A Obra Poética de Ferreira Gullar: Uma Leitura
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Nosso trabalho tenta mostrar como a obra poética de Ferreira Gullar se constrói sob um tríplice nível de inspiração. É primeiramente a voz de um eu que diz a si próprio, constituindo-se à medida em que fala seu passado e seu presente, assunto e objeto de poesia. É em seguida uma fala que diz os outros, intérprete, denunciante e utopista. E, finalmente, é uma voz que indaga seu próprio instrumento de trabalho, através de um permanente questionamento sobre o fazer poético, manifestado implícita ou abertamente, numa prática ora inquisidora, perplexa ou enraivecida, ora cúmplice e confiante, intuindo, portanto, o caráter duplo de poesia: fala autônoma e transitiva.
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Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
21 de dezembro de 1984
14 de dezembro de 1984
José Genésio Fernandes
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Letras Digitais
O Romance como Paródia (O Jogo do Eu em a Rainha dos Cárceres da Grécia)
Orientação: Irma Chaves Monteiro
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho é uma leitura do romance “A Rainha dos Cárceres da Grécia”, de Osman da Costa Lins. Nele pretende-se demonstrar que a obra em questão, por um jogo do eu emissor, constrói-se como paródia da crítica acadêmica institucionalizada. Pela assimilação dos ornamentos próprios do ensaísmo acadêmico, como artifício narrativo, a narrativa torna-se metalinguagem, teatro de escrita, dilaceramento, reflexão crítica.
» Dissertação disponível em breve.
Orientação: Irma Chaves Monteiro
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho é uma leitura do romance “A Rainha dos Cárceres da Grécia”, de Osman da Costa Lins. Nele pretende-se demonstrar que a obra em questão, por um jogo do eu emissor, constrói-se como paródia da crítica acadêmica institucionalizada. Pela assimilação dos ornamentos próprios do ensaísmo acadêmico, como artifício narrativo, a narrativa torna-se metalinguagem, teatro de escrita, dilaceramento, reflexão crítica.
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4 de outubro de 1984
Norma Maria Beltrão Castelo Branco
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Letras Digitais
A Conversa na Fotonovela: estudo comparativo com a telenovela e com a conversa natural
Orientação: Judith Hoffnagel
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho consta de uma comparação ente a fotonovela, a telenovela e a conversa natural. O seu objetivo é a averiguação da fidelidade desses dois veículos de comunicação de massa para com a conversa natural. Em primeiro lugar, examina-se a organização conversacional. Depois, são observados os atos de fala. Finalmente, notam-se os aspectos estilísticos das frases. O confronto de tais fenômenos evidencia a aproximação da fotonovela à telenovela e a distância entre elas e a conversa natural.
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Área de Concentração: Linguística
Resumo: Este trabalho consta de uma comparação ente a fotonovela, a telenovela e a conversa natural. O seu objetivo é a averiguação da fidelidade desses dois veículos de comunicação de massa para com a conversa natural. Em primeiro lugar, examina-se a organização conversacional. Depois, são observados os atos de fala. Finalmente, notam-se os aspectos estilísticos das frases. O confronto de tais fenômenos evidencia a aproximação da fotonovela à telenovela e a distância entre elas e a conversa natural.
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21 de agosto de 1984
Margarida Maria Alacoque Vasconcelos
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Letras Digitais
Adjetivação na Conversação e no Cancioneiro do Rurícola de Bezerros – Sítio São Domingos e Adjacências
Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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Área de Concentração: Linguística
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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5 de junho de 1984
Terezinha Paes de Oliveira
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Letras Digitais
Avaliação Lingüístico Pedagógico de Manuais de Redação e de Textos Universitários
Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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Orientação: Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Dissertação originalmente sem resumo.
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18 de abril de 1984
José Ferreira de Moura
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Letras Digitais
Tópicos para uma Análise da Ambigüidade no Português
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O presente trabalho é uma abordagem sistemática da ambigüidade. Partiu do fato de que não existe um trabalho sistemático pertinente em língua portuguesa. Tenta-se preencher esta lacuna que existe nos estudos teórico-descritivos da ambigüidade, elaborando uma análise aprofundada e objetiva no sentido de oferecer aos estudiosos do assunto caminhos esclarecedores de alguns aspectos da ambigüidade. Procura-se ainda conduzir os aspectos teóricos à análise crítica de alguns lingüistas que resumidamente descrevem a ambigüidade. Toma-se a Pragmática lingüística como a teoria abrangente na solução das questões dentro do funcionamento contextual da linguagem em que a ambigüidade é considerada como uma pluridimensionalidade de sentidos possíveis.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística
Resumo: O presente trabalho é uma abordagem sistemática da ambigüidade. Partiu do fato de que não existe um trabalho sistemático pertinente em língua portuguesa. Tenta-se preencher esta lacuna que existe nos estudos teórico-descritivos da ambigüidade, elaborando uma análise aprofundada e objetiva no sentido de oferecer aos estudiosos do assunto caminhos esclarecedores de alguns aspectos da ambigüidade. Procura-se ainda conduzir os aspectos teóricos à análise crítica de alguns lingüistas que resumidamente descrevem a ambigüidade. Toma-se a Pragmática lingüística como a teoria abrangente na solução das questões dentro do funcionamento contextual da linguagem em que a ambigüidade é considerada como uma pluridimensionalidade de sentidos possíveis.
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4 de abril de 1984
Marco Antônio Camarotti Rosas
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A Adequação da Linguagem no Teatro Infantil: uma experiência
Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Através de uma experiência específica de teatro infantil, a do Grupo Jabuti, em que crianças entre 8 e 12 anos de idade, montaram inicialmente um texto escrito por um adulto, depois um texto escrito por elas mesmas, esta dissertação procura analisar o teatro infantil, a partir do ponto de vista da própria criança. Com base nos resultados apresentados por essa experiência, comparando-se, inclusive, o texto escrito pelas crianças com outro, escrito por um adulto, a partir dos mesmos dados e tendo como apoio os estudos de Jean Piaget, L. S. Vygotsky e D. Winnicott sobre a criança, mostra-se: 1) que a criança é perfeitamente capaz de realizar o seu próprio teatro (e não apenas o jogo dramático, como se costuma pensar), quer como autor; 2)que se verifica uma inadequação na linguagem dos textos teatrais que o adulto produz para a criança, e que essa inadequação tem como causa principal a relação de diferença que existe entre a linguagem e o pensamento do adulto e da criança. Como conclusão, depois de apresentadas e analisadas essas diferenças, propõe-se o que seja uma linguagem adequada para o teatro infantil.
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Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
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Resumo: Através de uma experiência específica de teatro infantil, a do Grupo Jabuti, em que crianças entre 8 e 12 anos de idade, montaram inicialmente um texto escrito por um adulto, depois um texto escrito por elas mesmas, esta dissertação procura analisar o teatro infantil, a partir do ponto de vista da própria criança. Com base nos resultados apresentados por essa experiência, comparando-se, inclusive, o texto escrito pelas crianças com outro, escrito por um adulto, a partir dos mesmos dados e tendo como apoio os estudos de Jean Piaget, L. S. Vygotsky e D. Winnicott sobre a criança, mostra-se: 1) que a criança é perfeitamente capaz de realizar o seu próprio teatro (e não apenas o jogo dramático, como se costuma pensar), quer como autor; 2)que se verifica uma inadequação na linguagem dos textos teatrais que o adulto produz para a criança, e que essa inadequação tem como causa principal a relação de diferença que existe entre a linguagem e o pensamento do adulto e da criança. Como conclusão, depois de apresentadas e analisadas essas diferenças, propõe-se o que seja uma linguagem adequada para o teatro infantil.
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