Análise de Erros Morfossintáticos de Estudantes Brasileiros de Língua Francesa: os determinantes
Orientação: Adair Pimentel Palácio e Francisco Gomes de Matos
Área de Concentração: Linguística
Resumo: Com a finalidade de investigar os erros morfossintáticos de estudantes universitários de língua francesa no que concerne aos determinantes dentro do grupo nominal, realizamos uma análise de erros diferentes da análise contrastiva. Para tanto, trinta e dois estudantes do tipo 2° semestre de Letras foram submetidos a três tipos de testes (tradução, lacuna e intuição – julgamento de aceitabilidade). Colheram-se 1.230 erros, dos quais 822 se originaram de interferência da língua portuguesa, 368 de supergeneralização de regras da língua francesa e 40 tiveram origens diversas. Acreditamos que as informações contidas neste trabalho poderão ser úteis para pesquisadores, professores e alunos de língua estrangeira.
» Dissertação disponível em breve.
Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE
27 de dezembro de 1985
11 de dezembro de 1985
Diana Lucia Codeceira Tyrrasch
Postado por
Letras Digitais
O Histórico e o Ficcional em Memórias do Cárcere
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho parte de um novo enfoque sobre a literariedade do gênero autobiográfico, bem como de uma avaliação de alguns estudos críticos que analisaram o universo ficcional e não-ficcional de Graciliano Ramos, apresentando, em seguida, alguns pontos fundamentais sobre a relação história e literatura para, finalmente, deter-se na análise da narrativa de “Memórias do Cárcere”. A reflexão sobre o gênero autobiográfico e suas diversas formas serve de orientação técnica para a leitura crítica de Memórias do Cárcere, obra escolhida por nós por apresentar, de modo singular, a dicotomia real x ficção, presente em toda a obra de arte literária. O nosso objetivo final é mostrar como essa dicotomia não só reconstrói a prática social do ser engajado Graciliano, mas, sobretudo, a prática literária, que faz de Memórias do Cárcere uma obra extraordinária.
» E-book disponível para acesso na Sala de Leitura César Leal - Centro de Artes e Comunicação - Campus UFPE
Orientação: Sebastien Joachim
Área de Concentração: Teoria da Literatura
Resumo: Este trabalho parte de um novo enfoque sobre a literariedade do gênero autobiográfico, bem como de uma avaliação de alguns estudos críticos que analisaram o universo ficcional e não-ficcional de Graciliano Ramos, apresentando, em seguida, alguns pontos fundamentais sobre a relação história e literatura para, finalmente, deter-se na análise da narrativa de “Memórias do Cárcere”. A reflexão sobre o gênero autobiográfico e suas diversas formas serve de orientação técnica para a leitura crítica de Memórias do Cárcere, obra escolhida por nós por apresentar, de modo singular, a dicotomia real x ficção, presente em toda a obra de arte literária. O nosso objetivo final é mostrar como essa dicotomia não só reconstrói a prática social do ser engajado Graciliano, mas, sobretudo, a prática literária, que faz de Memórias do Cárcere uma obra extraordinária.
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