entre ofensores e ofendidos. Os pedidos de desculpas realizados por crianças e adolescentes demonstram que os informantes lidam com o conceito de polidez, mas verifica-se variação em relação a fatores como idade e sexo, uma vez que a operação de estratégias de polidez em pedidos de desculpas ocorre de forma mais consistente a partir de oito anos de idade, sobretudo por parte de falantes femininos. De modo geral, as interações de crianças e adolescentes situam-se a partir de um eixo no qual se centralizam-se os desejos e a s expectativas de cada um dos participantes. O equilíbrio das interações entre eles somente é atendido à medida que os interesses centrais de cada um são respeitados. Evidencia-se portanto um padrão interacional centrado no indivíduo e em suas necessidades, com características peculiares a culturas ocidentais e européias como as descritas por Mao (1994) e Kerbrat-Orecchioni (1994).
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13 de outubro de 2000
Alcides Mendes da Silva Júnior
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Letras Digitais
Espaço e Discurso: a construção do Nordeste na literatura regionalista
Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O espaço é construção humana além de uma paisagem organizada com determinado fim. É o conjunto de valores e técnicas estabelecido socialmente. Um emaranhado simbólico que dispõe homens e objetos em relações constantes de evolução e troca. O espaço é portanto, a própria sociedade em sua dinâmica e estrutura. A forma e o conteúdo em permanente reconstrução. O interesse ora pretendido recai sobre a condição utilitária do discurso como articulação hegemônica de manutenção do status quo, em detrimento de realidades periféricas mantidas como tais pela mão inequívoca e condicionante deste mesmo aparato discursivo. O discurso regionalista é uma das vertentes construídas com este intuito de manipulação. Verifica-se praticamente em todas as áreas do conhecimento diferenciado que se produziu e se produz sobre a região Nordeste. O foco deste trabalho é a literatura regionalista. Mais precisamente três romances, considerados grandes obras representativas do regionalismo na literatura: Fogo Morto (José Lins do Rego), Terras do Sem Fim (Jorge Amado) e São Bernardo (Graciliano Ramos); o que se verifica nelas, como tentativas isoladas de libertação do discurso regionalista; e como essas obras, de uma certa forma, refazem (enquanto tentam desfazer) a mesma teia que pretendem destruir.
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Orientação: Lourival Holanda
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: O espaço é construção humana além de uma paisagem organizada com determinado fim. É o conjunto de valores e técnicas estabelecido socialmente. Um emaranhado simbólico que dispõe homens e objetos em relações constantes de evolução e troca. O espaço é portanto, a própria sociedade em sua dinâmica e estrutura. A forma e o conteúdo em permanente reconstrução. O interesse ora pretendido recai sobre a condição utilitária do discurso como articulação hegemônica de manutenção do status quo, em detrimento de realidades periféricas mantidas como tais pela mão inequívoca e condicionante deste mesmo aparato discursivo. O discurso regionalista é uma das vertentes construídas com este intuito de manipulação. Verifica-se praticamente em todas as áreas do conhecimento diferenciado que se produziu e se produz sobre a região Nordeste. O foco deste trabalho é a literatura regionalista. Mais precisamente três romances, considerados grandes obras representativas do regionalismo na literatura: Fogo Morto (José Lins do Rego), Terras do Sem Fim (Jorge Amado) e São Bernardo (Graciliano Ramos); o que se verifica nelas, como tentativas isoladas de libertação do discurso regionalista; e como essas obras, de uma certa forma, refazem (enquanto tentam desfazer) a mesma teia que pretendem destruir.
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19 de setembro de 2000
Gilberlande Pereira dos Santos
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Letras Digitais
Ambigüidade Discursiva em Textos Icônico-Verbais Argumentativos de Caráter Público
Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A capacidade das línguas humanas de refletirem um aspecto de ambigüidade e imprecisão no discurso permite aos indivíduos-leitores dos textos icônico-verbais argumentativos, de caráter público, a construção de variadas representações interpretativas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa objetivou apreender o processamento da compreensão de doze informantes-leitores do curso de letras, da Universidade Federal de Pernambuco, usando, para tanto, seis textos icônico-verbais, veiculados em revistas e outdoors, extraídos de campanhas publicitárias nacionais. A coleta de dados ocorreu por meio de uso de dois questionários: um socioeconômico e cultural e outro sobre estratégias meta-cognitivas de leitura e compreensão de textos, acompanhados de uma interpretação escrita dos leitores e de um auto-relato (entrevista estruturada). O estudo evidenciou que os textos analisados, em conseqüência da sua estrutura formal, possibilitam variadas interpretações por parte dos leitores e que estes, no processo interativo de compreensão, sob influência de fatores afetivos, cognitivos e sociais, constroem sentidos através da associação das linguagens verbal e não-verbal e, sobretudo, usando informações extra-textuais. Cria-se, portanto, novos e coerentes textos a partir das leituras processadas, por meio do uso efetivo de estratégias, tais como: intertextualidade, inferências, conhecimento prévio, associação de informações e outras; ajudando, assim, a asseverar o caráter de ambigüidade discursiva existente em textos icônico-verbais argumentativos usados em anúncios de exibição na publicidade nacional.
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Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A capacidade das línguas humanas de refletirem um aspecto de ambigüidade e imprecisão no discurso permite aos indivíduos-leitores dos textos icônico-verbais argumentativos, de caráter público, a construção de variadas representações interpretativas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa objetivou apreender o processamento da compreensão de doze informantes-leitores do curso de letras, da Universidade Federal de Pernambuco, usando, para tanto, seis textos icônico-verbais, veiculados em revistas e outdoors, extraídos de campanhas publicitárias nacionais. A coleta de dados ocorreu por meio de uso de dois questionários: um socioeconômico e cultural e outro sobre estratégias meta-cognitivas de leitura e compreensão de textos, acompanhados de uma interpretação escrita dos leitores e de um auto-relato (entrevista estruturada). O estudo evidenciou que os textos analisados, em conseqüência da sua estrutura formal, possibilitam variadas interpretações por parte dos leitores e que estes, no processo interativo de compreensão, sob influência de fatores afetivos, cognitivos e sociais, constroem sentidos através da associação das linguagens verbal e não-verbal e, sobretudo, usando informações extra-textuais. Cria-se, portanto, novos e coerentes textos a partir das leituras processadas, por meio do uso efetivo de estratégias, tais como: intertextualidade, inferências, conhecimento prévio, associação de informações e outras; ajudando, assim, a asseverar o caráter de ambigüidade discursiva existente em textos icônico-verbais argumentativos usados em anúncios de exibição na publicidade nacional.
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11 de setembro de 2000
Karla Galvão Adrião
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Letras Digitais
No Mar dos Sentidos: linguagem, cognição e experiência no contexto da construção do conhecimento social
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa a construção do conhecimento social, de comunidades lingüísticas que interagem lingüisticamente compartilhando conhecimentos socialmente adquiridos e construídos. Para tanto, adotamos uma noção de língua como prática social dialógica e interativa e "atividade intersubjetiva na e pela qual é constituído um modelo público de mundo" (Mondada, 1994:63). Buscamos compreender o fenômeno da construção de significados e sentidos através de um caso de difusão tecnológica de novos aparelhos eletrônicos – GPS, ecossonda e rádio VHF – a serem acoplados às técnicas de pesca em comunidades pesqueiras do litoral de Pernambuco, a saber: "Praia da Saudade" e "Praia do Sal" (nomes fictícios). Com isto, procuramos avaliar o impacto de novas tecnologias na construção do conhecimento dos indivíduos, analisando os usos lingüísticos provenientes dessa relação de contato com novas linguagens e práticas cotidianas. Tomamos como sujeitos os participantes desse programa de pesca marítima do Programa Estadual de difusão tecnológica do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Peditec/ITEP e os técnicos que promoveram essa difusão tecnológica, através de entrevistas e observações “in loco” das comunidades. Observou-se como os indivíduos numa dada comunidade constroem suas formas de representação cognitiva e como se pode interferir no processo de construção de novos significados, com vistas à difusão tecnológica satisfatória. Os pescadores utilizaram-se de estratégias específicas para construir novos conhecimentos que demarcavam a forma de conviverem em seu mundo, construindo espaços mentais (Fauconier, 1996, 1997, 1999 a e 1999b) onde novos sentidos acoplavam-se a antigas formas de convivência com o trabalho, ocasionado uma mesclagem ou blendingdos sentidos construídos. Além disso, os novos aparelhos eletrônicos foram utilizados em consonância com os antigos. A inserção dos novos conhecimentos pelos técnicos demarcou um momento de construção de sentidos que não favoreceram a compreensão de uma nova utilidade e de confiança com relação aos novos aparelhos.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho analisa a construção do conhecimento social, de comunidades lingüísticas que interagem lingüisticamente compartilhando conhecimentos socialmente adquiridos e construídos. Para tanto, adotamos uma noção de língua como prática social dialógica e interativa e "atividade intersubjetiva na e pela qual é constituído um modelo público de mundo" (Mondada, 1994:63). Buscamos compreender o fenômeno da construção de significados e sentidos através de um caso de difusão tecnológica de novos aparelhos eletrônicos – GPS, ecossonda e rádio VHF – a serem acoplados às técnicas de pesca em comunidades pesqueiras do litoral de Pernambuco, a saber: "Praia da Saudade" e "Praia do Sal" (nomes fictícios). Com isto, procuramos avaliar o impacto de novas tecnologias na construção do conhecimento dos indivíduos, analisando os usos lingüísticos provenientes dessa relação de contato com novas linguagens e práticas cotidianas. Tomamos como sujeitos os participantes desse programa de pesca marítima do Programa Estadual de difusão tecnológica do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Peditec/ITEP e os técnicos que promoveram essa difusão tecnológica, através de entrevistas e observações “in loco” das comunidades. Observou-se como os indivíduos numa dada comunidade constroem suas formas de representação cognitiva e como se pode interferir no processo de construção de novos significados, com vistas à difusão tecnológica satisfatória. Os pescadores utilizaram-se de estratégias específicas para construir novos conhecimentos que demarcavam a forma de conviverem em seu mundo, construindo espaços mentais (Fauconier, 1996, 1997, 1999 a e 1999b) onde novos sentidos acoplavam-se a antigas formas de convivência com o trabalho, ocasionado uma mesclagem ou blendingdos sentidos construídos. Além disso, os novos aparelhos eletrônicos foram utilizados em consonância com os antigos. A inserção dos novos conhecimentos pelos técnicos demarcou um momento de construção de sentidos que não favoreceram a compreensão de uma nova utilidade e de confiança com relação aos novos aparelhos.
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28 de junho de 2000
José Elizaldo do Carmo Arruda
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Letras Digitais
O Projeto Vitae e a Formação do Professor de Língua Portuguesa em Pernambuco: história, avaliação e resultado
Orientação: Gilda Lins de Araújo
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade resgatar a história do Projeto Vitae (1993 a 1998). Identificamos e analisamos mudanças de atitudes pedagógicas de professores de língua portuguesa que participaram dos cursos de atualização em língua portuguesa para professores do 2º grau, promovidos em convênios interinstitucionais da UFPE/Vitae/Facepe/Secretaria de Educação do Estado. Verificamos também as habilidades desses professores referentes à leitura, à escrita e à metalinguagem. A partir de leituras reflexivas sobre sócio-interacionismo, buscamos em L. S. Vygotsky subsídios para a fundamentação teórica desta dissertação, visto que o foco principal é verificar as mudanças de atitudes pedagógicas dos professores e alunos Vitae e suas competências relativas ao ensino das habilidades de leitura de textos, produção e recepção de textos e ao domínio da metalinguagem. Finalmente, além de fazermos um resgate histórico do Vitae em Pernambuco, procuramos provocar uma reflexão entre professores e alunos sobre as novas perspectivas da formação do professor com vista às implicações teóricas e práticas dos conceitos de ensino e de aprendizagem.
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Orientação: Gilda Lins de Araújo
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade resgatar a história do Projeto Vitae (1993 a 1998). Identificamos e analisamos mudanças de atitudes pedagógicas de professores de língua portuguesa que participaram dos cursos de atualização em língua portuguesa para professores do 2º grau, promovidos em convênios interinstitucionais da UFPE/Vitae/Facepe/Secretaria de Educação do Estado. Verificamos também as habilidades desses professores referentes à leitura, à escrita e à metalinguagem. A partir de leituras reflexivas sobre sócio-interacionismo, buscamos em L. S. Vygotsky subsídios para a fundamentação teórica desta dissertação, visto que o foco principal é verificar as mudanças de atitudes pedagógicas dos professores e alunos Vitae e suas competências relativas ao ensino das habilidades de leitura de textos, produção e recepção de textos e ao domínio da metalinguagem. Finalmente, além de fazermos um resgate histórico do Vitae em Pernambuco, procuramos provocar uma reflexão entre professores e alunos sobre as novas perspectivas da formação do professor com vista às implicações teóricas e práticas dos conceitos de ensino e de aprendizagem.
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27 de junho de 2000
Verônica Cavalcanti de Araújo Campos
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Letras Digitais
Ensino-Aprendizagem de Leitura em Língua Estrangeira: uma ação pedagógica interdisciplinar para a escola pública
Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A ênfase na aprendizagem de leitura em língua estrangeira no ensino médio representa uma realidade nas propostas curriculares, para atender as exigências sócio-político-econômicas presentes e futuras do mundo, além de colaborar no desenvolvimento de uma habilidade que é central na escola. Esta pesquisa objetiva investigar a influência do ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa a partir do conteúdo das diversas disciplinas curriculares, na formação de leitores mais eficientes na referida área. Após a análise, concluímos que o ensino de leitura, no enfoque adotado, pode contribuir para uma melhoria da capacidade de leitura em língua inglesa e provocar uma reavaliação da metodologia do ensino de línguas estrangeiras na escola pública.
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Orientação: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto
Área de Concentração: Linguística
Resumo: A ênfase na aprendizagem de leitura em língua estrangeira no ensino médio representa uma realidade nas propostas curriculares, para atender as exigências sócio-político-econômicas presentes e futuras do mundo, além de colaborar no desenvolvimento de uma habilidade que é central na escola. Esta pesquisa objetiva investigar a influência do ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa a partir do conteúdo das diversas disciplinas curriculares, na formação de leitores mais eficientes na referida área. Após a análise, concluímos que o ensino de leitura, no enfoque adotado, pode contribuir para uma melhoria da capacidade de leitura em língua inglesa e provocar uma reavaliação da metodologia do ensino de línguas estrangeiras na escola pública.
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26 de junho de 2000
Mércia Regina Barbosa Santana
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Letras Digitais
A Linguagem nos Programas Radiofônicos Esportivos: características e usos
Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha e Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo descrever a linguagem dos programas radiofônicos esportivos Bola ao Centro e Bate e Rebate, apresentados pela Rádio Clube de Pernambuco. Com base nas abordagens sócio-interacionistas, realizamos, em primeiro lugar, uma descrição etnográfica dos programas, uma vez que nosso objeto de investigação não são frases abstratas, mas enunciados atualizados em situações comunicativas particulares. Analisamos, em seguida as características típicas da oralidade – marcadores conversacionais, repetições, gírias e variação das formas de tratamento. Essas marcas da conversação espontânea, associadas ao uso de metáforas e metonímias e a um léxico específico do futebol, constituem as características predominantes da linguagem dos programas. Daí resulta uma forma atraente de veicular as informações, mantendo o interesse de audiência e criando uma atmosfera de familiaridade e envolvimento.
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Orientação: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha e Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo descrever a linguagem dos programas radiofônicos esportivos Bola ao Centro e Bate e Rebate, apresentados pela Rádio Clube de Pernambuco. Com base nas abordagens sócio-interacionistas, realizamos, em primeiro lugar, uma descrição etnográfica dos programas, uma vez que nosso objeto de investigação não são frases abstratas, mas enunciados atualizados em situações comunicativas particulares. Analisamos, em seguida as características típicas da oralidade – marcadores conversacionais, repetições, gírias e variação das formas de tratamento. Essas marcas da conversação espontânea, associadas ao uso de metáforas e metonímias e a um léxico específico do futebol, constituem as características predominantes da linguagem dos programas. Daí resulta uma forma atraente de veicular as informações, mantendo o interesse de audiência e criando uma atmosfera de familiaridade e envolvimento.
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18 de junho de 2000
Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa
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Letras Digitais
Coerência em Narrativas Escritas: análise textual de narrativas escolares
Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação aborda aspectos do desenvolvimento de narrativas escritas no 3º ciclo do ensino fundamental (5ª e 6ª séries), de escolas públicas do município de Orobó que atende às camadas alta, média e baixa da população. É objetivo do presente trabalho analisar os recursos utilizados pelos escolares na produção de textos narrativos escritos em sala de aula. A pesquisa focalizou, principalmente, nos mecanismos de que se serviram os escolares para propiciar o estabelecimento da coerência textual. A análise dos dados revelou que na maioria das narrativas analisadas é possível estabelecer uma relação entre estrutura completa da narrativa e a coerência. Por outro lado, observou-se que elementos de coesão, ao lado de fatores propiciadores da coerência, desempenham um papel importante na construção do sentido do texto e, portanto, da coerência.
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Orientação: Maria da Piedade Moreira de Sá
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Esta dissertação aborda aspectos do desenvolvimento de narrativas escritas no 3º ciclo do ensino fundamental (5ª e 6ª séries), de escolas públicas do município de Orobó que atende às camadas alta, média e baixa da população. É objetivo do presente trabalho analisar os recursos utilizados pelos escolares na produção de textos narrativos escritos em sala de aula. A pesquisa focalizou, principalmente, nos mecanismos de que se serviram os escolares para propiciar o estabelecimento da coerência textual. A análise dos dados revelou que na maioria das narrativas analisadas é possível estabelecer uma relação entre estrutura completa da narrativa e a coerência. Por outro lado, observou-se que elementos de coesão, ao lado de fatores propiciadores da coerência, desempenham um papel importante na construção do sentido do texto e, portanto, da coerência.
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23 de maio de 2000
Carlos Alberto Domingues do Nascimento
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O Estatuto Lógico-Semântico do Discurso Delirante: a irrelevância da definição psiquiátrica do delírio
Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: O estudo objetivou uma crítica negativa à concepção psiquiátrica que define o delírio como um discurso falseador da realidade. Para tanto, empreendeu-se a análise do delírio inverossímil e verossímel, procurando-se observar se, no ato proposicional correspondente a cada um, dá-se a realização de um ato referencial e um ato predicativo que satisfaz as condições lógico-semânticas próprias a uma descrição falsa da realidade. O corpus escolhido foi o texto Memórias de um Doente dos Nervos, escrito por Daniel Paul Schreber. Os segmentos discursivos analisados, aqueles que se afiguram como assertivos, foram editados na forma de asserções predicativas singulares. Com a edição, reduziu-se o segmento textual escolhido a uma estrutura frasal composta de um termo singular e um termo predicado, que permitiram, respectivamente, a avaliação do ato referencial e do ato predicativo de cada tipo de ato de fala delirante (verossímil e inverossímil). Os resultados mostraram que o delírio tanto consiste de pseudo-asserções, ou seja, enunciados sem valor de verdade, como de asserções verdadeiras ou falsas. Constatamos, então, que a definição psiquiátrica, ao recorrer à falsidade, usa uma propriedade que nem é essencial à compreensão do termo delírio e nem serve à identificação do fenômeno por ele designado. Nesse contexto, concluímos que a definição psiquiátrica é equivocada, trivial, contraditória e revela a verdadeira natureza da linguagem delirante: um discurso poético com o qual se dá a expressão das representações de quem o formula, daquele que é delirante.
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Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística (Doutorado)
Resumo: O estudo objetivou uma crítica negativa à concepção psiquiátrica que define o delírio como um discurso falseador da realidade. Para tanto, empreendeu-se a análise do delírio inverossímil e verossímel, procurando-se observar se, no ato proposicional correspondente a cada um, dá-se a realização de um ato referencial e um ato predicativo que satisfaz as condições lógico-semânticas próprias a uma descrição falsa da realidade. O corpus escolhido foi o texto Memórias de um Doente dos Nervos, escrito por Daniel Paul Schreber. Os segmentos discursivos analisados, aqueles que se afiguram como assertivos, foram editados na forma de asserções predicativas singulares. Com a edição, reduziu-se o segmento textual escolhido a uma estrutura frasal composta de um termo singular e um termo predicado, que permitiram, respectivamente, a avaliação do ato referencial e do ato predicativo de cada tipo de ato de fala delirante (verossímil e inverossímil). Os resultados mostraram que o delírio tanto consiste de pseudo-asserções, ou seja, enunciados sem valor de verdade, como de asserções verdadeiras ou falsas. Constatamos, então, que a definição psiquiátrica, ao recorrer à falsidade, usa uma propriedade que nem é essencial à compreensão do termo delírio e nem serve à identificação do fenômeno por ele designado. Nesse contexto, concluímos que a definição psiquiátrica é equivocada, trivial, contraditória e revela a verdadeira natureza da linguagem delirante: um discurso poético com o qual se dá a expressão das representações de quem o formula, daquele que é delirante.
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