Aquivo Digital da Pós-Graduação em Letras UFPE

22 de maio de 1986

Kazuê Saito Monteiro de Barros

Aspectos da Organização Conversacional entre Professor e Aluno em Sala de Aula

Orientação: Luiz Antonio Marcuschi
Área de Concentração: Linguística

Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que existe, nos processos internacionais, uma série de regras que vão determinar estruturas conservacionais específicas. O objetivo principal é descrever a estrutura da organização conversacional entre professores e alunos em sala de aula. Para tanto, são analisadas quatorze horas de interação entre quatro professores e dez alunos de quarta série do primeiro grau, numa escola da rede particular de ensino no Recife. São abordados aspectos etnográficos, internacionais e lingüísticos da organização do(s) evento(s) aula. Propõe-se trabalhar com categorias de macro-nível, ou seja, abertura, fechamento e núcleo de conversação. Embora o trabalho não tenha uma motivação pedagógica, os resultados da análise podem fornecer elementos concretos para melhor conhecer e possivelmente otimizar o processo de transferência de conhecimentos na escola. O quadro teórico a que se chegou com resultados do trabalho poderá também servir de ponto de partida para futuras investigações acerca dos processos internacionais em sala de aula.

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