Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

14 de dezembro de 1983

Iaci de Nazaré Silva Abdon

O Processo de Referência na Redação de Alunos do Segundo Grau

Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Redigir é uma atividade bastante complexa, que depende do domínio de habilidades diversas. Estas incluem desde a organização de aspectos gráficos (margens regulares, indicações do inicio do parágrafo, letras legíveis) até a obtenção da semanticidade do texto. O ensino da redação tem-se concentrado, no entanto, em aspectos gráficos e em normas prescritivas do uso culto formal da língua: a atenção dos professores converge para problemas de ortografia, acentuação, concordância gramatical. Raramente atentam aos modos pelos quais seus alunos provêem a conexão inter-frasal e inter-parágrafos. Se um texto é produzido com intenção comunicativa convém conectar adequadamente suas partes constituintes (frases, parágrafos, diálogos); caso contrário, criam-se hiatos semânticos que podem conduzir à desarticulação textual. Dever-se-ia, portanto, conscientizar o aluno não somente dos processos regulares de construção de frases, mas também dos recursos pelos quais é possível relacionar uma frase a outra(s), num diálogo, ou num parágrafo. Diagnosticar falhas de relacionamento inter-frasal e inter-parágrafos, na redação de alunos concluintes do 2º grau, é o objetivo principal desta dissertação. Para isso, analisar-se-á um dos recursos que concorre para a articulação textual: o processo de referir pessoas, coisas, fatos mencionados em alguma parte do texto. As várias etapas da análise proposta estão distribuídas em 6 capítulos. O 1º capítulo consta de uma reflexão sobre o desempenho discursivo do aluno-usuário, com especial atenção ao problema da desarticulação textual. Incluem-se também a apresentação dos objetivos, da hipótese e do procedimento metodológico. O 2º capítulo contém informações relativas à Lingüística de texto, cujos fundamentos e intravisões possibilitaram desenvolver o arcabouço teórico desta dissertação. Todos os conceitos subjacentes à pesquisa estão extensivamente analisados, por serem recentes e, portanto, de pouca divulgação na literatura lingüística traduzida para o Português. O 3º capítulo constitui-se de um estudo sobre os tipos de referência e expressões referenciais. Como então dispomos de descrições dos processos coesivos do Português, foi necessário fazer um levantamento das expressões referenciais em nosso idioma. Assim, apresento um quadro ilustrativo das palavras com valor referencial, elaborado a partir da análise de textos das revistas Veja e Exame. Os textos dos alunos são analisados no 4º capítulo. A realização da análise é precedida da descrição do método utilizado. Este se constitui de um esquema-codificado que, aplicado ao texto, permite verificar como se manifestam as relações coesivas. No 5º capítulo estão relatadas as conclusões da pesquisa: caracteriza-se o desempenho do aluno com respeito ao emprego de expressões referenciais; verifica-se a natureza da hipótese formulada. O 6º capítulo tem objetivos pedagógicos: há sugestões de exercícios que poderiam contribuir para o domínio consciente do processo de referência, pelo aluno. É possível que esta dissertação suscite controvérsias quanto à importância do tratamento sistemático dos processos coesivos no ensino-aprendizagem da redação. Não obstante, espero que a abordagem da coesão inter-frasal provoque reflexão e ação naqueles que se preocupam com o aprimoramento redacional, no contexto escolar.

» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE

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